terça-feira, 22 de julho de 2008

Ministra garante todas as urgências no distrito de Viseu

Os serviços de Urgência Básica prometidos para S. Pedro do Sul, Cinfães e Moimenta da Beira vão ser criados. A garantia da ministra foi dada, ontem, durante a visita ao hospital de Tondela, que vai ser ampliado.

A ministra da Saúde, Ana Jorge, assegurou, ontem, que todas os Serviços de Urgência Básica (SUB) previstos para o distrito de Viseu, no âmbito do programa de requalificação da rede de urgências do Ministério da Saúde, vão ser instalados e abrir "à medida que as condições [físicas e humanas] forem sendo criadas".

Estão em causa os SUB de S. Pedro do Sul, Moimenta da Beira e Cinfães, que funcionarão nos centros de saúde locais. Os de Lamego e Tondela já abriram nos hospitais respectivos, embora este último tenha apenas sido ontem inaugurado oficialmente pela ministra, que aproveitou para visitar os serviços e todo o edifício do hospital, que vai sofrer obras de requalificação e ampliação no valor de 1,2 milhões de euros.

E foi depois da visita, quando questionada pelo JN, que Ana Jorge assegurou a implementação dos três SUB que faltam no distrito de Viseu, garantindo que nenhum será posto de lado, como chegou a acontecer com o SUB de S. Pedro do Sul, que foi riscado do mapa quando Correia de Campos era o ministro da tutela. O mesmo governante que, tempos depois recuava, voltando a colocar o SUB de S. Pedro do Sul no programa.

"Vão ser todos criados. Os de Lamego e Tondela já funcionam porque têm os hospitais com todas as condições necessárias. No caso dos outros é preciso criá-las", disse a ministra. Os SUB funcionarão 24 horas, com dois médicos, dois enfermeiros e serviços básicos de suporte de vida.

Fonte: JN

2 comentários:

Anónimo disse...

Porque é que não há eleições todos os anos?

Anónimo disse...

Ainda tou para ver o dia em que a SUB vai abrir.
Acredito e estou convicto que um serviço como este, que nem todos os concelhos irão ser beneficiados, será uma enorme valia para o nosso e outro concelho vizinho.
Agora é aguardar o dia da inauguração, e só o tempo dirá se o funcionamento da SUB é eficaz.

Cumprimentos a todos.