terça-feira, 29 de setembro de 2009

«Região» - Franceses e Noruegueses atraídos pela colheita das uvas

Associação de Freixo de Numão promove actividades com turistas

Em época de vindimas, a Associação de Freixo de Numão, no concelho de Foz Côa, promove actividades que atraem várias pessoas à região do Douro, a grande maioria de nacionalidade estrangeira.

A Associação Cultural, Desportiva e Recreativa (ACDR) de Freixo de Numão, no concelho de Vila Nova de Foz Côa, promoveu este fim-de-semana, dias 19 e 20, mais um Encontro Anual de Autocaravanistas. “As vindimas no Douro” foram o tema da iniciativa, que juntou várias dezenas de participantes, nomeadamente 57 franceses, oito noruegueses e um casal português, proveniente do Porto.

Desde o ano de 2002 que a colectividade organiza este tipo de encontros que, segundo o presidente da direcção da ACDR, têm registado muita procura por parte de pessoas fora da região e do estrangeiro. António Sá Coixão salienta o sucesso da iniciativa, revelando que há pessoas que já fizeram a reserva para o próximo ano, para participarem tanto no encontro realizado na época da amendoeira em flor, como nas vindimas. “É um sinal que as acções têm interesse”, considera o mesmo responsável.

Além de participarem nas actividades, os muitos participantes aproveitam também para conhecer melhor a região.

O programa do passado fim-de-semana incluiu várias iniciativas. O grupo participante pode fazer a colheita das uvas e pisar as mesmas num lagar tradicional, mas também saborear um jantar típico ao som do toque das concertinas. A colheita da amêndoa foi outra das actividades, a que se juntou uma viagem de comboio na linha do Douro (da Régua até à estação de Freixo de Numão) e uma vista em autocarro a monumentos e outro património da região, passando por Marialva e Trancoso, Penedono, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Tarouca e Lamegos.

No lagar tradicional, a pisa das uvas foi acompanhado de animação, entre golos de aguardente e vinho velho.

Fonte:JornalNovaGuarda

Sem comentários: