domingo, 1 de março de 2009

«Distrito» - Dependência de álcool aumenta

Número de casos de dependência de álcool tem vindo a aumentar

O Centro de Alcoólicos Recuperados do Distrito de Viseu já fez o balanço das actividades de 2008 e registou um "aumento de cerca de 15 por cento no número de utentes", explica um dos responsáveis pelo Centro, José da Silva.
Segundo os dados contabilizados, "em 2008, o Centro deu apoio a 706 utentes e realizou 68563 quilómetros para prestar esse mesmo apoio". "Nós percorremos o distrito a ir a casa das pessoas prestar a apoio e não só, também as vamos buscar para as levarmos a Coimbra, às consultas na Unidade de Alcoologia, que pertence ao instituto da Droga e Toxicodependência". José da Silva está convicto que, "ainda assim, o Centro poupa muito dinheiro ao Estado, uma vez que por cada vez que se vai a Coimbra não se leva um só utente, chegam a ir oito de uma só vez, de forma a rentabilizar tempo e dinheiro", justifica.
Dinheiro que não tem sido em abundância, uma vez que "não tem havido muito apoio, felizmente há algumas entidades que estão sempre lá mas, nem sempre chega para as necessidades".
José da Silva faz questão de referenciar que, para além das verbas do Estado, enquanto IPSS (Instituição Particular de Solidariedade Social), do apoio de quatro autarquias e outras tantas freguesias - Viseu, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo e Nelas e as juntas de freguesia de Santa Maria, São José, Coração de Jesus e Repeses (Viseu) - "o trabalho que o Centro tem feito em todo o distrito deveria merecer mais apoios institucionais de mais localidades". O responsável diz, ainda, que "se não fosse a óptima cordialidade e apoio, a todos os níveis, dos gerentes do Santander Totta, não seria possível concretizar e conseguir muito do que se tem feito". (Fonte: DiáriodeViseu)

Ler a notícia completa - clique aqui!

Sem comentários: