sábado, 3 de outubro de 2009

SUB - Urgência Básica 24 horas por dia

O novo Serviço de Urgência Básica (SUB) de Vila Nova de Foz Côa já está a funcionar há 15 dias, mas só ontem foi inaugurado. Fica a funcionar num pré-fabricado até ser construído o novo Centro de Saúde.


A criação deste SUB ocorre no âmbito da reorganização nacional da rede de urgências. Garante o atendimento 24 horas por dia, com dois médicos e dois enfermeiros em permanência, bem como serviços de radiologia e análises clínicas.

Ao nível da região Norte é o sexto a entrar em funcionamento. Ficam a faltar os de Moimenta da Beira, Cinfães e Arouca. "Qualquer um deles abrirá nas próximas semanas", garantiu o secretário de Estado da Saúde, Manuel Pizarro, à margem da inauguração da unidade fozcoense. Dos 46 SUB previstos para todo o país, resta abrir uma dezena.

O governante espera que o novo Centro de Saúde de Vila Nova de Foz Côa possa começar a ser construído "em 2010". Quando estiver concluído acolherá o Serviço de Urgência Básica, que o governante assegura estar bem instalado, "garantindo todas as condições técnicas e de conforto exigidas a um serviço médico de urgência", apesar do carácter provisório das instalações ontem benzidas pelo pároco fozcoense.

Foi um dia "feliz" para o autarca local, Emílio Mesquita, pois viu aumentar os serviços de saúde no concelho. "A unidade de cuidados continuados já tem projecto e financiamento aprovados. O novo Centro de Saúde já tem local para ser construído e já se trabalha no projecto", anunciou.

Em relação ao novo Serviço de Urgência Básica, diz que representa uma evolução importante ao nível dos cuidados de saúde primários, pois até agora o Serviço de Atendimento Permanente do Centro de Saúde "tinha poucas valências, pouco pessoal e à mínima coisa os utentes iam logo para um hospital da Guarda".

O SUB de Foz Côa deverá servir também alguns concelhos vizinhos, como Meda, Figueira de Castelo Rodrigo e Torre de Moncorvo. O encaminhamento dos doentes para os hospitais dependerá do diagnóstico efectuado, mas o da Guarda deverá ser o destino da maioria deles.

Fonte: JN

Sem comentários: