sexta-feira, 25 de julho de 2008

Mais campistas para poucos parques

A procura dos parques de campismo da região de Viseu tem vindo a aumentar. Contudo, a oferta continua a ser reduzida.

Segundo o presidente da Região de Turismo Dão Lafões, Adriano Azevedo, os parques de campismo do distrito têm registado uma ocupação "bastante razoável", mas reconhece que a oferta "não é muita". "Os que existem têm boas condições e boa qualidade", refere.

As infra-estruturas dedicadas aos campistas, existentes no distrito são quase todos propriedade das autarquias, funcionando com gestão privada. No total, o distrito possui nove parques de campismo.

Em 2007, o único parque de Viseu, situado na Mata do Fontelo, foi encerrado por falta de condições. Um ano depois, a cidade continua sem a infra-estrutura e os turistas continuam a ser apanhados de surpresa ao depararem com o portão do parque encerrado. O vereador da autarquia de Viseu, Guilherme Almeida, adianta que a câmara "está atenta ao problema". De acordo com o autarca, existe "um projecto privado para a construção de um parque de campismo". Guilherme Almeida refere que a autarquia está a realizar reuniões com os promotores do projecto e que "o parque deve estar em funcionamento no próximo ano".

O antigo parque de campismo do Fontelo pode vir a ser uma mais valia na organização da Feira de São Mateus. A Expovi’s, entidade que organiza e promove a Feira de São Mateus, efectuou um pedido à autarquia de Viseu para que os feirantes tenham um local próprio para estacionar os atrelados e caravanas para pernoitar. Segundo Guilherme de Almeida, a opção do antigo parque de campismo é viável, uma vez que "a utilização do local pelos feirantes, evita a instalação dos equipamentos nas áreas envolventes à feira.

O concelho de Vouzela disponibiliza dois estabelecimentos, um é gerido pela Câmara, outro pelo parque Naturrosa, situado na localidade de Sacorelhe.

No concelho de Sátão, funciona a única infra-estrutura privada. A propriedade de estrangeiros a residir no local, tem como público-alvo os turistas nórdicos.

Nem todos os nove parques funcionam durante todo o ano. É o caso do parque de campismo da Barragem de Vilar, em Moimenta da Beira, que funciona nove meses por ano.

As restantes infra-estruturas para campistas estão localizadas no concelho de São Pedro do Sul, Tondela, Castro Daire e Lamego.

Fonte: Jornal do Centro

Sem comentários: