sábado, 21 de novembro de 2009

«Crónica-Arqueologia» - Rumores de um antigo mosteiro em Arcas

Para além dos já conhecidos túmulos escavados na rocha e do castelo de Caria, o concelho moimentense conta ainda com múltiplos e por vezes insuspeitados vestígios medievais.



Em muitos templos, restos dispersos confirmam a antiguidade que os próprios documentos declaram: silhares pintados, ornamentos românicos, nichos religiosos, fragmentos de telhas, azulejos, etc. Refiro-me, particularmente, à actual Capela de Nossa Senhora das Seixas, situada a Sudeste da povoação de Arcas (freguesia de Sever), que, no meu entender (pelos materiais que vemos nas imagens e pela análise de dois documentos que passo a divulgar), terá sucedido a um antigo mosteiro.

Vejamos esses documentos:
A + W FLORENTIA VIRGO XPI VIX ANN. XXI VITA BREVI EXPLEVIT TEMPORA MVLTA OBDORMIVIT IN PACE IESU QVEM DILEXIT KAL. APRIL. ERA DCXXVI

Esta epígrafe é referida pelo Padre Jorge Cardoso no século XVII (infelizmente desconhece-se o seu paradeiro) e segundo Mário Jorge Barroca (Epigrafia Medieval Portuguesa, 2000), traduz-se da seguinte forma: Em 1 de Abril de 588, ano 626 da Era de César, adormecia no Senhor a Virgem de Cristo, Santa Florência, monja do Mosteiro de Arcas, cuja festa litúrgica se celebrava anualmente em 1 de Abril.

Além da inscrição, o Padre Cardoso descobriu também no original de uma escritura de doação feita por Tedon Fafes, no dia 4 de Abril de 1129 (no Cartório de São João Tarouca), o seguinte: Sit itaque vestra praedicta hereditas cum ecclesia Sta. Maria de Archas ubi antiqúe fuit monasterium Archense et mortua est inde abatissa Columba Osoriz cum sororibus suis per manus cujusdam mauri Almazoris (Assim será vossa a dita herdade com a igreja de Santa Maria de Arcas onde antigamente existiu o mosteiro arquense e onde foi morta com suas irmãs a abadessa Columba Osoriz, pelas mãos de um mouro Almansor).

Com estas informações, não só temos como certo que, em Arcas, no século VI já existia um mosteiro (talvez destruído pelos Muçulmanos), como também no século XII existia uma igreja com a invocação de Santa Maria de Arcas, o que me leva a supor que ambos os templos permaneceram em épocas diferentes no local onde hoje se encontra a Capela de Nossa Senhora das Seixas.
Publicado no Jornal Beirão de 30/10/2009
Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: