quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Educação- Cerca de 1500 professores manifestaram-se em Viseu

Apesar da noite fria, os professores corresponderam à chamada e percorreram largas dezenas de quilómetros até Viseu, para protestarem contra o processo de avaliação de que estão a ser alvo.

«Podiam ser muito mais quilómetros. De certeza absoluta que eu estaria na disposição de estar cá também. Há esperança que a nossa luta consiga atingir os nossos objectivos», afirmou José Simões, de Moimenta da Beira, que tem 34 anos de ensino.

«Não podemos deixar que isto continue», disse outra professora, referindo-se ao modelo e ao estatuto dos professores. «O respeito pelos professores tem faltado bastante» nas escolas, acresentou.

Cerca de 1500 professores manifestaram-se em Viseu, distrito que, na última manifestação, conseguiu reunir mais de 3000 docentes.

Quem quiser ouvir esta reportagem da TSF clique AQUI

Fonte: TSF

11 comentários:

José Carlos Gomes disse...

Dos relatórios da OCDE (Organização Para Cooperação e Desenvolvimento Económico) os Professores Portugueses são dos mais bem posicionados em termos económico-sociais comparativamente com o PIB.
Estranha-me esta classe sendo a que mais avalia e não quer ser avaliada em termos de desempenho. Não se trata de modelo, simplificado ou mais complexo, mas sim de toda a gente querer atingir o topo de carreira, os bons e os maus.
António Pinto Leite escreveu, não sei precisar quando, no Expresso uma grande frase: “ a Justiça social depende da produção de riqueza, a produção de riqueza depende de empresas competitivas, as empresas competitivas dependem do talento e a atracção do talento depende de uma cultura de mérito”. Só pode chegar ao topo quem tiver mérito logo, consequentemente, a existência de quotas é inevitável.
Um dos maiores cancros instalados na nossa Sociedade é o corporativismo, não só nesta classe!!!

Anónimo disse...

Portugueses são dos europeus menos satisfeitos com a vida
Hoje às 10:29
Os portugueses estão entre os europeus que manifestam menor satisfação com a vida e felicidade, de acordo com o Inquérito Social Europeu de 2006, um estudo que compara os valores e atitudes sociais na Europa.
Os resultados da terceira fase do estudo, que tem sido desenvolvido desde 2001 em países comunitários e fora da União Europeia, são hoje apresentados em Lisboa, no Instituto de de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, que, em consórcio com o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), assegura em Portugal a realização do inquérito.


Comparando com os resultados de inquéritos semelhantes realizados em 23 países europeus, Portugal ocupa «o quinto lugar mais baixo em bem-estar subjectivo, isto é, em felicidade e satisfação com a vida», revela.


Além do bem-estar subjectivo - que compreende avaliações acerca do grau de agradibilidade da vida -, o inquérito debruça-se igualmente sobre o bem-estar psicológico dos europeus, entendido como a visão mais profunda da qualidade de vida e o bem-estar social, equivalente à qualidade do funcionamento pessoal ao nível das relações com os outros e com a sociedade.


No que diz respeito ao bem-estar psicológico, Portugal está também abaixo da média europeia, ocupando o 16º lugar, entre 23, só à frente da Hungria, Federação Russa, Estónia, Eslováquia, Bulgária, Polónia e Ucrânia, que encerra a tabela.


No capítulo do bem-estar social, a posição portuguesa também não é brilhante. Numa tabela liderada pela Noruega, Portugal ocupa o 17º lugar, à frente da França, Rússia, Polónia, Ucrânia e Bulgária.


Os autores relacionam estes valores com o nível de desenvolvimento do país. «De facto, quanto maior o nível de desenvolvimento avaliado pelo índice de desenvolvimento do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) de 2007, maior o bem-estar subjectivo, psicológico e social», referem no estudo.

Anónimo disse...

"Portugueses são dos europeus menos satisfeitos com a vida"

Não me surpreende, mas fico preocupado quando alguma "gente nova" se preocupa com o facto dos outros ganharem razoavelmente bem.É por causa deste tipo de mentalidades que alguma classe política se vai rindo de contente!

Tenho a sensação que "quanto mais pobres melhor" porque assim o sistema pode "comprar" os votos com o rendimento mínimo (RSI)!
Já agora, há alguma razão objectiva para que o salário mínimo não suba para o dobro do actual? Não me venham com a treta que o País é pobre, não é conveniente, não produzimos, blá,blá,blá...treta de alguns "economistas" e "gestores" da nossa praça.Sabem qual é a minha opinião, enquanto formos egoistas e invejosos não vamos sair da "cepa torta" e os nossos chefes vão continuar a "dividir para reinar". O povo gosta assim, Fado, Futebol e Fátima.

Na FP, principalmente na educação saber quem são os bons e os maus é muito complexo!

Será que o avaliador é melhor que o avaliado?

Será que é possível mensurar objectivamente a Educação,Saúde,Justiça, Forças Armadas...?
Quem é o melhor professor?
o que dá melhores notas, o que participa nas actividades da escola,ou o mais bonito?
Quem é o mais competente?
Será o que sabe mais, o que planeia melhor, o que expõe melhor ou o que tem mais curículo?
Quem é o Supra-sumo que avalia todos estes itens? Existem donos da sabedoria?

Os 120 mil professores estão todos errados? ou serão 3 ou 4 pessoas que estão no gabinete do ME e acreditam cegamente que ainda existem Ciências da Educação?

Gostaria de acabar lançando esta pequena provocação:
Não teria sido a "Avaliação por Objectivos" que provocou esta crise económica mundial?

Abraço

Anónimo disse...

Este anterior comentário dá uma no cravo e outra na ferradura.O pais é uma data de invejosos por ganharem o que ganham mas não quer a diferenciação,a avaliação!!!

José Carlos Gomes disse...

Queria acrescentar que nas Forças Armadas, mais concretamente no Exército, os seus militares são avaliados anualmente pelos seus superiores.Designa-se o documento pelas FAI (Ficha de Avaliação Individual).

Anónimo disse...

"há alguma razão objectiva para que o salário mínimo não suba para o dobro do actual? "
"Sabem qual é a minha opinião, enquanto formos egoistas e invejosos não vamos sair da "cepa torta" e os nossos chefes vão continuar a "dividir para reinar". O povo gosta assim, Fado, Futebol e Fátima."

CONCORDO - GRANDE COMENTÁRIO


Também concordo com a diferenciação e com a avaliação.Aliás,neste momento já nos estamos a "avaliar" uns aos outros, agora pergunto: Quem tem razão?
A questão que se levanta é a "forma" como se avalia, de modo a procurar objectivá-la o mais possível, porque ela será sempre subjectiva!

O importante é esta divergência de opiniões.Eu penso que na FP são os critérios de avaliação e a mensurabilidade do "produto" a avaliar que causa mais polémica.No sector privado é mais fácil de quantificar. Na FP não temos a certeza se somos melhor que os outros, e os outros tb devem ter essa sensação. Isto é polémico mas é VERDADE.

Quem (avaliador)? Como(meios)? Quando(momento)? Onde(contexto)? Porquê(diferenciar os "bons" dos "maus")?

Conclusão:O SIADAP é uma treta para poupar milhões!

Abraço

Anónimo disse...

Um dos grandes culpados foi Durão Barroso.Tirai uma licenciatura que atingem o ultimo escalão.Esse que abandonou o Pais é que foi o verdadeiro herói dos professores

Anónimo disse...

O Durão Barroso abandonou os "Pais". Não teria sido o País?
(risos)

"Não teria sido a "Avaliação por Objectivos" que provocou esta crise económica mundial?"

Esta pergunta é pertinente. Basta ver o que aconteceu e que está a acontecer na Banca mundial.Os "gestores" definiram objectivos de tal maneira absurdos que não há dinheiro suficiente para os atingir.O efeito "bola de neve" provocado, originou aquilo a que todos estamos a assistir,um grande trambolhão de toda a economia mundial!

Anónimo disse...

Bem corrigido senhor Professor.Continua é com uma enorme falta de argumentação porque a crise económica nada tem a ver com a avaliação de desempenho dos mesmos

Anónimo disse...

Isso tb é verdade!

Respeito a sua opinião e não pretendo personalizar o diálogo mas,aproveito para esclarecer que, apesar de não o ser,respeito mt os profs..Aqui no Blogue,tentava apenas debater a questão da "avaliação" e a sua imensa subjectividade.
Quando escrevi que, os "gestores" e os "objectivos absurdos" que definiram, não pretendia generalizar ou ferir susceptibilidades,atribuindo-lhes toda a culpa pela crise económica mundial.Mas, de facto, houve muitos casos, principal/ nos EUA,que foram um autêntico absurdo, basta estar atento à imprensa diária.
Já agora,tb será justo reconhecer que há excelentes gestores nos diversos ramos de actividade.Por Exº, os "gestores" deste Blogue, a quem felicito desde já, por permitirem este debate democrático de ideias.

Abraço e
Bom Fim de Semana!

Anónimo disse...

"Pelos mesmos caminhos não se chega sempre aos mesmos fins"