quarta-feira, 18 de março de 2009

Fogos queimam mato e pinhal no centro do País

Onda de calor: Accionado o alerta amarelo até sexta-feira.

Temperaturas altas e vento forte dificultaram o combate às chamas

O interior centro do país voltou ontem a ser fustigado por vários incêndios, ajudados por ventos fortes e temperaturas elevadas, que consumiram mato e pinhal. As condições meteorológicas levaram mesmo a Autoridade Nacional de Protecção Civil a aumentar o nível de alerta e a deslocar helicópteros para o Norte.

No distrito de Viseu, as chamas lavraram em S. Miguel do Outeiro, no concelho de Tondela e em Magueija, Lamego. Em Lamego, o fogo deflagrou cerca das 14 horas e consumiu "mato e algum pinhal", disse ao DN o comandante distrital da Protecção Civil. César Fonseca adiantou que "no combate às chamas esteve envolvido um helicóptero, que depois foi desviado para o fogo de S. Miguel do Outeiro, onde não chegou a actuar". No distrito "houve ainda fogos nos concelhos de Castro Daire e Moimenta da Beira", frisa o comandante.


Entretanto, as "altas temperaturas" levaram a ANPC a accionar o alerta amarelo, que se mantém em vigor até sexta-feira nos distritos de Viana Castelo, Braga, Porto, Vila Real, Bragança, Aveiro, Viseu, Guarda, Leiria, Castelo Branco, Coimbra e Santarém.

A partir da base de Ponte de Sôr foram colocados helicópteros KAMOV em Proença-a-Nova, Guarda e Vila Real. Estes helicópteros juntaram-se a outros, permanentes, de Santa Comba Dão e Loulé.


Fonte: DN Online

Sem comentários: