sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Dados do desemprego por concelho referentes a Setembro de 2008

Os dados do desemprego no distrito de Viseu, em Setembro deste ano são os seguintes:

(cliquem na imagem para ver em melhor qualidade)

Qual a vossa opinião sobre os dados referentes ao nosso concelho quando comparados com outros concelhos?
Os dados adicionados na tabela foram retirados do site da ANMP.
Os dados são referentes ao ano de 2006 excepto o número de desempregados (Total, Homens e Mulheres) que são deste ano.

Comentem os dados.


Fonte: Jornal do Centro


6 comentários:

César Bernardo disse...

Se a população do concelho ainda se mantiver nos 11000, estamos com 4,4% de desempregados, não é nada agradável, mas há bem pior... O problema é que estamos onde a industria não tem pernas para andar e os serviços estarão quase esgotados em termos de emprego, não será fácil diminuir estes números.

Unknown disse...

Porventura não dispõe de dados relativos à população dos vários Concelhos tomando por base o ano de referência mais próximo de 2008?Assim as conclusões serão sempre distorcidas.

Hugo Santos disse...

Vou ver se vejo esses dados de 2008 ou pelo menos de 2007. Se encontrar farei a percentagem de população desempregada e colocarei aqui para uma analise mais facil.

Eu coloquei assim a tabela pois foram os unicos dados publicados pelo jornal do centro.

Abraço

Hugo Santos disse...

Sr José Carlos Gomes, a tabela está actualizada.

Teve de ser com dados de 2006, foi o melhor que arranjei.

Abraço

Unknown disse...

Numa análise superficial conclui-se que, a partir do princípio que o desemprego varia na razão directa da População, os Concelhos mais afectados por este flagelo são os do nordeste do Distrito. Os Concelhos como Armamar, Pesqueira, Penedono, Tabuaço, Tarouca e Sernancelhe apresentam índices mais baixos obviamente pelos seus nados serem em menor número.
Dir-me-ão que estas paragens não estão suficientemente servidas por vias de comunicação. É uma realidade incontornável que estas vias contribuem directamente para o desenvolvimento mas para o crescimento será que este factor é determinante para o emprego, para a criação de riqueza e, consequentemente, para a distribuição equitativa dos impostos em nome da justiça social?
Estes conceitos, desenvolvimento e crescimento, são confundidos na estratégia, no planeamento e na acção pelos nossos responsáveis. Dizem que até Viseu no futuro se irá deparar com este problema porque a cidade está virada para o sector terciário, ou seja, para os serviços.
Mas o que fazer? Turismo, não me parece. O Pais, o Distrito e o Concelho apresentam um desordenamento do território que fere de olhar, atentados paisagísticos é aos montes. Vocês sabiam que desde, mais ou menos, Tarouca até Sernancelhe foi instituída a designada Rota dos Vinhos Cister. Onde estão as placas para os nossos turistas? Nós que temos uma das melhores regiões de vinho não a promovemos.
Para grandes males grandes remédios. Teremos que desbravar as montanhas, as serras, os montes e produzir o que o clima áspero nos oferece: maça, vinho, castanha, madeira, produção animal. Isto em conjunto, sector público e privado, porque este clima de crispação, de desconfiança em que uns pagam os impostos e outros fogem a eles em nada beneficia o desenvolvimento de uma sociedade.

Moimentense de Gema disse...

Numa análise a estes números sobre o emprego no nosso concelho, penso q são negativos principalmente devido a 2 razões:

-o emprego está concentrado em sectores de fraca produtividade que criam pouco Valor Acrescentado Bruto

-apesar da nossa taxa ser inferior à de alguns concelhos, este número é enviesado, porque resulta da maior emigração por parte do nosso concelho e dos concelhos do Norte do Distrito em comparação com os concelhos sulistas...

A emigração voltou a aumentar bastante no nosso concelho na última década e se essas pessoas não tivessem emigrado a nossa taxa real de desemprego seria bastante superior...

Cumprimentos
JP