quarta-feira, 16 de julho de 2008

Muitas praias, pouca segurança

As praias fluviais do distrito de Viseu não têm Bandeira Azul. A falta de bandeira azul nas praias deve-se ao facto das concessionárias câmaras municipais, na sua maioria, não apresentarem candidaturas para tal.

O vice -presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Moura Maia, disse ao Jornal do Centro, que "as câmaras têm de se candidatar ao galardão", e que para isso " têm que reunir uma série de requisitos que passam pela qualidade das àguas, pela segurança dos banhistas, pelos equipamentos, para além da obrigatoriedade em terem vigilância".

O vice-presidente da CCDRC, adianta que o panorama das praias no distrito pode ser invertido, "basta que os interessados se candidatem".
O símbolo identifica a praia com qualidade de água, infra-estruturas de apoio e lazer, segurança e vigilância.
As praias são acompanhadas e fiscalizadas pela CCDRC, na qualidade das águas dos equipamentos e acessibilidade. Embora não tendo bandeira azul, a grande maioria das zonas balneares a funcionar no distrito não constam no calendário oficial da CCDRC. Desse modo, as praias que atraem centenas de banhistas encontram-se sem qualquer tipo de sinalização ou vigilância e apresentam deficientes acessos. Ainda assim os espaços registam muita afluência do público durante os meses de Junho, Julho e Agosto. Com a chegada dos emigrantes a localidades do interior e com as populações locais, as praias fluviais são, em muitos casos, objecto de encontros entre gerações. Na lista da CCDRC, aparecem cinco Praias Classificadas e onze em Zona de Estudo.
No entanto, a grande maioria não tem vigilância nem qualquer infra-estrutura de apoio. Aquelas que existem como praias fluviais tentam todos os anos manter alguma "boa forma" para poderem continuar, embora já tenham "conhecido dias melhores". O aproximar do litoral " faz com que as pessoas se desloquem frequentemente para a costa". As praias fluviais necessitam de uma intervenção nas margens dos rios e nas zonas envolventes".

«No percurso pela estrada nacional 323 ate Moimenta da Beira, o concelho apresenta três ofertas de lazer com água. Segões é o exemplo de uma praia que já teve bandeira azul, que veio a perder. Situação "ultrapassada" adianta o vereador do ambiente na câmara de Moimenta da Beira, Humberto Figueiredo, ao referir que "o município já fez nova candidatura para que o espaço volte a ser classificado com bandeira azul". Ainda no concelho de Moimenta, encontram-se a Barragem do Vilar e Leomil. A barragem do Vilar é o único exemplo de praias sem classificação e com vigilância.»

Prevenção e cautela com o sol e àgua
O médico Jorge Antunes, aconselha as pessoas a terem cuidado quando forem tomar banho nas parais fluviais. A maior parte das praias fluviais "não têm vigilância pelo que é perigoso em especial para as crianças estarem na praia por causa das zonas fundas dos rios", refere.
O médico aconselha os banhistas a terem cuidado com a exposição solar e a não permanecer ao sol entre as 11h00 e as 15h30. Para além disso "haja ou não sol os banhistas devem colocar o protector solar".
Em relação aos problemas de pele, quando aparecem "são motivadas pela qualidade das águas, provocando ainda outro tipo de doenças que os utentes deverão estará atentos", exemplificando com as "diarreias".
Para o médico Jorge Antunes, as praias fluviais deviam estar mais bem vigiadas evitando muitas vezes situações de risco para as populações. Fonte:siconline

4 comentários:

Anónimo disse...

«A barragem do Vilar é o único exemplo de praias sem classificação e com vigilância.»

Lamentável! até pq é dos melhores espaços que conheço no distrito de Viseu, e agora com o Bar esplanada remodelado ficou excelente.Na minha opinião, com mais algumas estruturas de apoio a nível da segurança e lazer merece a bandeira azul.

Anónimo disse...

Ninguém investe ...

Anónimo disse...

E casas de banho ? e balneários? ixo é kera.

Anónimo disse...

sIm.
até porque todos nós sabemos onde o pessoal faz as necessidades...
- na água
- na mata