terça-feira, 21 de outubro de 2008

Formações Modulares Certificadas

No âmbito do Plano de Formações Modulares Certificadas, irá decorrer no Município de Moimenta da Beira nas instalações da Central de Camionagem, o Curso de Empreendedorismo no Turismo Rural, que visa estimular o incremento de uma nova cultura empresarial, baseada no conhecimento e na inovação, introduzindo em simultâneo uma cultura de risco e vontade empreendedora.

Face à pertinência de cursos desta natureza, cujo objectivo é o de contribuir para superar o défice de qualificações da população portuguesa, vencendo aquela que é uma das maiores debilidades do nosso capital humano, a Câmara Municipal de Moimenta da Beira não poderia ficar indiferente, associando-se rapidamente a esta iniciativa, expectante, que a mesma venha a estimular um conjunto de pessoas que possam com novos ensinamentos, competências e acesso a mecanismos de financiamento já disponibilizados pela autarquia (Moimenta Finicia), ajudar a tornar o nosso território mais atractivo e competitivo.
Esta acção de formação terá a duração de aproximadamente 2 meses, com início no mês de Novembro 2008.

O promotor deste curso é o Instituto de Trás-os-Montes para a Investigação e Desenvolvimento Agro-Industrial – ITIDAI, que dispõe de uma oferta de formação modular certificada, associada a 11 perfis de saída profissional, nas áreas Turismo e Lazer, Ciências Informáticas, Enquadramento na Organização/Empresa, Produção Agrícola e Animal, Indústrias Alimentares e Protecção do Ambiente.

A oferta formativa modular visa a elevação dos níveis de qualificação dos adultos garantindo-lhes o acesso a módulos de formação de curta duração capitalizáveis, realizados no quadro de um determinado percurso formativo, com vista à obtenção de uma qualificação correspondente a uma determinada saída profissional .

As formações modulares destinam-se a adultos com idade igual ou superior a 18 anos.
Podem ser integrados em formações modulares formandos com menos de 18 anos, desde que comprovadamente inseridos no mercado de trabalho. (Fonte:cm-moimenta.pt)

Mais informações em: www.cm-moimenta.pt

6 comentários:

Anónimo disse...

Mas o que significa exactamente empreendedorismo e ser-se empreendedor? Muitos descrevem o conceito em termos de flexibilidade, inovação, dinamismo, risco, criatividade e orientação para o crescimento. Numa conferência sobre o tema, há alguns anos, depois de larga discussão adoptou-se a seguinte definição: "Empreendedorismo é o esforço empregue na criação de valor através do reconhecimento de oportunidades de negócio, da gestão do risco adequado à capitalização dessas oportunidades e da mobilização dos recursos humanos, financeiros e materiais necessários à sua concretização". Todos concordámos, com a sensação de que tínhamos acabado de produzir algo sem muito significado, amorfo, difuso, enredado e também que essa não seria a última vez. Ficou um ponto de interrogação a flutuar sobre cada palavra sem chegar a assentar no final da frase. Enquanto empreendedor tem algo de tangível porque se refere a uma pessoa, empreendedorismo é mais difícil de definir, pois é uma abstracção."Doze meses de empreendedorismo" por Virgínia Ferreira, no Público.
Apetece-me perguntar:o empreendedorismo ensina-se?

Zé Carias disse...

oliveirinha, claro que sim!

Anónimo disse...

Havereis de dizer como.E não é Oliveirinha, é mesmo de D'Oliveira Soares

Anónimo disse...

D'Oliveira Soares...
Não sei que profissão tem.. mas apetece-me fazer-lhe uma pergunta??
alguem o ensinou? ou com dedicação conseguiu adquirir competências através das ferramentas que lhe forneceram??
pois é meu caro... simples..
empreendedorismo não se ensina, mas é nos cursos ou formações como este caso, que lhe dão as ferramentas e os conselhos necessários para atingir o objectivo..

Anónimo disse...

Sou licenciado pelo Instituto de Contabilidade e Administração do Porto em Contabilidade e Administração.Neste momento frequento o mestrado na mesma área na ESTV.Aristoteles você amavavelmente respondeu à minha pergunta dado que o empreendedorismo é algo inato, que não se ensina.Apesar do seu tom jocoso o meu nome é José Carlos De Oliveira Soares Gomes,nado à 34 anos,natural de Moimenta da Beira.Já agora se apóstrofo o incomoda eu retiro-lo e acrescento 0 "e".Obrigado

Anónimo disse...

meu caro amigo,
parece que se ofendeu.. nao se chateie..