sábado, 24 de janeiro de 2009

Tertúlia - "O estado da nossa Vila" [2]

Este post é destinado à troca de ideias, ao debate, opiniões, discussões e tudo o que se "encaixe" neste contexto.

» Opiniões sobre o presente, ou futuro, da sociedade, da economia local, política local;
» Soluções para a crise local.

Vamos tornar este espaço virtual, num espaço de debate real e concreto sobre assuntos de interesse para a nossa terra. Vamos colocar os preconceitos de lado e comentar sem receios.


Para se registarem basta perderem meio minuto do Vosso tempo. Entrem na página do blogguer
(cliquem aqui) , escrevam o mail que já têm e escolham a palavra passe.

59 comentários:

João PM Dias disse...

Comentar ou não (???) eis a questão!

De facto pode parecer mentira, mas a justificação que as pessoas dão para não comentarem é, pura e simplesmente, o medo e receio.

Já cheguei a ouvir:
"Ehh pahh, não comento, porque posso a vir a precisar de um lugar na Câmara e isso pode influenciar negativamente."

Esta mentalidade deixa-me pasmado!

Vivemos no século XXI.

abraço,
joaomd

José Carlos Gomes disse...

Não compreendo como não se faz uma permuta, com as necessárias adaptações, da Casa dos Magistrados com as Finanças/Tesouraria de forma a que esta deixe de pagar um balúrdio de renda. Isto dura à quantos anos?

João PM Dias disse...

Concordo. (Ou até mesmo a alguns dos serviços camarários.)

abraço,
joaomd

Alex disse...

joao...de facto é verdade. se ha local onde a liberdade parece (ainda mais) irrealizada é nos eios pequenos, onde o medo da critica e o laços do compromisso inibem as pessoas de dizer o que está mal. Concerteza as pessoas, principalmente aquelas que vivem na vila tem motivos de queixa, ou quanto mais nao fosse de critica construtiva! mas ha esse medo...

Hugo Santos disse...

Alguém sabe dizer como está a "situação" da construção do novo complexo desportivo???

Já não é para a próxima epoca de certeza :(

João PM Dias disse...

Pois...

Realmente também gostava de saber quando se dará inicio a essa obra.

Concentrar toda a actividade desportiva naquela área (Estádio + Pavilhão + Piscina + Escolas)vai trazer vantagens.

abraço,
joaomd

Hugo Santos disse...

É que disseram que na próxima época o CDR tinha de ter "obrigatoriamente" um campo relvado e pelos vistos....nada.

Disseram que era pra começar no inicio desta época desportiva e que estava acabado a tempo do inicio da proxima época mas o que é certo é que se vai a meio e não se vê nem se ouve falar de nada...

Abraço

José Carlos Gomes disse...

Não percebo o porquê da Casa do Benfica não ter noticias aqui!

Alex disse...

Eu sinceramente, quando a camara apresenta um passivo de 5 milhoes de euros, nao penso que um cpmplexo desportivo seja uma prioridade para o concelho...Com todo o respeito para com os entusiastas do desporto, o futebol já teve bem amis do que merecia em termos de investimento...ou cultura é so desporto (leia-se futebol e andebol)?

João PM Dias disse...

Nisso estou de acordo contigo Alex, mas segundo sei vamos ter de levar com esse estádio, quer queiramos, quer não! Está tudo pronto e é só começarem as obras.

Quanto à questão da casa do Benfica, tenho a informar que já fizemos alguns de pedidos de informações sobre equipa, jogos, etc., e nunca demonstraram interesse em colaborar. Portanto, se aparacerem as noticias nós publicamos, senão não podemos fazer nada.
Aplica-se o mesmo à casa do FCP e do SCP. Estamos disponiveis para publicar seja o que for, basta enviarem-nos.

abraço,
joaomd

José Carlos Gomes disse...

Cinema vazio, biblioteca vazia, teatro quando há vazio.Somos o que somos porque somos vazios.
O pavilhão é ocupado pelos alunos das escolas?

Hugo Santos disse...

E a SUB??? Quando avançam as obras? Alguém sabe de alguma coisa?

Ainda ontem apareceu na TVI...Uma coisa é certa, não somos os únicos com a SUB atrasada.

João PM Dias disse...

Boa tarde,

Vou deixar aqui uma questão politica que, se calhar, nem tem resposta.

" Existe oposição em Moimenta da Beira? "

Em relação ao SUB desconheço qualquer "movimento".

Bom fim-de-semana.

abraço,
joaomd


PS: "Liderança não é ser bonzinho, mas sim ser justo e permanecer forte."

José Carlos Gomes disse...

A oposição existe o que não se faz é chincana politica com os escandalos públicos que a edilidade comete.

Nuno25 disse...

Boas,

A oposição é muito fraquinha...

Enfim...

Moimentense de Gema disse...

Boas...

Penso q as obras mais importantes no curto prazo (2009) seriam a construção do SUB e do Museu (já está em processo de candidatura)...

Sobre o complexo desportivo, penso q essa intenção já n é de agora e penso q em função do número de participantes e atletas do CDR é uma obra justificada e apoiada pelo governo que pretende a existência de pelo menos um campo relvado de 11 em todos os municípios.

O problema estrutural da nossa vila continua a ser a falta de empresas principalmente do sector secundário que proporcionem um emprego qualificado para os "nossos" jovens licenciados...
Há falta de iniciativa privada empreendedora que altere esta situação.

Quanto ao passivo da Câmara, ainda ontem estive a conversar com um colega da faculdade que me dizia que a câmara de Vila Verde (que não é uma grande Câmara do nosso país) tinha uma dívida superior a 30 milhoes de euros...
O passivo pode ser 5 milhoes( até pensei q seria mais) mas um Balanço n tem só o Passivo mas também o Activo...Fala-se muito do passivo das empresas na TV mas n s fala do seu Activo...

Penso que é um bom tema mas deve ser debatido de forma construtiva, deitar a baixo é mt fácil e em Moimenta essas pessoas até se acotovelam pa ver quem consegue ser o mais "mauzinho"

Cumprimentos
João Pedro

Sérgio M. Dias disse...

A oposição existe mas não faz a "chincana"???!!!
Então, mas é pelo executivo que se conhecem os ditos "escândalos"? Sempre que tenho conhecimento de algo "duvidoso", chamemos-lhe assim, é por, basicamente, "fugas de informação". Não é, seguramente, pela oposição.
A mim parece-me que a oposição, nos últimos anos, permanece sempre em silêncio e quieta (vá-se lá saber porquê) e, na véspera das eleições, "acorda" e dá-se a conhecer.
Nunca vi a actual oposição a queixar-se seja do que for.
Assim, parece-me que não existe oposição. Existe, isso sim, um militante do PS (Sr. J. Eduardo) que, quando há eleições de quatro em quatro anos, aparece a candidatar-se a Presidente da Câmara.
Isto é que é ser oposição e alternativa?
Para mim não.

Cumprimentos,

Sérgio Matos Dias

P.S. Será que foi preciso o Presidente José Agostinho ter arranjado o "part-time" (como os tempos estão difíceis!) na ERTD para Moimenta vir a ter algum aproveitamento em termos turísticos? Ou vamos continuar a ser terra de "pasto" para quem cá fica?

João PM Dias disse...

NOTICIA JN - SÁTÃO
Autarca ameaça com "levantamento popular"

O presidente da Câmara de Sátão, Alexandre Vaz, eleito pelo PSD, ameaça promover um "levantamento popular" se até ao fim do mês o governo não iniciar as prometidas obras de requalificação da Estrada Nacional 229, que liga Sátão a Viseu.

O autarca fala de uma via "perigosa, cheia de curvas e buracos a mais", e diz-se "saturado" de promessas, exigindo acção por parte do governo.

"Não vamos cortar a estrada, mas iremos propor à população que nos ajude a colocar placas ao longo do percurso a informar os automobilistas que a degradação da estrada é da responsabilidade do governo, que nunca mais decide começar com as obras da sua requalificação".

Alexandre Vaz diz que vai falar com os presidentes de câmara de Viseu e Vila Nova de Paiva, "as duas autarquia também afectadas pela mau estado da via", para prepararem a "estratégia" de luta conjunta, acrescentando que irá informar o governo da intenção de levar o protesto em diante, caso os trabalhos não se iniciem até ao fim de Janeiro.

"A abertura das propostas para a concretização da obra, foram abertas em Outubro do ano passado e, foi-nos garantido que a requalificação da estrada teria início este mês de Janeiro. Já lá vão 12 dias, mas espero que o prazo seja respeitado", afirma.

Os trabalhos incluem a colocação de um tapete novo, a eliminação de duas curvas na zona do Fojo, local onde graves acidentes de viação têm acontecido, e a construção de algumas rotundas.

"Com piso nas condições que está e com aquelas curvas, a condução é um perigo. E demora-se muito. Há dias em que se demora 45 minutos a chegar a Viseu, basta apanharmos um camião à frente", protesta o autarca.


E porque não juntar a Câmara Municipal de Moimenta da Beira a este protesto?? Afinal passam por lá, diariamente, centenas de Moimentenses que saem igualmente prejudicados com o estado de degradação existente.

abraço,
joaomd

Gonçalo Coelho disse...

Com todo o respeito que tenho por quem ocupa cargos na câmara,(seja oposição ou o contrário), ansieo pelo dia em que alguém, mais ou menos, da minha geração ocupe estes cargos. É que muito sinceramente não me adapto à maneira de se fazer politica na nossa terra, nem muito menos a estas gerações que lutaram tanto pelo 25 de Abril e depois não têm a corajem de exprimir a sua opinião, nem darem a cara, devido a um dia poderem vir a precisar de um lugar na câmara. Todo este contra-senso e falta de personalidade por parte desta geração, faz-me sorrir e antever melhores soluções e melhores condições na minha terra natal (mas só daqui a uns 10/15 anitos).
Por agora meus jovens, podem contar com as mesmas politicas durante mais uns aninhos. Os tachos vão continuar, seja A, B ou C, a ocupar o executivo, e a politica de valores e de respeito ainda vai demorar a emergir.
Gostem ou não gostem sou livre, e não tenho problemas nenhuns em dizer que não gosto de politicos dos 40/45 anos para cima, pois não são portadores de sentido de liberdade e lutam cada vez mais em sentido contrário, além disso não vejo uma capacidade intelectual por parte de nenhum, superior à dos muitos jovens que escrevem aqui no blog, com grandes ideias e sem medo de as levarem para a frente.
Restanos esperar que esta geração se reforme, e "bata a bota", para a partir desse momento as coisas correrem melhor, e um dia existir a possibilidade de eu me candidatar a um emprego e valorizarem de verdade o meu trabalho deixando as amizades e os favores à parte.
Agora estudo e não me apetece, lutar contra extremistas incapazes de mudarem os seus valores. Quem quiser que lute, quem não quiser, que vá dár palmadinhas nas costas a quem ocupa cargos.
Abraço a todos

Gonçalo Coelho

José Carlos Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
José Carlos Gomes disse...

Reafirmo a ideia de Gonçalo Coelho. A oposição sempre existiu. NÃO SE FAZ É CHINCANA POLITICA COM OS ESCÂNDALOS QUE EXISTEM NA VILA.É a grande diferença aos que dizem que realizaram obra durante estes 16 anos! Querem um exemplo: em que programa constava o IC26 ao qual este blogue está a realizar uma petição? E isto não é fazer oposição? Não é ter uma perspectiva contrária? Lamento para quem pensa o contrário. Agora vota-se em quem se quiser mas não venham é pedir batatinhas quentes!!!
Quanto se fala em divida as rubricas do Balanço que criam esta é somente os Fornecedores e Outros Credores. O Passivo e o Activo são classes patrimoniais de balanceamento por isso deve ter-se em atenção o que se diz. E duvido muito da divida já que a edilidade não possui mecanismos de controlo da divida em termos patrimoniais

Unknown disse...

Mas onde estão as soluções?

Chincana não chega.

José Carlos Gomes disse...

António José apesar de você ser demasiado redutor no comentário pergunto mas é quem é que pretende ou pretendeu fazer chincana?
É que quando se critica contra os poderes instalados, o comentário generalizado é o "bota-abaixo" e eu apenas referi que jamais a oposição fez qualquer tipo de chincana politica e sempre apresentou alternativas.
Antes de ser, no mundo, uma crise económica, social, politica é uma crise de valores.
E para bom entendedor

João PM Dias disse...

Boa tarde,

"em que programa constava o IC26 ao qual este blogue está a realizar uma petição"

Sr.José Carlos Gomes esta petição não tem qualquer envolvimento politico-partidário! Tem única e simplesmente o objectivo de "espicaçar" e fazer pressão sobre quem dirige o nosso barco. De certa forma tenta alertar para o facto de que alguma da população Moimentense "não anda a dormir"!

Concordo com os restantes comentários à excepção da comparação que foi feita em relação a uma vila que apresenta um passivo ainda pior que o nosso. Acho que, como em tudo na vida, devemos fazer comparações com as "coisas de sucesso" e nunca com as coisas más! (Sobressair no meio dos maus é muito fácil) É certo que ter 5 milhoes de € de passivo é bem melhor do que os 30, mas isso não nos resolve os problemas.
Desde que me lembro sempre nos comparámos (Vila de Moimenta da Beira) com vilas do nosso nivel, ou ainda pior, e nunca com vilas de sucesso. Se calhar, foi isso que nos levou à situação em que estamos.

Quanto ao empreendedorismo, tal como já foi dito, a falta de iniciativa privada é um problema. Apesar de termos a zona indústrial já em fase de expansão, não existe capacidade de criação de mais postos de trabalho.

Na minha perspectiva, outro problema (diferente escala) é a separação das várias associações. Esta situação leva a uma grande perda de potencial e dinamismo.
Não seria melhor que as diversas associações estivessem ligadas a uma única, através de secções, tornando a população mais unida e a organização estrutural das mesmas muito mais dinâmica(?).

Em relação à Cultura...ao Desporto(?)...etc etc etc...

Bem, tínhamos aqui vários temas e assuntos, para preencher várias linhas e horas de debate.

Uma coisa é certa, mesmo com a falta de apetite para "lutar contra extremistas incapazes de mudarem os seus valores", como diz o Amigo Gonçalo , acho que somos nós, JOVENS, que temos o dever cívico de não virar as costas aos problemas da nossa terra.

abraço,
joaomd

Direcção IAC disse...

As criticas são bonitas de fazer, os cortes nos orçamentos feitos pelo governo tambem o são, agora faço uma questão ao Sr. Jósé Carlos Gomes, o Sr. Sem dinheiro e sem co-financimeto do estado conseguiria trabalhar?
Critica a actual autarquia por não fazerem "nada", ou temos todo ou não temos nada. A autarquia e criticada por fazer e por não fazer, nos já não estamos num governo Salazarista, mas numa democracia Liberal, a coisas que estão mal no nosso municipio, mas o que acontece no nosso municipio tambem acontece em varios outros. No distrito de Viseu somos uma das vilas com um maior desenvolvimento, com uma mair taxa de natalidade. O que Vila Nova de paiva, Armamar, Tarouca entre outras têm mais do que o nosso municipio? Historia? Sim são capz, mas pouco mais do que isso. O poder local teve os seus erros, mas tambem se fosse de outra cor polica os fariam, ninguem e perfeito, Se o governo fosse de uma cor diferente da do poder local seria complicado de trabalhar ou não? Basta lembrar a prolematica que ouve com o Pavilhão Municipal...
Faço uma ultima questão sem ofensa, se fosse autarca deste municipio o que faria para o mudar?
Boa noite

Unknown disse...

Quando nao ha dinheiro nao se contrata pessoas desnecessarias para a camara municipal.
Quando nao ha dinheiro nao se apoia clubes desportivos so por apoiar.

José Carlos Gomes disse...

Algumas pessoas ficam melindradas quando alguém tem um ponto de vista contrário aos poderes instalados.
1) Não tenho qualquer filiação partidária e já votei quer à esquerda quer à direita nas municipais.
2) O projecto da IC26 foi mencionado no encerramento de campanha das últimas eleições do candidato socialista, José Eduardo. Não belisquei qualquer isenção do blogue. Apenas afirmei que a oposição existe, apresenta alternativas e, até, este espaço segue o mesmo trilho ao manifestar interesse no tema IC26.
3) Não se pode confundir divida com passivo. A divida é uma das rubricas do Passivo. Não é o Passivo que é de 5 milhões, a divida ao Fornecedores é que é de 5 milhões, como aqui várias pessoas escreveram.
4) Não fiz ou faço chincana política apenas constato factos. Embora legitimo, questiono se é moralmente aceitável a acumulação de cargos e consequentemente dois ordenados. Sempre fui contra a lei, que foi abolida pelo PS em 2005, das subvenções politicas (reforma antecipada) que os detentores de cargos políticos ainda usufruem por a lei não ter efeitos retroactivos. Pedem sacrifícios e reformam-se em poucos anos!!!
5) Não me revejo no marxismo-leninismo por não conceber China, Cuba, Vietname como não há futuro neste capitalismo desenfreado baseado num “lassez-faire lassez-passer” onde a crise é essencialmente de valores. Governar é difícil mas em Moimenta esquece-se isto.
6) Não tenho que apresentar alternativas porque não sou candidato a nada, mas pago o meu Imposto Municipal Sobre Imóveis elevado comparativamente a outros pontos do Distrito, sou um cidadão com telhados de vidro mas responsável mas CALAR-ME ERA O QUE FALTAVA!

formatted error free disse...

mas na camara de moimenta da-se mt emprego aos amigos q nunca fizeram nada da vida e têm cursos q n interessam a ninguem e tiram os empregos a gente mais qualificada.como tda a gente sabe.
e dps vêm para aqi defender a autarqia. podera. não podem morder na mao de qem lhes da de comer.

assim vai moimenta e assim vai este pais. isto dos job for the boys é uma vergonha.

abraço aos moimentenses q comentam aqi sem interesses pessoais.

carlos disse...

Gostava de saber, quanto é que o nosso município, gasta para poder aquecer a água do novo pavilhão.Eu penso que não é normal nos dias de hoje onde se fala cada vez mais em energias renováveis, e temos um pavilhão com menos de um ano e não está vocacionado para o aproveitamento dessas energias para não falar da piscina municipal.
Em relação aos ecopontos,gostava de saber quantos existem na nossa vila( com tão poucos o icentivo à separação de lixos não pode ser muito).

Moimentense de Gema disse...

Boas...
Em primeiro lugar queria felicitar o Gonçalo pelo excelente comentário, nutrido de independência e irreverência...

João, apenas referi outra autarquia, porque apesar desse endividamento, é uma autarquia em franca expansão e que neste momento se encontra a efectuar uma série de investimentos.
Muitas vezes a dívida é necessária na prossecução de certos objectivos...
A nossa taxa de saneamento básico há 2 décadas era ridícula...
Grande parte do investimento feito foi em coisas primárias (saneamento, tratamento de resíduos, educação, saúde).

O passivo é só Fornecedores e Outros Credores? E os empréstimos bancários e as dívidas o Estado e Entes Públicos não são rúbricas do passivo?

Gostava de saber quais as rubricas do passivo que não são dívida...
Já que alguém sabe tão bem quanto é a dívida a fornecedores, gostava que quantificasse o valor das outras rubricas do Balanço (nomeadamente o Activo), porque só analisando o Balanço completo é que se sabe se a dívida é assim tão excessiva.

A alternativa é o IC26?
Mas será que alguém é contra o IC26 em Moimenta? Será que não é uma questão que extravasa o domínio local? Não será o Ministério das Obras Públicas que tem q autorizar e dar andamento à obra? Vai a Câmara de Moimenta construir a estrada sozinha e depois vende o Edifício da Câmara pa pagar o alcatrão? O IC26 é uma questão essencialmente de falta de vontade política a nível nacional dos vários governos que passaram...
A nós resta-nos o esforço de consciencializar o governo para a importância desta obra nesta região...

Por aqui se vê que só se sabe fazer críticas destrutivas ao que está feito, e não se apresentam ideias (obras) realmente necessárias para o aumento do nosso bem-estar.

Concordo quando dizem que é preciso mudar as mentalidades porque há mt coisa mal em Moimenta e na sociedade em geral , e cabe aos jovens esse processo de mudança.

Cumprimentos
JP

José Carlos Gomes disse...

“O passivo é só Fornecedores e Outros Credores? E os empréstimos bancários e as dívidas o Estado e Entes Públicos não são rúbricas do passivo?

Gostava de saber quais as rubricas do passivo que não são dívida...
Já que alguém sabe tão bem quanto é a dívida a fornecedores, gostava que quantificasse o valor das outras rubricas do Balanço (nomeadamente o Activo), porque só analisando o Balanço completo é que se sabe se a dívida é assim tão excessiva.”

Exerço o meu direito de resposta:

1) Oponho o meu nome em tudo o que faço. Não sou o “Moimenta de Gema” só de nome, sou mesmo moimentense.
2) É certo que numa análise invoquei somente os Fornecedores e Outros Credores para ser mais simplista.
3) O Sr “Moimenta de Gema” numa tentativa de abordagem profissional levanta a questão das rubricas do passivo que não são divida, eu digo-lhe um exemplo: a conta 273 – Acréscimos de Custos e a conta 274 – Proveitos Diferidos. (não confunda compromissos assumidos, processados, não assumidos e por processar – Contabilidade Pública).
4) A Contabilidade Pública é um dos erros grosseiros praticados. É manuseada. Basta ver, se não foi dada autorização por parte do Ministro das Finanças para que esses serviços sejam dispensados, que a edilidade é obrigada por lei a contratar um Técnico Oficial de Contas (TOC) e um Revisor Oficial de Contas (ROC). Onde estão?
5) Mas para que é que eu tenho que saber o valor do Activo para me pronunciar sobre a minha divida? Só existe uma questão: é eu achar se a minha divida é materialmente relevante ou não. Dou mais um exemplo: eu compro um carro, peço o dinheiro ao banco, ou seja, tenho um activo e um passivo e, segundo o parecer técnico do Sr “Moimenta de Gema”, tenho que saber quanto vale o meu carro para puder quantificar a minha divida. ESPANTOSO!!!
6) Não se pode ter ALGUMA razão contra os poderes instalados.

Hugo Santos disse...

Boa tarde,

Aviso já que percebo pouco de economia.

Mas o pouco que sei, e aquilo que li, concordo com o JP ("Moimentense de Gema"). Não tenho a intenção de dizer que o JCG não percebe nada disto (percebe muito mais que eu, pelos vistos) queria dizer que o JP, sabe, ou pelo menos tem a obrigação de saber do que fala porque esta a acabar o curso de economia e portanto, neste tema, temos de lhe dar bastante credito (não sei se o senhor JCG sabe disso, se sabe quem é o João Pedro...).

Se calhar, o Sr JCG interpretou mal o que o JP quis dizer (digo eu) visto que ele aplicou muito termos "técnicos" que não são do conhecimento de todos...
Sempre ouvi dizer que "economia é um tema muito vasto e por vezes de dificil compreensão", veja-se o caso de bancos com grandes lucros em anos anteriores e agora precisarem de ajuda do estado...

Abraço

José Carlos Gomes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Moimentense de Gema disse...

Boas...
Não quero estar aqui a discutir questões técnicas, porque não tem interesse para este tema nem é o objectivo seguramente deste tópico...

Mas, continuo a dizer como é que só com o Passivo eu consigo medir a Liquidez, , Regra do equilíbrio Financeiro Mínimo de uma Entidade?

Essas duas contas que referiu são acessórias ao passivo e não fazem parte do tronco principal do passivo.
Os acréscimos de custos, são, dívidas certas ou quase certas mas apenas não processadas, não deixam de ser dívida.

Referindo o seu exemplo:
" Eu compro um carro, peço o dinheiro ao banco, ou seja, tenho um activo e um passivo e, segundo o parecer técnico do Sr “Moimenta de Gema”, tenho que saber quanto vale o meu carro para puder quantificar a minha divida"

O problema não é quantificar a dívida, é saber como é que a vou pagar, se tenho capacidade para honrar os meus compromissos ou não. Sem o activo isso não é possível...

Acho que todos devemos é procurar soluções para Moimenta e não criticar sem conhecimento total dos assuntos...

Cumprimentos
João Pedro Pereira de Jesus

José Carlos Gomes disse...

É uma verdade Lapalece que só posso pagar se tiver naturalmente activo, quem disse o contrário?

Contas acessórias?!! O principio de especialização do exercício é um dos mais importantes em Contabilidade mas muito mal tratado na composição das demonstrações financeiras (muitas empresas não o adoptam!).

Não fazem parte do tronco principal do passivo? Então como realiza, por exemplo, uma estimativa de férias numa grande empresa que tenha que processar uma massa salarial elevada? Eu sei, você sabe.Vai fazer parte da conta 273 - Acréscimos de Custos, aumenta o passivo. Isto é divida? Está em que conta de Fornecedores e/ou Outros Credores? E se a empresa, por hipótese, falir e não pagar?

"e não criticar sem conhecimento total dos assuntos..."

Esta não é para mim. Tenho experiência profissional e académica mais que suficiente para ter o julgamento que faço ao contrário do que demonstra você.

Deve compreender o seguinte: eu não visto a camisola, não é o PSD local que questiono, são as pessoas que o lideram.

Direcção IAC disse...

Gostaria antes de mais de clarificar algo com o Sr. que se intitula por "Beirão", que disse-se o seu nome, para assim falarmos claramente como pessoas civilizadas. Isso dos cursos que que não interessam a ninguem pode ser que muitos "ditos" "cultos", a acima de tudo "parasitas", "consumistas", que existem na nossa terra, antes de falarem que se informem, e saibam do que estão a falar.Estas pessoas que falam sem saber, á os jornais para lerem, e os concursos para concorrem a nível nacional.
Se entrei para camara foi por que o meu curriculum vitae pesou, e não por tachadas como muita Gente esta habituada.
Gostaria mesmo que se identificasse o sr.Beirão.
Só mais uma coisa a cultura de uma pessoa não nasce conosco adquire-se, se calhar o sr e a pessoa certa para ser o Futuro Presidente da Camara, porque possivelmente como disse no seu comentario, intitula-se como uma pessoa qualificada e que trabalha muito a prol do nosso municipio, nao o disse de uma forma directa mas de uma forma indirecta no seu comentario Uma boa noite

Unknown disse...

Li o comentário do sr. intitulado beirão e não sei porque é q essas palavras causaram resposta ao sr. q se intitula silva.
Acentou a carapuça?

Direcção IAC disse...

A mim a unica coisa que acenta a mim e que me orgulho de ser e digno e o que falta a muita gente desta terra.

Alex disse...

pois parece que assentaram-se aqui uams carapuças...ahaha
Mas bem , não é preciso ter nenhum curso de economia para saber que há um grande débito na camara e que nao e o melhor timing para apresentar o "maior" orçamento de sempre, e tambem não é preciso ser economista para fazer as contas do dinheiro que desapareceu em certos sacos, e de outros que desapareceram mas a justiça ja está a investigar isso...Ora bem, nao vou falar sobre o processo porque obviamente não sei o que realmente se passou, mas nao esperem confiança num executivo embrenhado neste tipo de questões...Porque não é preciso tirar nenhum curso para ver que cheira a esturro(; este é um dos problemas do nosso e de muitos outros executivos camarários... "à mulher de césar não basta ser séria...tem de parece-lo"
p.s - há aqui muita gente que se ofende com pouco...a mim podem-me contestar a vontade, mas se calhar essa é a vantagem de não ter camisola...

Direcção IAC disse...

A falta de dignidade de se identificarem e vergonhosa, as pessoas deviam de falar como homens, e dar a cara. Ou têm medo de alguma coisa?
Somos todos moimentenses, lutamos por um moimenta melhor e unida. Estamos aqui com "Quezílias", onde não há uma unica critica que seja construtiva por parte de muita gente que vem a esta blog.
Vamos ser um nucleo construtivo, e deixar as desigualdades de parte.

João PM Dias disse...

O João Silva tem razão!

Vamos debater ideias de forma construtiva e por os ataques pessoais de lado.

abraço,
joaomd

Moimentense de Gema disse...

Boas...

"e não criticar sem conhecimento total dos assuntos..."

Apenas me referi ao facto de não podermos analisar as contas de uma entidade quando se desconhecem as outras componentes, não se tem o quadro todo e apenas uma parte.
Foi uma crítica objectiva que continuo a manter...


"Deve compreender o seguinte: eu não visto a camisola, não é o PSD local que questiono, são as pessoas que o lideram."

Aqui estão espelhadas as razões das críticas... Ninguém falou em partidos.Isto não é um debate sobre pessoas e muito menos sobre partidos...Independentemente das cores partidárias este tópico procura ideias por parte das pessoas que sejam positivas para a nossa vila...

Alex, eu não mencionei que era aluno de economia, nem tenho de o fazer, nem sou mais do que ninguém por ser ou deixar de ser pois para mim as pessoas são todas iguais...

Apenas expressei as minhas opiniões em relação a um conjunto de afirmações que me pareceram nitidamente subjectivas e não devidamente justificadas em factos concretos...

Continua a haver no blog apenas crítica destrutiva e pessoal, pouca gente apresenta ideias inovadoras...

Eu gostava de apresentar algumas:
- plano local de leitura na biblioteca, com incentivos à leitura principalmente por parte dos jovens, a formação é a base de qualquer sociedade;
- reforço das actividades culturais e principalmente de teatro, apoio para a formação de uma companhia de teatro local
- reforçar o papel das associações culturais existentes e apoiá-las pois o "Homem sem cultura é como uma zebra sem listas"
- maior reforço ás PME, seria positivo a concentração de algumas indústrias de transformação de pedra pois levaria à criação de economias de escala e um possível aumento da quota de mercado nacional e externa (Polimagra vende 70% da sua produção para o exterior)
- apoio à mecanização da agricultura e principalmente à agricultura biológica...
- apoio ao Turismo, com a requalificação de alguns pontos estratégicos do município..
- reestruturação de alguns sectores públicos, com um aumento das qualificações em cada área..

São apenas algumas ideias, penso que é mais importante discutir ideias do que pessoas ou partidos...

Cumprimentos
João Pedro

José Carlos Gomes disse...

Denota uma grande falta de conhecimento ao fazer afirmações dessas mas fica aqui gravado para quem percebe, que não você, do assunto, esta dos acréscimos de custos não fazerem parte do Passivo.Até doí!!!
Quanto à politica, já Voltaire dizia "o homem é um animal politico". Politicamente correcto nunca o fui, sou ou serei.

João PM Dias disse...

Concordo contigo JP.

Resumindo:

Cultura
» Leitura
» Teatro
» Aposta séria numa "Academia de Música"
» Revista Cultural
» Tertúlias
» Debates
» Workshops

Agricultura
» Maçã
» Uva
» Castanha

Turismo
» Rural
» Campismo
» Recuperação de locais de interesse
» "Circuito Turistico Municipal"

PME
» Pedra
» Maçã (Sumo)

Apoio a associações desportivas de acordo com objectivos previamente definidos.

Apostar numa rede wireless disponivel em todos os locais de lazer da vila.

Ligação à via VNPaiva-Sátão.

Execução de algumas variantes à EN 226 e 323, tais como:
» Vila da Rua
» Caria
» Soutosa
» Leomil
» etc
(alternativa ao IC26)

Promover rede pedonal "para todos", ou seja, ter em atenção as pessoas com mobilidade reduzida.

Caracterizar, Divulgar e Dinamizar produtos locais.

Entre muitas outras hipoteses...


abraço,
joaomd

José Carlos Gomes disse...

Para algumas pessoas a edilidade é uma "vaca sagrada" que é inatingivel do ponto de vista critico. Nestas propostas apresentada algumas delas são completamente surrealistas sob o ponto de vista prático mas fica à consideração de cada um.
Mas quando alguém fala de valores, e que a edilidade não pratica, eles ficam todos melindrados a dizer que a minha pessoa é do tipo "bota abaixo".
Grande crónica do Alexandre Fonseca, que sem falar directamente na Autarquia, aflorou um problema grave: VALORES. Não o conheço mas os meus sinceros parabens.
Eu não espero que caia alguma coisa da "arvóre das patacas" e reafirmo, em Moimenta toda a gente se conhece por isso deixem-se de demagogias balofas porque toda a gente conhece a cor de toda a gente.Será por isso que muita gente por ter cor diferente não consegue lugar na edilidade?!!!

Moimentense de Gema disse...

Boas...

Alguma vez me ouviu dizer q os acréscimos de custos não são uma conta do passivo? Disse que não faziam parte do tronco principal do passivo, do grosso do passivo, são contas de acerto...
Não deturpe as minhas palavras para ficar bem visto... Vamos ser sérios e falar de coisas que realmente interessam.

Sabe que mais? Não tenho q lhe provar a si qualquer tipo de conhecimentos e muito menos revejo em si capacidade para os julgar. Sou avaliado semestralmente por professores catedráticos com capacidade para tal.

As ideias são irrealistas? E as suas? Onde estão? Ah, já me esquecia, que é a pessoa com mais posts neste debate e não apresentou UMA ÚNICA IDEIA OU PROPOSTA... Realmente é mais fácil criticar do que criar...Sempre foi e sempre será...
Espero acabar aqui com este debate pessoal, para mim está encerrado.
Sobre capacidades pessoais não debaterei mais.

Apresente mas é propostas construtivas e vamos debater ideias e não capacidades pessoais.

"Criticar é fácil. Acusar é fácil. Apontar os erros alheios é fácil. O difícil é mudar o nosso comportamento. O difícil é ser coerente. O difícil é fazer certa a nossa parte. O difícil é começar a reformar o mundo e a humanidade a partir de nós mesmos."

Boas propostas João Paulo, os meus parabéns. Acrescentaria apenas algumas outras que me ocorreram:
-criação de um parque de merendas na nossa freguesia
-reciclagem de óleos alimentares para serem utilizados na produção de biocombustível

Abraço
João Pedro

João PM Dias disse...

São completamente surrealista? (Risos)
Basta, por exemplo, consultar o antigo PDM (1994/1995) e verificar que grande parte delas (a nível viário) já estavam agendadas.
Se calhar são surrealistas para quem nunca esteve habituado a assistir a coisas diferentes e vive constantemente o quotidiano retrógrado e resignado Moimentense.Mas cada um pensa por si e faz as considerações que bem entender. E tem de saber RESPEITAR!

Se calhar o problema, não é tanto de valores, mas sim de MENTALIDADE. E para quem está fora da vila isso salta à vista.


abraço,
joaomd

PS: A minha cor é o azul e branco e o resto é conversa!

CEASARTEAM disse...

Malta, tudo muito bem para aqueles que tiraram um curso, mas penso que para se ser um bom profissional ou se saber fazer bem algo, não é preciso ter um canudo...

Há muitas pessoas espalhadas no nosso país, sem canudos, e que conseguiram realizar-se profissional, exemplo disso temos o Xico Lucena (ver notícia do Jornal Beirão).

João PM Dias disse...

Ora aí está!

Concordo. Temos muitas provas dadas disso.

abraço,
joaomd

Direcção IAC disse...

Concordo Plenamente com o comentario do SR. X-man.
Vamo-nos unir, em plenitude e numa força unica e deixar as Divergências de parte.

Ass: João Silva

José Carlos Gomes disse...

Em primeiro lugar caro João não é você que me dá lições de ética e moral porque eu sei RESPEITAR.Quanto a ser retrógrado e resignado eu é que me RIO e não você. Depois vem falar em respeito, acho graça!!!
Dou em exemplo para verem que algumas delas são surrealistas:acham que a agricultura biológica do vista comercial é viável! Nem em espaços latifundiários o é!
Quanto às considerações técnicas foi alguém que começou a questionar a divida por dizer que gostava de saber qual as rubricas que, para além das que mencionou, que não faziam parte do passivo, ao qual eu respondi:Acréscimos de Custos e Proveitos Diferidos que tem uma importância extrema no Passivo.Por isso...
Tenha cuidado com as palavras porque parece quem não parece saber respeitar é você.

Unknown disse...

Como estou dentro das questoes de agricultura estou a estabelecer um projecto de agricultura biologica para esta regiao. apos pesquisas e estudos verifica-se que é rentavel seja qual for o tipo de produçao. muito mais vantajoso que a maça. é começar.

Moimentense de Gema disse...

Boas...

A agricultura biológica é viável e penso que muito positiva, traz muitas ventagens e passa por aí o futuro deste sector.

Pedro M. a maior sorte para esses projectos, espero que corram da melhor maneira e se possível que sejam implantados no nosso concelho. Seria uma mais-valia...
Boa sorte

Abraço
João Pedro

João PM Dias disse...

Boas,

Ouvi dizer que o parque de merendas vai ser feito no local que estava previsto para o parque radical (B.N.Sra. Fátima). Alguém me confirma a noticia ?

De facto, a agricultura biológica parece ser um investimento interessante.

abraço,
joaomd

João PM Dias disse...

“A democracia baseia-se no pressuposto de que não há homens que nascem para mandar nem existem outros que nascem para obedecer; mas que todos nascemos com a capacidade para pensar e, portanto, com o direito político de intervir na gestão da comunidade da qual fazemos parte. Mas, para que os cidadãos possam ser politicamente iguais, é imprescindível, que em contrapartida nem todas as suas opiniões o sejam: deve haver algum meio de hierarquizar as ideias na sociedade não hierárquica, potenciando as mais adequadas e afastando as erróneas ou prejudiciais. Numa palavra, procurando a verdade. É exactamente esta a missão da razão, cujo uso todos partilhamos (antigamente as verdades sociais eram estabelecidas pelos deuses, pela tradição, pelos soberanos absolutos, etc.). Na sociedade democrática, as opiniões de cada um não são fortalezas ou castelos onde se encerram como forma de auto-afirmação pessoal: «ter» uma opinião não é ter uma propriedade que ninguém tem direito a tirar-nos. Oferecemos a nossa opinião aos outros para que a debatam e, por seu lado, a aceitem ou a refutem e não apenas para que saibam «onde estamos e quem somos». E desde logo nem todas as opiniões são igualmente válidas: valem mais as que tenham melhores argumentos a seu favor; as que melhor resistem à prova de fogo do debate, com as objecções que lhes são colocadas.

Se não queremos que sejam os deuses ou certos homens privilegiados que usurpem a autoridade social (quer dizer; que sejam quem decide qual é a verdade que convém à comunidade) não resta outra alternativa que submetermo-nos à razão como via para a verdade. Mas a razão não está situada, como um árbitro semidivino, acima de nós para conciliar as nossas disputas, mas funciona dentro de nós e entre nós."

Fernando Savater; As Perguntas da Vida.

Direcção IAC disse...

Aqui esta um comentario valido e credivel, palavras sábias.
Um abraço para João Paulo Dias
Ass.João Silva

Luís André sá disse...

Bem se a tertúlia é o estado actual de Moimenta, pois bem...
Caros amigos respeitando todas as opiniões aqui dadas, não acho que um complexo desportivo seja de longe essencial e emergente para o concelho...não querendo massacrar demasiado o assunto da crise mundial pela qual todos nós passamos de uma maneira ou de outra, o que me preocupa verdadeiramente são fontes de investigamento rentável e estrategicamente implantados no concelho...ainda há pouco tempo soube de mais um grande negócio por parte de uma empresa que tencionava implantar-se na zona industrial e criar pelo que ouvi cerca de 150 postos de trabalho saiu perfurado, e para não variar a burucracia e muito provavelmente a indisposição da CM para ouvir novas propostas, influenciaram a vinda de interesses por parte da CM de Trancoso, onde se encontra actualmente o dito empreendimento...e não vamos mais longe, temos actualmente premiado pela ACIC o projecto do amigo Saúl(que aproveito para felicitar)...será que nem com um louvor destes a autarquia se apercebe do quão mais valioso iria ser implementar um negócio pioneiro e que poderia ser precursor na vanguarda da inovação para outros concelhos de Portugal?

Outro exemplo e voltando a bater na mesma tecla que há muitos anos está desgastada, é o nosso querido IC26...quando é que nos vamos aperceber que esse trajecto nunca vai existir? A vila está há anos anciando esse itenerário, ou porque era bom, ou porque era rentável para a economia local...era sem duvida um "antro de dinheiro" que puderia vir a evoluir o concelho...e aqui se demonstra bem o problema da gestão dos grandes...Moimenta estagnou de há dez anos para cá, a autarquia vive de ilusões e desejos que há muito estão provados como falhados...e não reagem a essas situações, deixam-se ficar na comodice da inércia porque aasim olha «nem fazem nem desfazem»...dou um exemplo que apesar de ainda estar "apenas na boca", acredito e bem que se concretize...Tarouca mesmo aqui ao lado, consta-se que não vai esperar pelas indecisões e burucracias do estado em atribuir verbas e vai passar aos actos...parece que a autarquia em plena fase de crecimento vai por em pratica a construção de um nó que liga a cidade à A24...amigos isto sim é crédito e iniciativa (volto a referir que ainda não existe qualquer tipo de confirmaçao de...)

Depois pegar numa questão que a mim me interesse pessoalmente...a cultura! oes beme no planeamento urbanístico e na aprovação de novos projectos estamos muito mal, então a este nível valha-me a santa...um auditório que a mim ninguem me tira da cabeça que foi construido apenas para por uma tela de filme para servir e trazer o cinema para a vila...amigos quando se investe numa obra como esta temos de fazer um planeamento das diversas situações a que pode estar exposto para lhe trazer uma maior rentabilidade...concordo sim com o cinema naquele espaço, mas tenho teem de concordar também que se quiser fazer um lançamento de um livro ou apenas uma conferência que tenha mais de 10 convidados, deparamo-nos com um palco de dimensões RÍDICULAS...há uns bons anos atrás a companhia de teatro da serra de montemuro veio apresentar um espectáculo que se encontrava em digressão naconal...e à chegada deparam-se com espectáculo cómico que pa rir não tinha nada. Mas pior que isso e isto sim é muito grave, foi essa companhia levar literalmente com o cenário em cima...desabou todo um cenário em pleno espectáculo (sem palavras)...
Outro espisódio que esse ainda teve menos piada para mim foi ter feito teatro durante 7 anos num grupo que sempre sempre dignificou o nome de Moimenta desde o Norte até V.real de sto António e há quase dois anos ter-se realizado em Moimenta o encontro nacional de teatro de escolas é um evento cultural que trás grupos de Portugal e nesse ano até do Brasil...e ter-me deparado com a incapacidade rídicula de trabalhadores da CM que me irritaram profundamente...temos um auditório que tem um palco reduzidissímo e que ainda por cima não tem material de apoio técnico...através da escola tivemos de ir a Campo Benfeito(Castro Daire) alugar à CTSM todo o material a nível da luminotécnica...e no 1º dia de encontro a 3 horas do 1º espectáculo deparo-me com o material ainda todo no chão...acho que isto demonstra o estado em que a Câmara está e QUER ESTAR! Numa terra que é ZERO a nível de produções de eventos, em vez de se aproveitar eventos de grandeza nacional como este para se transparecer uma boa imagem da terra não...secalhar a ilusão do IC26 ocupava-os demasiado na altura.

Enfim isto é um ciclo vicioso que mete nojo até aos mais incultos. Temos um auditório que se deveria chamar Cinema...Temos uma Biblioteca que se deveria chamar OTL(ocupação de tempos livres) para meia dúzia de crianças que depois das aulinhas de manhã vão toda a tarde para a net ou para os jogos,e que nem sequer ao sábado está aberta...temos um pavilhão que nem um ano tem, e nem sequer foram cpazes de criar duas bancadas nos extremos para poder acolher provas de alta competição a todo o nível desportivo que envolvam claques...temos uma necrópole na serra, que se hoje formos a Espanha vemos antas que foram retiradas dali...enfim uma infinidade de situações rídiculas e insólitas que me deixam triste e envergonhado por em certas alturas dizer que sou de Moimenta...

Mas nem tudo é mau...e mais tarde prometo das os prós que vejo e aí sim me fazem ter orgulho em dizer a minha anturalidade...

Abraço a todos
Luís André Sá

Direcção IAC disse...

Queria só fazer um aparte, e que não me leve a mal, comentando uma coisa que disse no seu comentário que não e verdade, a biblioteca esta aberta aos sábados, poderá dirigir-se ao local, que tem fixado o Horário de Inverno, mas também não nós podemos esquecer da geração em que o amigo Luís vivia, a nível da união e do Associativismo que hoje esta completamente estagnado na nossa vila e nosso município. Durante os anos que estudei em Moimenta havia uma grande união entre os colegas, lembro-me bem do Grupo de Teatro que representava a nossa escola e não só também o próprio Município onde estão integrados, e havia actividades que eram feitas também a nível cultural como por exemplo o festival amador da canção, que era a imagem de marca da nossa escola na semana cultural, ainda te lembras disso? Eram iniciativas destas que o nosso município precisa. Amigo Luís acho que te posso tratar assim fazia-te aqui um repto, porque que não avanças com um grupo regional de teatro em Moimenta? Eu avanço com o festival amador da canção? Todos nos temos de estar unidos para melhorar o nosso município com ideias que são muito validas, e acima de tudo renovadas.

Luís André sá disse...

Claro que sim não sou senhor muito menos Doutor(lol)...sim logo após ter publicado este comentário fui informado de que a BMAR já se encontra aberta aos sábados...e aproveito para corrigir o erro!

Depois concordo contigo nesse ponto, os tempos e as gerações amplificaram-se e a verdade é que como em Moimenta são raras as vilas em Portugal que ainda se denote um esforço na área do associativismo...e neste aspecto Moiemnta está mal, mas não tão mal como infinitas vilas por este Portugal.

Relativamente ao Festival da canção realizado na semana cultural da scundária, era um evento que trazia em tempos muita gente de outros concelhos...mas como td a inovação não aconteceu e a piada da "coisa" foi morrendo...

Actualmente encontro-me em COimbra numa licenciatura de Estudos Artísticos, e como sabes a área a nivel de emprego está bastante reduzida...e não é numa região do interior como Moimenta que posso dar asas e expandir a minha cultura(infelizmente)...contudo não escondo que esse era um projecto que gostaria de ver trabalhado. Mas como tenho referido em vários comentários isso implicaria grande abertura de comunicação com a CM e apresentar um bom projecto e principalmente ter tempo para o estruturar...teria de ser um projecto bastante bem calculado de forma a ter um futuro estável e principalmente uma auto rentabilidade...e mais uma vez isso implicaria a mudança extrema da mentalide da população em acolher projectos na área das artes em geral...enfim sonhos!

Fica a ideia talvez para desenvolver mais tarde...esperemos!

Abraço amigo Silva