quarta-feira, 25 de março de 2009

"Estatística" - Índice de Centralidade dos Centros Urbanos

O Índice de Centralidade pretende avaliar e hierarquizar a importância dos Lugares Centrais (Vilas, Cidades) com base nos bens e serviços que possuem e na frequência da sua utilização.

Estes serviços podem ser por exemplo, um Tribunal, Correios, Hospital, Bombeiros, Segurança, Finanças, Biblioteca, Escolas, Museu, Restaurantes, Hotéis e muitos outros.

Do estudo realizado pelo INE em 2004, ressalta a evidência da concentração geográfica dos centros com maior Índice de Centralidade no Litoral de Portugal. Apenas Lisboa, Vila Nova de Gaia, Cascais e Coimbra possuém os 117 serviços considerados na análise.

Lisboa lidera este Índice e apresenta um valor que é quase o dobro do valor do Índice de Centralidade do segundo centro urbano mais central - Vila Nova de Gaia. Fazem parte do lote dos 5 Centros Urbanos com maior importância, o Porto, Braga e Santa Maria da Feira.

A "nossa capital" de distrito - Viseu, surge no 21º lugar e é o Centro Urbano do Interior do País com melhor classificação.

Moimenta da Beira surge no 147º lugar a nível nacional e no 6º lugar a nível distrital, muito próxima do 5º lugar ocupado por Santa Comba Dão. Situou-se à frente de algumas cidades próximas, entre elas Trancoso (214º) e Tarouca (242º). A "nossa" vila classificou-se à frente de alguns Centros Urbanos do Sul do Distrito, como são os casos de Nelas (170º), São Pedro do Sul (173º), Vouzela (201º) e Carregal do Sal (218º). Em relação ao Norte do Distrito de Viseu, Moimenta classifica-se no 2º lugar, atrás de Lamego.

Parece-me uma boa classificação neste Índice de Centralidade, o que mostra a nossa importância nesta região e a nossa diversidade e especialização em determinados bens e serviços quando comparadas com os concelhos vizinhos.

Para consultarem a totalidade do estudo do INE, podem visitar o sítio:http://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes&PUBLICACOESpub_boui=11355051&PUBLICACOESmodo=2

Dêem os vossos comentários e opiniões.

João Pedro

32 comentários:

Unknown disse...

É um bom estudo mas nao significa nada.
A mentalidade dos que ca vivem continua em ultimo.

Moimentense disse...

Boa noite,

Bom post, parabéns.

Que raio de comentário este do Pedro M. O que tem esse comentário de relacionamento com o post colocado?

Nada.

Concordo consigo quando fala da mentalidade das pessoas mas engana-se quando pensa que é so em Moimenta, há lugares bem piores e aqui bem perto. Aliás o interior é todo assim e Moimenta não é tao "negro" assim como fala.

Que eu saiba o estudo não abrage a mentalidade. E se voce mora em Moimenta é porque cá há variados serviços e comercio. Se calhar voce não moraria cá se não estivessemos tão bem classificados. Se tivessemos em último era sinal que não havia nadinha em Moimenta.

Acho que o post demostra bem o "poder" de Moimenta no distrito. Não é só falar mal, também temos que elogiar quando as estatisticas demonstram isso.

Cumprimentos

Unknown disse...

Mais um comentario PSD.

Moimentense disse...

Olha que não. Tás bem enganadinho.
De qualquer maneira gostei do teu reparo, é sinal que tentas ver coisas mas olha que quem tanto quer ser "adivinho" por vezes engana-se redondamente.

Mas como te digo, tas enganado.
É caso para dizer "olha que não, olha que não".

Isto é o tipico de quem quer ver politica onde ela não há.
Sempre que alguém elogiar Moimenta ou algo de Moimenta (até umas estatisticas) quer dizer que é do PSD? Se uma criança de 5 anos elogiar Moimenta coitada, já comenta politica e é tão nova.

Não pensem só em "politiquices" meus amigos. Há mundo (e grande, enorme) para além da politica.

Alex disse...

Este é um dado estatistico, e como tal pode ser usado como bem quisermos. Em comparação com Tarouca Moiemnat está melhor, em comparação com outra localidades está bem atrás...Não tiro grandes conclusões com este estudo, é sim util para caracterizar a vila, e para vermos o quanto o interior está cada vez mais desertificado

Alex disse...

desculpem os erros esqueci-me de corrigir !

Rocitan disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Moimentense de Gema disse...

Boa tarde,

Este Estudo nada tem a ver com mentalidade, nem com a população, quanto muito, apenas com a competência dos Moimentenses na prestação dos serviços.

Este Estudo do INE incide sobretudo sobre as infra-estruturas existentes nas várias localidades.

Parece que há pessoas que só querem ver política em todos os comentários. Estes dados foram recolhidos pelo INE, apenas os transmiti porque os estudei na cadeira de Economia e Desenvolvimento Regional e pareceu-me interessante.

Moimenta está à frente de várias cidades, e chega a ser considerada um dos 5 Lugares Centrais sobreequipados em relação à dimensão da sua população.

Tarouca neste Estudo é considerada com 2 freguesias e mesmo assim fica bastante atrás de Moimenta.

Com a construção do SUB, penso que o principal critério que nos falta para passarmos a cidade é a população, teríamos que nos juntar a outras freguesias.

Cumprimentos
JP

Alex disse...

Pois é...mas há ai muita gente que preferia que não se falasse de politica, nem de camara..é bem mais fácil ficar deslumbrar por estatisticas estéreis enquanto observamos a desertificação progressiva de Moimenta...mas estamos melhor que tarouca WOW!
Não é novidade nenhuma que mesmo assim estamso melhor que algumas vilas á nossa volta...mas será que isso chega?só se for para os defensores da honra da vila que vem detractores em todo o lado.

Hugo Santos disse...

Boa tarde,

Como não percebo grande coisa disto limito-me a dizer que, na minha opinião, estamos bem classificados e é sempre bom olharmos para as estatisticas e desde que seja uma estatistica positiva como esta, é sempre bom ver que estamos bem classificados e que estamos à frente de TODOS os concelhos que nos rodeiam geograficamente.

Quem tem orgulho em ser Moimentense orgulha-se sempre de ver estatisticas destas, digo eu.

Parabéns ao JP pelo post. Que seja o 1º de muitos.

Abraço a todos

Moimentense disse...

Boa Tarde a todos,

Como é possível que os comentários do Alex sejam tão previsíveis?

Não há um comentário em que não metas politica.
Não há um comentário que não critiques seja o que for.
Não há um comentário em que saibas elogiar seja o que for (a não ser quando vens elogiar amigos teus porque de resto.............)

Tenho uma proposta para ti, faz um comentário em que fales por exemplo do departamento das finanças de Moimenta da Beira. Comentário não, já que tens crónicas neste blogue faz um post sobre esse departamento. Vou gostar de ler, sinceramente.

Se calhar vais dizer que é o melhor departamento a nível nacional e internacional porque, entre outras razões que toda a gente conhece, não pertence á CM. mas pertence ao estado (governo) por isso...tou na dúvida, não sei se irás elogiar ou criticar.
Esse post iria ser menos previsivel que todos os teus comentários e posts feitos até agora porque, coisa mais previsivel não há.

Como é possivel, numa estatistica, publicado pelo INE, OBVIAMENTE boa para Moimenta tu vires falar de tudo menos da estatistica.

Sabes que as Finanças (Departamento) entra nesta estatistica? Espero que ao menos tenhas lido o post antes de começar a comentar (esperos que não tenhas lido só o titulo do post e que depois tenhas partido para os teus comentários criticos).

Abraço alex.

PS: Mais um desafio, tenta escrever 2 frases sem meter politica no meio. ;)
Sabes comentar futebol p.e?
O blogue do CDR precisa de colaboradores. :D

Alex disse...

Moimentense
quem faz referencias tao baixas ao emprego dos meus pais, nao merece resposta.o teu baixo nivel de argumentação resolve-se com insultos, de mim nao levas nada a nao ser desprezo. Já agora , debaixo de tanta coragem, havera um nome verdadeiro? nao me parece...e que eu nao escondo a cara de ninguem ja de ti nao se pode dizer o mesmo.
p.s - nao conheco o departamento de finanças. os meus pais trabalham numa repartiçao publica.
p.s 2- nao quis de modo algum denegrir o post do jp, esta estatistica como disse anteriormente é pertinente

Alex disse...

além disso, que eu nem li bem o teu comentario de tao baixo nivel que é, se pesquisares encontrarás elogios a varios artigos e iniciativas, deves precisar de óculos.
Eu ja concorri e fiz campanha em moimenta contra o meu pai que era do p.s,pelo bloco de esquerda para as legislativas, u nao teria o minimo pejo em crtiticar as finanças ou outro departamenteo se fosse esse o caso.Mas prefiro concentar
as minhas forças em criticar o executivo camamrário, esse que defendes com unhas e dentes.
Mas pá, se tas frustrado com os meus artigos, escreve um que o joao, mesmo estando farto de ti (pudera) deve publicar.ou então arranja uma vida.ou então vai pos blogs do record.Mas diz alguma coisa de jeito a nao ser atacar pessoas que nem conheces, coisa que nunca fiz.eu falo de ideias.sem hipocrisias e sem abraços

Gonçalo Coelho disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Gonçalo Coelho disse...

Moimentense:
Eu penso que educadamente todos temos o direito de concordar ou discordar, ou melhor, o senhor tem todo o direito a criticar as ideias de quem quer que seja, (muito sinceramente até já vi muita discussão saudável neste blog), agora ataques pessoais que roçam o insulto desculpe mas não sou de acordo.
Aquilo que acabou de fazer é de uma má educação tremenda.
Em primeiro lugar o senhor assina com um nome em que todos ficamos sem saber quem o senhor é - COBARDIA (se quer compor alguma da sua má educação assuma pelo menos a pessoa que é, garanto-lhe que só fica a ganhar).
Em segundo lugar parece que derivado a não ter poder de argumentação parte para o insulto (claro nada mais facil e pouco trabalhoso).
Moimentense sabe quem não deve não teme por isso é que pessoas que assumem os seus nomes podem dar-se ao luxo de escreverem o que bem entenderem!
Este seu post de insulto fica marcado como algo do pior que eu já vi neste blog!
Sabe é tão bom ser livre e dizer o que bem me apetece, sem ter que esconder a minha pessoa! Tem que experimentar!
Esta sua maneira de ser enerva-me bastante, contudo tal como já foi dito: " o teu baixo nivel de argumentação resolve-se com insultos, de mim nao levas nada a nao ser desprezo".
E fico por aqui!

RMLR disse...

Caros bloguers,
Opinião todos podem e devem te-la.
Agora não metam a politica onde ela não é chamada. POis se á coisa neste País menos credivel e com falta de rigor e seriedade... é mesmo essa, a POLITICA!
Se querem fazer campanha, não é criticar o poder autarquico, mas sim vir com ideias novas para o bem e melhor desta Vila. Até porque a parte mais fácil de fazer politica é criticar o actual poder. Mas disso está o País cheio, e já ninguém acredita neste tipo de postura. Sejam diferentes.
Quanto ao post, que é disse que se deve falar, é muito interessante, ainda mais vindo de uma entidade, isenta que nada deve sofrer de coacção. E se mesmo sendo estatistca, é sempre bom ver Moimenta muito acima dos restantes concelhos do distrito, e mesmo acima de algumas cidades.
Continuação de boas e fumentadas opiniões!!

Rocitan disse...

"POis se á coisa neste País menos credivel e com falta de rigor e seriedade... é mesmo essa, a POLITICA!
Se querem fazer campanha, não é criticar o poder autarquico, mas sim vir com ideias novas para o bem e melhor desta Vila"

É uma no cravo e outra na ferradura!!!
Perplexo fico com este comentário dado que no caso dos "magalhães" veio criticar o poder central, ao invés, a CM, vaca sagrada, não pode ser questionada.Fica-nos o consolo: Em Moimenta toda a gente conhece a cor de toda a gente estes são os responsáveis pelo estado da vila

Hugo Santos disse...

Bom dia

Não percebo o porque de tanta polémica num post que deve ser de orgulho para todos, pelo menos para quem quer ver as coisas sem politica metida nisto.

Como o INE é independente de politica, so me resta dizer que tenho bastante orgulho em ver esta estatistica.
Se há coisa que me orgulha como Moimentense é ver a minha terra reconhecida, nem que seja em estatisticas.

Supostamente isto é um post de estatistica e que nada tem a ver com politica mas...

Assino por baixo este ultimo comentario do RMLR.

Abraço a todos

Moimentense de Gema disse...

Boas...

Já antes de publicar este post, tinha pensado que há pessoas no blog que preferem notícias más para virem aqui criticar...

Isso confirmou-se e não é admiração para quem segue este blog.

As estatísticas valem o que valem, é verdade. Mas num caso em q elas são positivas (penso que é reconhecido por todos), há pessoas que são capazes de virem para aqui pôr política e criticar coisas sem fundamento nem ligação com o post.

É pela crítica e pela mudança que a sociedade avança, mas n é por este tipo de críticas cegas, que a sociedade e em particular a nossa vila florescerá.

Será que não é a iniciativa privada, ou a falta dela, o nosso principal problema? Onde está o empreendorismo, a união, o orgulho em Moimenta?

As pessoas em Moimenta preferem criticar os outros do que fazer alguma coisa pela vila. E se alguém faz ainda é criticado.
É a nossa mentalidade. Se algum vizinho compra um carro novo, já vai ser criticado pelos outros, que não sabem como ele tem dinheiro para isso.

Quanto à desertificação da vila, infelizmente é um fenómeno nacional e estrutural que deve ser combatido por políticas nacionais de apoio efectivo ao interior do país e até hoje nenhum governo as tomou. Não basta baixar em 5pp. a taxa de IRC no interior e esperar que venham empresas. As medidas devem ser alargadas aos vários domínios.

Espero que num próximo Estudo do INE, Moimenta ainda suba alguns lugares. Isso é bom para todos nós.

Cumprimentos
JP

Rocitan disse...

O problema neste espaço é que se comenta não o post em si mas sim o comentário de quem comenta. Parece que as opiniões devem seguir o trilho.
Quem teve a ideia de colocar o Alex como contribuidor merece aplausos pois teria que haver uma espécie de contra poder.

Alex disse...

vamos ver uma coisa, esta noticia nao e má.obviamente nem tudo é mau, e so uma questão jp de vermos a critica nao como algo destrutivo mas como uma possibilidade de construir algo melhor...Se fosse só para deitar abaixo moimenta e as pessoas, podes ter a certeza que não perdia o meu tempo por aqui!
de qualquer maneira achei pertinente este tema, e espero que nos apresentes mais e partilhes coisas da tua area!
abraço

Gonçalo Coelho disse...

É verdade que muitas vezes existe fuga ao assunto a que o post se refere.
É lógico que relativamente ao post que o JP apresentou, só posso ficar contente!
Agora, daí até ter o direito de ofender uma pessoa só porque não sou da opinião dela vai uma grande diferença. E aí é que reside um grande problema com que as pessoas não conseguem lidar: "se não és da minha opinião és uma má pessoa, por isso vou ofender-te".
Temos que nos habituar a saber lidar com a critica, todos temos o direito de pensarmos da forma como bem desejarmos.
A minha ideia aos olhos dos outros pode ser a mais descabida de todas, mesmo assim não tenho o direito de ser ofendido (se não ofender ninguém lógico).
Vamos lá separar as águas.
O meu post anterior, relativamente ao post que o JP postou, nada falou, falou sim de uma ofensa muio grave que o COBARDE Moimentense fez o favor de publicar (tal como já tinha ofendido outras pessoas). Cm vcs dizem que não é necessario levar td para a politica (e com razão),como também n necessitamos de nos ofender uns aos outros certo?
Agora não me venham pedir para ser de acordo cm as ofensas que o COBARDE Moimentense tem feito.
Penso que o tom ofensivo do COBARDE Moimentense está à vista de todos, e é só isso que eu critico, ou será que não estou certo?
Quanto ao post, como já disse, deixa-me contente como moimentense que sou, um post muito importante para este blog, parabéns JP.

Abraço a quem tem a capacidade de discussão!!!

João Marques Pereira disse...

Deve-se dar valor qundo é merecido,e Moimenta vem o merece comparativamente aos municipios vizinhos,( mas temos de ser melhores) , mas também opinar ou criticar para o bem de tudo isto quando as coisas estão mal.....como as obras na estrada principal, é uma vergonha(arranjinho mais arranjinho), temos ali um gabinete de obras ou coisa parecida, de categoria é só diplomados e ao fim ao cabo é so amadorismo ...digamos imcompetência"rasga ou tira paralelos para colocar semaforos, rasga por causa das infiltraçoes, agora são as caixas, estamos numa media de 2 caixas de saneamento por semana.....cá para mim as "obritas" ainda vão durar até á campanha eleitoral...Descuçpem lá mas tinha de ser dito...
De tudo o resto so tenho de me orgulhar desta nossa terra do demo...é um bom resultado estatistico.....

Cá pra mim o sr. Moim..teve de pagar alguma multa devido a imcumprimento como contribuinte,eh eh eh....




Cumprimentos e saudinha para todos
João Marques Pereira

Moimentense disse...

Ora muito boa noite,

Parece que sentiram a minha falta porque já fizeram 2 comentários cada um (refiro-me ao Alex e ao Coelho) sem eu ter feito nenhum pelo meio e isso significa que eu afinal mexi um pouco aí com o sistema nervoso.
É caso para dizer "PORQUE SERÁ?". (já respondo mais abaixo)

"de mim nao levas nada a nao ser desprezo"

DESPREZO é tudo o que menos têm tido, sabem porque? Porque se calhar eu não disse mentira nenhuma. E desprezo que eu saiba não é estar sempre a falar de mim e sempre a vir ver se já respondi. Cá pra mim no vosso dicionário desprezo não quer dizer a mesma coisa do que aquilo que vem no meu.

Ao Coelho só tenho a dizer que quem não quer ser lobo não lhe veste a pele.

O vosso problema não é a falta da minha assinatura. O vosso problema é que eu disse as VERDADES todas.
Não disse nenhuma mentira, não insultei ninguém. Estão a fazer um filme porque querem.
Pensei que já tinham idade para se deixarem de fazer passar por coitadinhos e por vitimas. Isso é uma atitude de adolescentes/crianças.
Mas se querem ir por aí continuem.

As verdades são duras de ler, eu sei.
Eu não disse nenhuma asneira, não maltratei ninguem. Não insultei ninguém. Só porque me referi ao departamento das finanças WOW (como diz o alex) que filme fizeram.

Não disse nada que as outras pessoas não pensam. Apenas o escrevi. Façam uma sondagem para ver se a maior parte da malta que vem ler os comentários (e não comenta) se não concordam comigo.

Só porque disse umas verdades vieram com as cenas do não assinar e outros argumentos.

Isso mostra muita coisa. Mas deixem lá, independentemente do que digam eu sei que disse a verdade, não fui mal educado e sei, e voces também sabem que MUITA gente pensa o que eu escrevi.

Quanto ao Alex ser defendido pelo Gonçalo de forma tão aguerrida, só tenho a dizer que compreendo perfeitamente. Eu faria o mesmo com um amigo meu que estivesse a ler as verdades todas. Claro que defendia o meu amigo mesmo sabendo que era tudo verdade. Isso é como uma etnia, um é atacado os outros vão em seu auxilio.

Quanto ao filme que fizeram sobre o meu comentário, só tenho a dizer que antes de eu comentar (com este nome de perfil) já houve comentário muito piores, com asneiras e tudo e nunca houve "defensores da pátria". Nunca precisei. Já houve tantos insultos a tanta gente e nunca houve este filme e este teatro de vitimização. Mas quando se sabe que é verdade o que se diz...faz-me mil e uma coisas para se tentar abafar o assunto.

Será que foi por falta de assinatura que aquilo que disse foi tudo falso? Não me parece.
Será que por faltar uma assinatura o meu comentário foi uma má educação?
Depois do meu comentário já os houve bem mais "mal educados" e não foram abafados porque?
Eu responde de novo, porque não dizia as verdades logo não havia motivo pro teatro da vitimização.


Mas se é por falta de assinatura não se preocupem, eu se quiser lanço o meu nome proprio. Correm é o risco de não me conhecer pelo nome proprio, so pela minha alcunha mas isso...depois ainda mudam e em vez de faltar assinatura fazem um filme por outra coisa qualquer por isso...fico por aqui.

Cumprimentos ao Alex e ao Gonçalo.
Gostei de ler os vossos comentários. Tive alguns minutos a rir devido à comédia e teatros que fizeram em cada frase. PARABÉNS.

Saudações Moimentenses.

PS. Eu sou muito amigo deste blogue porque ao "crtiticar" o Alex trouxe para cá a sua "teia" de amigos o que é optimo para as estatisticas do Blogue. Ah e também tenho arrastado muitos amigos meus que sabem que comento cá. Tem sido uma comédia as conversas sobre o tema "BLOGUE" aqui pela vila. Sempre pelas melhores razões claro.

Unknown disse...

No meu tempo, quem dizia verdades era quem dava a cara. Mentiroso e bluffer é quem se esconde atrás de outrem e usa um nome cuja riqueza não merece tal desfeita e isso é pecado.
O palavriado bonito é treta (como dizem os mais jovens) e quem sai valorizado disto tudo são aqueles que realmente dao a cara e aturam estas truanices. Meu oriundo, porque não comentas a estatistica e deixas os outros serem como sao? Ou és o pai do mundo?
Deus esteja convosco

Alex disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Alex disse...

o moimentense fala fala, ri-se com os amigos, mas os pais dele não posso eu atacar, pois não sei quem são.È a vantagem da cobardia!abdico dela no entanto (;

RMLR disse...

Caro "Rocitan", nick que esconde uma possivel pessoa credivel, pois não dá a cara!
Perplexo fico eu, em constatar que anda mais atento ao que eu escrevo, do que á maioria das ideias que aqui são debatidas.
Só tenho um comentário a fazer, falas falas e não dizes nada.
Para esclarecer, Sou Moimentense com muito orgulho, critico o que tenho de criticar, seja do poder local ou nacional. E não moro em Moimenta, como tambem não voto em Moimenta, por isso é-me indiferente a cor politica que representa o poder da terra. Desde que façam o melhor por ela!
Quanto á minha cor politica, é a branca... da transparencia.

Quanto a futuros comentários meus, se quiseres posso avisar. para que possas vir aqui contrapor! já que não sabes mais! deve ser dificil ter ideias e cultura para mais!

Cumps.....

RMLR disse...

"O problema neste espaço é que se comenta não o post em si mas sim o comentário de quem comenta. Parece que as opiniões devem seguir o trilho."

Vê-se!!!!!

Moimentense disse...

Ora cá estou de novo,

Amigo Alex queria comentar o teu ultimo comentario e ficamos por aqui nesta discussao, não adianta. Focamo-nos no tema do(s) post(s) e deixemos disto porque senão tanto tu como eu repetimos as mesmas "acusações". Se não aceitas as verdades ditas por mim, isso nao é problema meu. Muita gente se reve nelas. São o pensamento de 80% dos visitantes deste post (15% sao seus amigos e 5% são neutros que é pra não ser 85% a pensar tal como escrevi).

"o moimentense fala fala, ri-se com os amigos, mas os pais dele não posso eu atacar, pois não sei quem são.È a vantagem da cobardia!abdico dela no entanto (;"

Os meus amigos apoiam-me tal como os teus vem aqui defender-te. É igual. Rimo-nos como tu te ris das criticas que fazes. É igual.

Ou tu não leste bem ou então não sei o que dizer para te ecplicar. Não tratei mal os teus pais, não os insultei. (isso dos teus pais foi um tema para tentares abafar as minhas verdades mas eu percebo bem essa táctica). O que te "pedi" foi para fazeres um comentário ou post sobre o estado do departamento das finanças de Moimenta da Beira. Não te disse pra insultar ou criticar os teus pais. Aliás, eu nem falei directamente dos teus pais (apenas do emprego deles e de mais alguns funcionarios, sem grandes maldades). Tu falas constantemente do emprego dos outros. Então quer dizer que atacas todas as pessoas desses empregos é? Se assim entendes, está provada uma das verdades que eu disse. Simples.

Vitimização comigo não "cola".

Por mim fica por aqui este assunto, falemos dos posts para o bem deste blogue que é de todos os MOIMENTENSES e que tem feito um excelente trabalho.

Abraço

Alex disse...

as suas estatísticas(!) e a sua comparação de um emprego publico operativo como trabalhar na repartição finanças, a um cargo politico na autarquia não merecem de mim mais considerações possíveis, é uma discussão estéril.
encerradissimo

Rocitan disse...

"já que não sabes mais! deve ser dificil ter ideias e cultura para mais!"

Caro RMLR, jamais o ofendi quer a si quer a sua família. Desafio-o a acrescentar um comentário desse tipo.Somente referi que o poder central é criticado por si ao invés o local nunca o foi.Estranho.

E fiquemos por aqui porque acredite ou não conheço altos quadros do BPA.