sábado, 29 de novembro de 2008

E porque hoje é Sábado...

No passado sábado desloquei-me ao Pavilhão Municipal para ver a segunda parte de um jogo de Futsal, gostei de ver a massa humana que lá se deslocou para apoiar a equipa de Moimenta que disputa a 1ª divisão do campeonato da AF Viseu, uma aposta positiva!

No dia seguinte, e apesar de ter começado a ver na TV um excelente encontro de andebol, Porto (29) vs Benfica (25), optei por ir ver um pouco do jogo que se disputava no P.M., Andebol - Infantis Femininas, EA Moimenta Beira (14) vs AD Sanjoanense (31), devo dizer que fiquei um pouco desiludido com a falta de conhecimento das regras do jogo por parte de algumas pessoas que assistiam ao jogo e que se manifestavam de uma forma muito pouco ortodoxa, assim como da facilidade com que as atletas locais "mergulhavam no soalho", num jogo de muito choque físico não se pode ir ao chão com tanta facilidade. Quanto ao resultado, é pouco importante, o que importa é que se aprenda mais, se treine melhor e as vitórias surgirão com a consciência que as derrotas nunca desaparecerão!

Já que falei no Pavilhão Municipal, sobre ele tenho uma questão; à excepção da primeira fila de cadeiras da bancada, que altura é necessário ter de pernas para se chegar com os pés ao chão quando sentado?!?! Há projectos estranhos, não há?

Quanto a futebol, este domingo temos um jogo interessante de seguir, o CDR Moimenta da Beira recebe o A.D.R. Tarouquense, que se aguarda com elevada expectativa sobretudo devido à rivalidade existente, espero que seja um bom jogo, essencialmente porque conto ir vê-lo!

Esta semana tivemos a confirmação de um feito inédito, Portugal vai ter 2 equipas nos oitavos de final da Champions League, o FC Porto, que aos olhos de muita gente já estava arredado de tal fase, e o Sporting CP, que conseguiu tal proeza pela primeira vez na sua história, esperemos que ambos não voltem a repetir as tristes figuras de Arsenal (FCP) e Barcelona (SCP) e que não se fiquem pela próxima ronda.
Na taça UEFA, o SC Braga demonstrou mais uma vez ser uma excelente equipa a jogar futebol, mas falta aquela postura e experiência para se jogar a um nível mais elevado, pela segunda vez consecutiva perdeu um jogo nos descontos. Quanto ao Benfica, veio grego da Grécia, uma mão cheia de golos, na sua baliza. Em 3 jogos da UEFA, 2 derrotas e 1 empate, 2 golos marcados e 8 sofridos, contas complicadas para os lados da Luz mas ainda com hipótese de seguir em frente, apesar de depender de terceiros.

O Tribunal de Westminster ordenou na passada quinta-feira a extradição de João Vale e Azevedo para Portugal, tal como pretendiam as autoridades judiciais portuguesas, mas o processo vai continuar porque o ex-presidente do Benfica vai recorrer da decisão, por isso a história ainda continua e vamos ver se algum dia isto vai ter um devido fim.

No ciclismo profissional temos uma novidade, pela primeira vez uma equipa russa disputará o calendário internacional, a Katusha que conseguiu a licença para disputar a ProTour nas próximas três temporadas. De realçar, para quem está dentro da modalidade, que a formação comandada pelo director Oleg Tinkov, tem, entre outros, o italiano Filippo Pozzato e o australiano Robbie McEwen.
Dois pequenos apartes ainda no ciclismo profissional, um para Alberto Contador, vencedor da Volta a Itália (Giro) e da Volta a Espanha (Vuelta) em 2008, que foi eleito ciclista do ano, recebendo pela segunda época consecutiva o Vélo d'Or, atribuído pelo magazine francês Vélo (votação a cargo de vários jornalistas da imprensa internacional da especialidade) e outro para Lance Armstrong e... Alberto Contador, que amanhã vão correr juntos pela Astana pela primeira vez, no estágio inaugural da equipa, a decorrer até 8 de Dezembro, nas Ilhas Canárias. De relembrar que Sérgio Paulinho é colega de equipa destes dois "monstros" do ciclismo e que Lance, está de regresso à alta competição após três anos de ausência.

Não sendo entre "nós" um desporto com muita chama, terei de deixar aqui 2 palavras para o basquetebol, e faço-o devido a mais uma excelente temporada que os Boston Celtics estão a fazer, e porquê os Celtics? Sempre fui um admirador de um grande jogador que há muitos anos representava esta equipa e agora ao vê-los ganhar, recordo-me das vitórias que assistia no tempo do grande Larry Bird!

R. César F. Bernardo
E-mail
Site Internet

10 comentários:

Anónimo disse...

Mais um grande post do cesar.
Abraço

Anónimo disse...

Engraçado que ainda não te vi no Matão este ano!

Há pois é o Tarouca que vem cá!!!!

Anónimo disse...

Bom dia!
Apenas refiro que de facto existem projectos de arquitectura estranhos... mas também existem dimensões standard para estas "coisas". Não nos esqueçamos, e temos que estar conscientes, que como em tudo há quem não saiba interpretar ("ler") desenhos, e falhas existem em todo o lado, não é só em Moimenta da Beira.
Até breve

César Bernardo disse...

Se quem constrói não sabe interpretar os desenhos, que seja responsável pelo que faz e que dessa forma corrija os erros que comete.

Anónimo disse...

Exactamente! E por isso mesmo é que existem os seguros, e garantias bancárias... para serem accionados quando necessário.

Carlos Soeiro disse...

Em relação à "falha" ou "erro" aqui relatada(o) nas bancadas do pavilhão, é de facto urgente resolver a situação, isto porque causa muito incomodo (e também destruição das cadeiras da fila à frente onde as pessoas apoiam os pés) a quem pretende assistir a boas tardes de desporto, que felizmente têm acontecido naquele pavilhão.

João PM Dias disse...

Boa tarde,

- Em primeiro lugar, e segundo me parece (após me ter sentado), as bancadas foram projectadas sem se ter em atenção a altura das cadeiras que, mesmo parecendo baixas, ainda lhe acrescentam quase 10 cm de altura.
(ou então foram projectadas com base em catalogos dos países Nórdicos (risos!))

- Em segundo, e como se ainda não fosse suficiente, nota-se que à medida que vamos subindo na bancada a altura dos assentos vai aumentando. Ou seja, parece-me que após se ter dado conta que não havia visibilidade suficente, foram acrescentados mais uns "ligeiros centímetros" de base para causar um angulo aceitavel que permitisse a tal "visão" para o recinto de jogo.

- Assim, e perante a "análise visual", o erro deve ser incutido à equipa projectista e nunca aos técnicos da câmara, que apenas se limitaram a fiscalizar a obra!

abraço,
joaomd

César Bernardo disse...

Neste caso podemos dizer que; não interessa de quem é a culpa mas, precisamos descobrir se haverá forma de resolver o erro, e ao haver, se vai ser feito (?!), é que, como já foi aqui dito pelo Sr. Carlos Soeiro, assim os pés apoiam-se na cadeira da frente, que além de feio, estraga!

João PM Dias disse...

É evidente(!), mas são erros deste tipo que causam grandes gastos suplementares! E é por estas e por outras que as "contas" públicas andam sempre descontroladas.

Solução há sempre!! Dinheiro para "enterrar" é que pode haver pouco.


abraço,
joaomd

Anónimo disse...

Este imcomodo vai ser resolvido em breve.Não vale a pena perder tempo a discutir. Vamos discutir outros assuntos de intresse para o concelho.
abraço