domingo, 7 de junho de 2009

«Crónica-História» - "A História da Nossa Terra!"

O desaparecido concelho de Caria e Rua

Segundo o Cadastro Geral da População do Reino, mandado realizar pelo Piedoso (D. João III), o multissecular concelho de Caria e Rua, no princípio do terceiro decénio do século XVI, tinha 662 moradores. A distribuição da população era a seguinte:

Caria, cabeça de concelho-------------35
O lugar de Lamosa----------------------33
O lugar de Arcuzelos------------------ -79
O lugar de Toutão-----------------------14
O lugar de Granja doleyro------------ 14
O lugar de Vide ----------------------- --40
O lugar de Rua---------------------------20
O lugar de Quymtela--------------------42
O lugar de Faya-------------------------30
O lugar de Cevões-----------------------25
O lugar de Villa Cova-------------------36
O lugar daldeia de Dona Comba----- 47
O lugar de Villa Chaam------------------8
O lugar de Gramja de Paiva-----------13
O lugar de Forca------------------------36
O lugar de Távora-----------------------51
O lugar de Myleu------------------------33
O lugar do Carregal------------------- 37
O lugar dos Prados -------------------- 27
O lugar de Pemso-----------------------37
O lugar de Barros------------------------3
A quymtam do Ribeiro-------------------2

O concelho tinha 4 léguas quadradas. Confrontava com “o termo da villa da Fomte Arcada e com o de Cernamcelhe e com a de villa d’Agyar e com o comcelho de Ferreira e com o comcelho de Soutosa e Pereira e com o comcelho de Liomil e com a villa de Muymenta.”
O lugar do Arcozelo era o de maior densidade populacional, seguindo-se-lhe o de Távora (hoje Tabosa), Aldeia de Dona Comba (hoje Aldeia de Nacomba), Quintela e Vide. Caria, cabeça do concelho, ocupava apenas o décimo lugar na ordem decrescente, e Rua ficava relegada para o décimo sexto, com 20 moradores! Apesar da reduzida expressividade populacional, foi para esta localidade, Rua, que a sede do concelho se transferiu. Essa transformação de sedes culminou na edificação do exuberante pelourinho.
Apesar de decorridos mais de quatro séculos, todos os lugares da relação atrás apresentada, são hoje perfeitamente identificáveis. Por conseguinte, Caria, Arcozelos, Rua, Cevões (hoje Segões) e Aldeia de Dona Comba (hoje Aldeia de Nacomba) são agora freguesias do concelho de Moimenta; Lamosa, Quintela, Faia, Carregal, Penso, são-no do concelho de Sernancelhe; Toutão (hoje Toita) é lugar da freguesia dos Arcozelos; Granja dos Oleiros, Vide e Prados, da freguesia da Rua; Vila Cova, Vila Chã, Granja do Paiva e Mileu pertencem à freguesia de Caria; Forca, Tabosa e A. de Barros são também lugares do concelho de Sernancelhe, os primeiros da freguesia do Carregal e o terceiro do de Penso.
Em 1610 Duarte Nunes de Leão inclui o concelho de Caria na Correição de Lamego. Em 1708, Carvalho da Costa refere que “a villa de Rua que he cabeça do concelho de Caria, tem 100 visinhos, com huma igreja de S. Payo, reytoria do Padroado Real, que rende quatro mil cruzados, cujos dízimos por breve apostólico se reunirão ao Collegio de Coimbra dos Padres da Companhia de Jesus.”
Em 1811 há notícia de que este concelho pertencente à comarca, provedoria e diocese de Lamego, tinha juiz ordinário. Em 1821, na divisão eleitoral, o mesmo concelho é mencionado com 7 freguesias, 734 fogos e 2782 habitantes.
Em 1826 mantinham-se as 7 freguesias e o mesmo número de fogos. Dez anos depois, no mapa publicado no Diário do Governo n.º292, de 9 de Dezembro, por efeito da reforma administrativa de Manuel da Silva Passos, o concelho é denominado de Caria e Rua, com 1025 fogos, e pertencente à comarca de Moimenta da Beira.
Em 1842 mantém-se o nome do concelho, mas com menor número de fogos: apenas 874, distribuídos por 7 freguesias.
Em 1855 o concelho foi suprimido e passou a integrar o de Sernancelhe. Em 21 de Maio de 1896 foram ambas as freguesias, Caria e Rua, transferidas para o concelho de Moimenta da Beira.

Autor: Jaime Ricardo Gouveia

Sem comentários: