sábado, 18 de julho de 2009

"Destaques" - Cidades às escuras para medirem poluição luminosa

A poluição luminosa vai ser medida este sábado em Lisboa e Porto. As duas cidades portuguesas vão desligar as luzes a partir das 21h30 para mostrarem o quanto estamos a ser afectados pelo excesso de iluminação e que os danos não são de desprezar.

Esta iniciativa faz parte da «Noite das Estrelas», promovida pelo Ano Internacional da Astronomia (AIA2009) e pretende chamar à atenção para os graves prejuízos ambientais e sociais que o excesso de luz e a má utilização dos candeeiros e projectores causa.

Em Lisboa, as medições vão decorrer, junto à Torre de Belém e na Tapada da Ajuda. A iluminação pública (Belém) e as luzes do Observatório Astronómico de Lisboa - OAL (Ajuda) vão apagar-se para que os cidadãos possam ver com os seus próprios olhos o resultado da ausência de poluição luminosa. Nos dois locais irão estar presentes equipas do Observatório Astronómico e da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores para ajudar os cidadãos a ler a disposição dos astros.

No Porto, o «apagão» acontece na Praça Parada Leitão, junto ao café «Piolho» e à Reitoria da Universidade, a partir das 22h. A iluminação pública da praça vai desligar-se durante cerca de uma hora para que portuenses e visitantes possam ver o céu sem a interferência do excesso de luz da cidade.

Segundo a organização, «a poluição luminosa resulta da má
utilização dos sistemas de iluminação e é produzida sobretudo por candeeiros e projectores que, por concepção inadequada ou instalação incorrecta, emitem luz muito para além da zona pretendida. A luz emitida em excesso causa graves prejuízos ambientais e sociais: para além de exigir gastos supérfluos de energia, agravando o problema da poluição ambiental, ela afecta, por exemplo, o comportamento dos condutores e dos peões nas ruas, mas também o bem-estar das populações.»

«Apagão» repete-se por todo o país
No entanto, o «apagão» não se concentrará a Lisboa e Porto. Um pouco por todo o país, incluindo os arquipélagos dos Açores e da Madeira, as cidades vão desligar a iluminação de alguns dos locais mais emblemáticos de Portugal

Em Braga, a iluminação vai ser apagada no Santuário do Bom Jesus entre as 18 e as 24 horas. Em Bragança, o apagão atingirá a cidadela a partir das 21h30.

Espinho vai desaparecer na noite, quando a iluminação pública da área central da cidade for desligada a partir das 22h.

Em Viseu, Moimenta da Beira verá a iluminação pública de cerca de um quarto da cidade ser desligada durante uma hora e meia, abrangendo a zona das escolas.

Em Coimbra, o Paço das Escolas fica às escuras a partir das 21 horas.

Em Cascais, as luzes da baía vão extinguir-se e dar lugar, na praia, das 22h00 à meia-noite, a um passeio guiado pelo céu.

No Algarve, as comemorações da Noite das Estrelas têm início às 22 horas no Centro Ciência Viva, em Faro.

No arquipélago da Madeira, a Calheta tem o apagão marcado para as 22 horas, enquanto que nos Açores, a Praça do Alto das Covas de Angra do Heroísmo, na ilha Terceira fica sem iluminação pública entre as 22h30 e as 24 horas.


Fonte: IOL.pt

1 comentário:

Hugo Santos disse...

Muitos Parabéns pela iniciativa.

Tão poucas cidades a aderir e a nossa vila é uma delas...é de Louvar.

Mais uma vez parabens.

Grande abraçp