sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Objectiva - A Região e o País

No passado dia dezanove deste mês, a Assembleia Municipal do Peso da Régua aprovou, por unanimidade, a decisão, também votada de igual forma, no órgão executivo para que o concelho possa integrar o Pólo de Desenvolvimento Turístico denominado Turismo do Douro, um dos quatro componentes da Região Norte de Turismo, constituída pelo Porto, Minho, Trás-os-Montes e Douro.

Poderão fazer parte deste pólo de desenvolvimento turístico os municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Real e Vila Nova de Foz Côa.
Pensamos que as vantagens de pertencer a este pólo, agora em formação, criado pela portaria 1150/2008 de 13 de Outubro, e que ficará sedeado em Vila Real e Lamego, são por demais evidentes.

Há, agora, necessidade de se começar a trabalhar para que o Turismo no Douro não sejam apenas barcos e comboios a subir e a descer o vale encantado mas, também, o envolvimento colectivo e planeado de toda uma região rica em história, monumentos, artesanato, tradições, gastronomia e vinhos da melhor qualidade, não esquecendo que, para lá disso, a nossa paisagem é considerada Património da Humanidade.Começam a aparecer hotéis e restaurantes de grande qualidade e o turismo rural também tem uma importante palavra a dizer.

Será necessário que toda a região se una, conjugando esforços e estratégias que a promovam, aquém e além fronteiras, apoiando todos aqueles que se proponham fazê-lo, não se ficando pela criação das habituais e inoperantes estruturas, sem consequências válidas, objectivas e visíveis nessa necessária promoção e marketing.

Não devem, contudo, os concelhos, limitarem-se à sua região. Seria bom, todos eles, individualmente ou, preferencialmente, através do pólo agora criado, aderirem à região Norte do Turismo. Só teremos a ganhar com isso. Seria bom pensarmos que o Aeroporto Sá Carneiro deverá ser o primeiro lugar de contacto com os turistas na promoção da região. Para lá do mais, a partir do próximo dia catorze de Dezembro, o Douro passa a contar com uma das infra-estruturas mais desejada, há muito sonhada e agora concluída, a sede do Museu do Douro, situada bem pertinho do local onde os navios desembarcam os seus passageiros no coração da região, a cidade do Peso da Régua.

E por falarmos em Museu, porque não a criação de dois pólos dessa estrutura no Porto e em Vila Nova de Gaia? Queiramos ou não, essas duas cidades estão intrinsecamente ligadas à nossa região. Uma dá o nome ao nosso mais emblemático produto: o Vinho do Porto. Na outra existem os seus armazéns.

Depois de olharem o mar de vinhedos de toda a região e as adegas que o transformam em vinho o turista perguntará, logicamente, onde se encontra este armazenado? Não sendo “O Segredo de Santa Victória”, teremos de referir Vila Nova de Gaia. Talvez seja lá que deverão começar ou terminar os roteiros turísticos dos Vinhos do Douro e Porto.No Mundo Global em que vivemos os provincianismos têm de ser ultrapassados.

Fonte: Noticias do Douro

3 comentários:

Anónimo disse...

Antigamente o país era Lisboa e o resto era paisagem. Um Norte forte centralizado no Porto só nos beneficia. A saude já lá está, agora o turismo, depois vai o resto

João PM Dias disse...

- "Antigamente o país era Lisboa e o resto era paisagem."

Não concordo!
Apesar de nos dias que correm as diferenças serem menos acentuadas o país continua a ser Lisboa e o resto é, literalmente, paisagem.

Não vale a pena tapar o sol com a peneira.

- "Um Norte forte centralizado no Porto só nos beneficia."

Concordo!

abraço,
joaomd

André Augusto Pinto disse...

Olá! Me chamo André Pinto, sou brasileiro e estoua procura de parentes que vivem nesta região e entre Leomil e Lamego. Em documentos e fotos antigas vemos a antiga Cantina Escolar de Leomil (1957). Busco pela família (José)Ferreira Pinto (filho de Genova Mata e José Pinto). Agradeço se poderem me ajudar.
Um forte abraço.