segunda-feira, 1 de dezembro de 2025

«Notícia» - Ambicionávamos muito trazer o ensino superior para Moimenta da Beira

O concelho de Moimenta da Beira viu concretizado um projeto ansiado há muitos anos. Para tal, recebeu, na segunda-feira, a visita do ministro da Presidência, António Leitão Amaro, que inaugurou a nova Residência Municipal de Estudantes de Moimenta da Beira, assinalando um marco importante para o reforço da coesão territorial e da oferta educativa no interior do país.

A sessão teve início no Salão Nobre da Câmara Municipal, seguindo-se uma visita guiada ao edifício totalmente reabilitado. Durante o percurso foram apresentados os principais objetivos da infraestrutura, a sua capacidade de alojamento e o impacto esperado na atração e fixação de jovens no concelho.

António Leitão Amaro sublinhou a importância simbólica e prática do investimento, assumindo a sua ligação ao território.

“Tenho assumidamente o coração aqui e torno isso prioridade política que já se pode ver. Mas eu quero mais e quero poder trazer mais coisas para esta terra, porque nós temos a obrigação de devolver as oportunidades que as nossas comunidades nos deram”, referiu.

A Residência Municipal de Estudantes representa um investimento superior a meio milhão de euros e foi concebida para apoiar jovens que escolham a Moimenta da Beira como destino para prosseguir os seus estudos. Localizada no Largo do Tabolado, dispõe de quartos individuais e duplos, salas de estudo, cozinha equipada, refeitório, sala de convívio e áreas exteriores, assegurando condições de conforto e funcionalidade.

Durante a inauguração, o presidente da Câmara Municipal, Paulo Figueiredo, destacou o caráter estruturante deste passo para o futuro educativo do concelho.

“É uma enorme honra termos entre nós um membro do nosso Governo para inaugurar e visitar um investimento realizado pelo município através de uma candidatura no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). Este investimento resulta de um projeto que muito ambicionámos no passado, que foi trazer o ensino superior para Moimenta da Beira”, enfatizou.

Recordou-se ainda o protocolo celebrado em 2022 entre o Município e a Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (Instituto Politécnico de Viseu),que possibilitou a oferta de cursos superiores em Moimenta da Beira, consolidando agora uma resposta de alojamento que acompanha o crescimento desta nova realidade académica.

A presença do ministro, que reuniu igualmente com representantes da sociedade civil, “reforçou a centralidade do investimento no desenvolvimento sustentável e na criação de oportunidades para os jovens do território. Um sinal claro de que políticas públicas ancoradas no território continuam a ser determinantes para enfrentar os desafios do interior”, concluiu a autarquia.

Fonte: Diário de Viseu

Sem comentários: