quinta-feira, 1 de outubro de 2009

«Vídeo do Mês» - Selecção MNN

O blogue MoimentaNaNet deseja a todos os caloiros Moimentenses, espalhados por esse país fora, boa sorte para a nova etapa que os espera.

12 comentários:

Unknown disse...

Este gajo de oculos faz-me lembrar alguem que está em 4º ou 5º nas listas do ps para a camara. que bebado.

Alex disse...

Este vídeo ta brutal. Uma critica à parvoeira estudantil, excelente, se forem a queima das fitas é só personagens destas.

Jaime Gouveia disse...

Muito giro o vídeo. Gosto muito dos contemporêneos e da crítica social que apresentam.

Gonçalo Coelho disse...

"O blogue MoimentaNaNet deseja a todos os caloiros Moimentenses, espalhados por esse país fora, boa sorte para a nova etapa que os espera."

Concordo e mais que isso não deixem, que estes artistas que têm a mania que são doutores abusem de vcs, que esta coisa das praxes é uma grande palhaçada!!
Quem sentir que está a ser ofendido não tenha receio de dizer não a esta tradição estupida que tem como objectivo espezenhar e envergonhar qualquer um, e que de integração não tem nada!!

Abraços!!!

Alex disse...

ah grande Gonçalo agora gostei de te ouvir, qualquer dia viras esquerdalho ehehe abraço!

Jaime Gouveia disse...

Eu não concordo muito com essa visão. Sou a favor da cultura e da perpetuidade da tradição.
A praxe, muito embora alguns façam dela isso que dizes...e nisso tens toda a razão, não tem esse objectivo. Tribunais e coisas do género deviam ser abolidas, como muitas outras.
Posso-te dizer que fui de tal maneira mal tratado no meu primeiro dia em Coimbra que esteve no meu pensamento mudar de poiso.
Contudo, rapidamente percebi que o que me fizeram foi ilegal e eu podia processar essa certa escumalha. Depois senti a verdadeira praxe, legal, onde não fui humihado. Se por exemplo em Coimbra cumprirem o código da praxe, creio que não haverá humilhações! O problema são aqueles espertinhos abusadores que, convenhamos, há muitos.
Por exemplo o código de Coimbra proibe que se pinte a cara aos caloiros pois isso poderá ser danoso para a pele), proibe que os "doutores" obriguem os caloiros a beber bebidas alcoolicas; proibe que os "doutores" obriguem os caloiros; obriga a que seja o caloiro que escolhe o padrinho e não o contrário; proíbe que os "doutores" obriguem os caloiros a pagar-lhes bebidas; indivíduos do sexo masculino só podem ter padrinhos e não podem ter madrinhas e vice versam etc. etc. etc. Além disso, qualquer caloiro poderá declarar-se anti-praxe.
A praxe, bem feita, deve servir para integrar os caloiros, nunca o contrário. Eu tive um padrinho excelente, um tipo comunista mesmo muito ferrenho e era a favor da praxe, legal e positiva. Enquanto os meus colegas estavam nas filas para a matrícula já eu andava a rastejar no chão a fazer declarações de amor às tipas dos anos mais avançados e a fazer dissertações sobre a camada do ozono. Contudo, foi também ele que me instruiu acerca do código da praxe e ajudou a escolher os professores, que me mostrou os sítios principais da cidade, que me apresentou a todos os colegas dos anos seguintes; que me emprestou apontamentos e deu as frequências de anos anteriores. Ainda hoje é um grande amigo.
Eu acho que as praxes são boas desde que não haja abusos e se mantenha o respeito ético e moral pelo ser humano, já que o somos todos.
Felicidades para os caloiros moimentenses... e boa sorte para a nova etapa que vai marcar indelevelmente as vossas vidas.
Abraços.

Gonçalo Coelho disse...

Só o facto de um "caloiro" ter que chamar "doutor" a uma pessoa que é a mesma coisa que ela para mim é uma parvoíce, tal como andar a rastejar no chão, se alguém m disser o que posso tirar de proveito pelo facto de andar a rastejar pelo chão!
Tb eu fui praxado e muito, contudo nunca praxei, pois n sinto necessidade de envergonhar ninguém.
Tb andei de traje, contudo hj ponho em causa tudo isso, pois mais de 95% das praxes que vejo são uma parvoice em que n se pode tirar nada de proveitoso.
Claro é a minha opinião, cm é lógico tds têm o direito de se declarar anti-praxe.
Agora sou contra td isso, trupes onde se pode desafiar o chefe da trupe a andar ao molho, raparem o cabelo a uma pessoa do primeiro ano por andar na rua à meia noite, por favor!! São coisas que acontecem!!
O que é que o tal "caloiro" tem a menos que o tal "doutor", tradição parva cm as touradas!!
Enfim!!
Contudo respeito a tua opinião Jaime!!
Abraço!!!

João PM Dias disse...

Boa Noite,

Concordo contigo, Jaime!
É nesta altura que se fazem algumas das grandes amizades...


abraço,
joaomd


NOTA: Boa sorte a todos os caloiros Moimentenses!

João PM Dias disse...

«Hola Gonçalo.
?Qué tal?» lool


Claro, Gonçalo. Existem algumas coisas que não fazem sentido, mas se for uma coisa "soft" penso que não faz mal a ninguém.
Tal como tu, fui praxado (pouco) e também nunca praxei. Apesar disso, sinto que, essa pequena praxe, me ajudou (tal como a outros colegas) a conhecer novas pessoas, o que facilitou a integração no respectivo "meio".

abraço,
joaomd

Gonçalo Coelho disse...

Hola J.Paulo estoy muy bien!!
Madrid me encanta!!!

Lol!
Nesta questão das praxes, penso desta forma, mas claro respeito a vossa opinião!!
É que para ser sincero, as praxes a mim n m ajudaram a conheçer os amigos de faculdade que tenho hj, todos os amigos que tenho (e são muitos e bons), foram feitos em saidas à noite em que bebiamos um copo e falavamos até altas horas de determinados assuntos, sendo que todas as opiniões eram válidas, ou seja não havia mais descredito se um dos amigos fosse um "caloiro", para nós um "caloiro", era um amigo igual a todos os outros, e o que a praxe faz é precisamente o contrário, ou não te lembras que mal entrastes na uni a primeira coisa que t disseram foi que o caloiro é uma besta!! Neste assunto penso desta forma. Quando faço um amigo tento ser o mais agradavel possivel, para que a outra pessoa se sinta bem, e desta forma podem crer que a tal amizade que se fala vem muito mais rapida e é mais verdadeira!!!
Claro é a minha opinião!
Grande abraço João!!!

Alex disse...

a minha concepção de integração estudantil, pela minha experiencia e por tudo o que observei, nao passa seguramente por uma pratica inquisitoria e persucotoria como é a praxe.Tudo bem que a praxe poderá ajudar a integrar, como aconteceria com qualquer actividade que juntasse primeiranistas vindos de cantos diferentes do país. A questão é, que tipo de integração?
A praxe representa uma suposta integração coerciva , baseada em estatutos ridículos e leis rígidas...-Quem é o suposto "doutor", para dizer a um primeiranista que é mais do que ele, e valer-se do estatuto para o obrigar a fazer seja o que for?não encaro uma sociedade livre e critica com este tipo de hierarquia baseada na ignorancia e no numero de matriculas.Veja-se areverencia ao dux, que excelencias, anda ha 16 anos na universidade! Não o julgo, mas também não lhe dou grande crédito por isso!
Independentemente das coisas boas que cada pessoas tenha experimentado nas praxes, não desculpabiliza as que foram ostracizadas e a atitude acrítica que rodeia a praxe.
Esta é a minha opinião, respeito as outras mas sou assumidamente anti-praxe!
Fiquem bem!

manjerico disse...

Olá "meus amigos"
Boa noite.
Então como vamos de "cusquice" de contemporâneos?
Eles se soubessem o que se passa no Concelho a nível de eleições,se calhar fariam um "ganda programa"
com os nossos queridos candidatos.
Ouviram o programa do RIBATÁVORA?
Acham que algum deles vale ou merece o nosso voto?
"EU JÁ VOTEI"
Saudações para todos