quarta-feira, 9 de julho de 2008

Nunca é demais saber...

D. António José Rafael nasceu em Paradinha, concelho de Moimenta da Beira, em 11 de Novembro de 1925. Foi ordenado sacerdote, em 22 de Agosto de 1948 e licenciou-se em Filosofia pela Pontifícia Universidade de Salamanca.
Em Dezembro de 1976 foi nomeado pelo Papa Paulo VI, Bispo auxiliar de Bragança e Bispo Titular de Budua. Foi sagrado Bispo em 13 de Fevereiro1977, na Sé Catedral de Lamego, entrando solenemente na Diocese de Bragança, em 19 de Março de 1977 e a 1 de Março de 1979, é tornada pública a notícia de que Sua Santidade João Paulo II o havia nomeado Bispo Residencial de Bragança e Miranda, onde permaneceu até 13 de Junho de 2001, data da sua resignação.
Ao longo dos mais de vinte anos que governou a Diocese de Bragança-Miranda, fez uma obra importante, quer espiritual, quer material, mas a mais significativa relaciona-se com a construção da nova Sé Catedral. Também conseguiu, obter da Santa Sé, o título de Concatedral para a antiga Sé de Miranda do Douro, a qual se encontrava reduzida a mera Igreja Paroquial.
Actualmente reside na sua terra natal.

Sem comentários: