quinta-feira, 14 de maio de 2009

«Região» - Douro vem a Lisboa no Domingo

Região apresenta-se no Rossio

A região do Douro vai apresentar-se em Lisboa, neste domingo, 17 de Maio, no âmbito da “Mostra Ibérica de Regiões” do IV Desfile da Máscara Ibérica, que assinala o início das Festas de Lisboa 2009.
Artesanato ao vivo e exposição de peças, degustação de iguarias, provas de vinho e actuação de vários grupos da região, são algumas das demonstrações que terão lugar.
A Mostra Ibérica vai apresentar na sexta-feira as regiões de Ourense/Galiza e no Sábado, Zamora.
A partir das 10h30, o Rossio vai ser animado pela Banda de Música da Cumieira (às 10h30 e 16h00), de Santa Marta de Penaguião, o Grupo de Concertinas e Gaitas de Foles da Escola de Concertinas do Douro, muito ligado à actividade do campo e colheitas, (11h30 e 15h30) e o Grupo de Cantares “Fiarresgas” (14h30 e 17h00), de Vila Nova de Foz Côa.
No domingo, há também artesanato ao vivo pela Tanoaria de Sanfins do Douro e exposição de artesanato local, incluindo máscaras de madeira típicas do Carnaval de Lazarim.
Ao longo dos três dias vão realizar-se provas de vinhos – da região, do Porto, Espumante e Moscatel – e de especialidades regionais, como os suspiros de amêndoa de Foz Côa, doces de amêndoa de Moncorvo, cavacórios e covilhetes de Vila Real, cerejas e bola de Lamego, ou azeites de Almendra.
Ao longo dos três dias, o Rossio vai contar ainda com um espaço para a máscara ibérica, e serão realizados ateliês “Máscara Kids”, para os mais novos.
A iniciativa tem o apoio das câmaras municipais de Vila Nova de Foz Côa, Alijó, Moimenta da Beira, Lamego, Santa Marta de Penaguião, da Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro, da Rota do Vinho do Porto e de várias cooperativas, confrarias, quintas e adegas do Douro.
De 15 a 17 de Maio, o IV Desfile da Máscara Ibérica, em que se insere esta mostra, é promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, pela EGEAC (Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural) e pela Progestur, associação que procura desenvolver e promover o que de mais autêntico marca a cultura portuguesa.
Fonte:PressTur

1 comentário:

Filho da terra disse...

Obrigado pelas noticias que nos são
dadas.Cá estaremos a espera só se de todo não for possível.