sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Residouro já contribuiu com 1.306 toneladas para a campanha “2 causas por 1 causa”

A Residouro, empresa participada da EGF responsável pela gestão do sistema multimunicipal de tratamento e valorização de resíduos do Douro Sul, já contribuiu com 1.306 toneladas de resíduos de embalagem com destino à reciclagem que reverterão a favor da prevenção do cancro da mama, no âmbito da parceria com a Sociedade Ponto Verde (SPV) e a Associação Laço na campanha “2 causas por 1 causa”.

Este volume diz respeito à quantidade de resíduos de embalagem recolhidos selectivamente nos municípios de Armamar, Cinfães, Lamego, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca enviadas para reciclagem, através da SPV, entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2008.

No conjunto dos 14 sistemas multimunicipais da EGF foram encaminhadas para reciclagem mais de 110.000 toneladas de resíduos de embalagem, um volume que, por sua vez, representa um contributo de cerca de 66% para o volume total angariado no âmbito desta campanha.

A divulgação dos resultados da campanha “2 causas por 1 causa” decorreu em Amarante, dia 2 de Outubro, no âmbito de uma reunião de participadas da EGF, sub-holding do Grupo AdP para a área dos resíduos, onde foi também apresentada a 2ª fase da campanha, que será lançada a 6 de Outubro.
Na sessão, que integrou ainda a cerimónia pública de assinatura do acordo entre a Associação Laço e cada uma das 14 empresas participadas da EGF, foram divulgados, em primeira mão, os principais suportes de comunicação da 2ª fase da campanha, nomeadamente um novo anúncio de televisão, suportes com informação a distribuir por todos os lares das regiões servidas pelos sistemas aderentes e cartazes que vão agradecer a boa adesão das pessoas à deposição selectiva das embalagens nos ecopontos.
Com o lema “Agora, ao reciclar não está só a ajudar o ambiente”, a campanha tem por objectivos reforçar o aumento da reciclagem de resíduos e simultaneamente ajudar a Associação Laço na luta contra o cancro da mama, em particular, apoiando o Programa Nacional de Rastreio do Cancro da Mama com a aquisição de duas unidades de rastreio móvel, no valor de 390 mil euros.
Com esse objectivo, a SPV e os sistemas de tratamento e valorização de resíduos aderentes à campanha propõem-se a angariar, até final de 2008, um total de 260 mil toneladas de resíduos de embalagem (metal, plástico, papel/ cartão e vidro), entregando, por cada tonelada, 1,5 euros à Associação Laço, que vão permitir o acesso de 20 mil mulheres ao rastreio de cancro da mama.

A Residouro apela a todas as pessoas que continuem a contribuir para o sucesso desta campanha separando em casa todo o tipo de resíduos de embalagem - metal, plástico, papel/ cartão e vidro - e depositando-os correctamente nos respectivos ecopontos.

A Residouro tem implementado um sistema de recolha selectiva de embalagens multimaterial, através do qual disponibiliza 320 ecopontos, 4 ecocentros, dois serviços de recolha porta-a-porta e desenvolve acções de sensibilização das pessoas para a importância de fazer a correcta separação e deposição dos diferentes tipos de embalagens para que possam ser encaminhados para reciclagem através da SPV.
Fonte: Notícias do Douro

Sem comentários: