sexta-feira, 6 de junho de 2008

Governo avança com alternativa à EN 229 (VISEU - SÁTÃO)

A estrada nacional 229 vai ter traçado alternativo a ligar os concelhos de Sátão e Viseu. O novo projecto foi anunciado ao autarca do Sátão, Alexandre Vaz, pelo Secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos.

Em declarações à rádio NOAR, o presidente da câmara de Sátão, Alexandre Vaz, afirma ter falado com o Secretario de Estado das Obras Publicas, que lhe terá dito que a EN 229, "não ia ser arranjada segundo o projecto que estava inicialmente previsto para ser posto a concurso", uma vez que "iria demorar muito tempo face aos atrasos do projecto".

O Governo quer requalificar a EN229, mas sem grandes obras, já que, "o melhor a fazer é uma nova ligação e tentar tapar os buracos na 229". O novo traçado vai nascer na recta do Pereiro em ligação à A25 no Caçador em Viseu. O projecto inicial para requalificar a nacional 229, fica agora reduzido a obras de menor dimensão.

"Em alternativa basta tirar apenas algumas curvas e meter um tapete na nacional 229", enquanto se faz novo troço.

A ligação Viseu/Sátão pela nacional 229, tem pouco mais de 15km e tem sido objecto de inúmeros requerimentos na Assembleia da República (AR). O cenário tem-se repetido ao longo dos anos, tendo o último requerimento ao Governo, sido apresentado pelos deputados do círculo eleitoral do PSD/Viseu. Entretanto a requalificação tão solicitada pelos deputados viseenses tarda em chegar. Os presidentes da Câmara de Viseu e Sátão, Fernando Ruas e Alexandre Vaz respectivamente, são defençores da construção de um novo traçado, mas não colocam de lado a requalificação da estrada existente. Fernando Ruas, também em declarações a rádio NOAR, afirmou que a requalificação da EN229, tem "que ser feita de imediato". O presidente da Câmara de Viseu, fala em "assumir um compromisso por parte do governo" para reiterar a posição.

Fernando Ruas admite pedir explicações ao Governo, depois de ter sabido da mudança de rumo proposta pelo Secretario de Estado das Obras Públicas.

Relativamente ao novo traçado proposto pelo Governo, o autarca de Viseu, concorda "que a nova via ligue o Pereiro (Sátão) ao Caçador (Viseu), evitando assim que os automobilistas oriundos do nordeste do distrito passem em Viseu e possam seguir sem entupir a EN229". Mas ainda assim, Ruas quer a EN229 "requalificada e em condições".

A estrada Viseu/Sátão serve o nordeste do distrito, entre outros, os concelhos de Viseu, Sátão, Vila Nova de Paiva, Aguiar da Beira, Moimenta da Beira, Sernancelhe e Penedono.

Fonte: Jornal do Centro

Comentem...

5 comentários:

Hugo Santos disse...

Vamos lá ver se esquecem a triste ideia de requalificar com rotundas, colocando 1 por Km em média....

Anónimo disse...

Até que enfim!!!

João PM Dias disse...

Boas,

Eu só acredito quando estiver feito!!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

"defençores"???!!! é triste ver isto escrito nos jornais :(

Anónimo disse...

são uma cambada de corruptos.