segunda-feira, 16 de novembro de 2009

"Região" - Almeida Henriques: «O Vinho do Dão em Alta»

O Vinho do Dão em Alta
«O Vinho do Dão faz o seu percurso enchendo-nos de orgulho, agora foi a vez da conceituada revista norte americana “Wine Enthusiast” incluir três dos nossos vinhos na listagem anual das 100 melhores compras; trata-se de uma lista aguardada anualmente com grande expectativa, resulta de um universo de 10.000 vinhos de todo o mundo que são provados ao longo de um ano.
Dois dos nossos ficaram nos dez primeiros lugares, Quinta do Penedo 2007 da Messias em segundo e o Cabriz Colheita Seleccionada 2007 da Dão Sul em nono lugar; o terceiro vinho, em 56º. Lugar foi o Quinta da Garrida 2006 da Aliança.

Temos hoje um conjunto de produtores, enólogos e dirigentes no Dão que têm efectuado um trabalho em rede e que têm vindo a colocar a nossa Região no lugar que merece, parabéns aos que se destacam e a todos os que estão a operar esta “revolução tranquila”.

Enquanto o Dão soma pontos, a nossa auto-estrada Viseu Coimbra marca passo, mais um adiamento de um mês no prazo de entrega das propostas que saltou para meados de Dezembro.

Não compreendo o porquê de, depois de ter sido anulado pelo facto de ter disparado o valor da obra, se reincide na abertura de um mega concurso, dos que estão debaixo da mira do Tribunal de Contas com sucessivos reparos; temo que este colocar a auto estrada Viseu Coimbra e Mangualde Canas de Senhorim neste grande concurso das Auto Estradas do Centro, possa inquinar o processo e mandá-lo para as calendas.

Esta preocupação, prontamente desmentida pelos socialistas, levou-me a colocar uma pergunta ao Governo com o objectivo de os comprometer com prazos de execução duma infra-estrutura fundamental para o nosso desenvolvimento.

Enquanto não se constrói a auto estrada é ver o estado de degradação a que está a chegar o IP3 Viseu Coimbra, o mau estado do piso, o crescimento de ervas daninhas por todo o lado, dão-nos uma visão do mau serviço que as Estradas de Portugal estão a prestar à nossa Região, na próxima semana irei questionar esta situação.

E por falar em estradas, lembram-se que o governo socialista reduziu em mais de três milhões de euros o investimento na 229 que liga Viseu ao Sátão, com a promessa de uma nova ligação entre a Recta do Pereiro no Sátão e o Caçador em Viseu, dizendo que seria uma via com quatro faixas de rodagem.

Na apresentação do ante projecto às autarquias do Sátão e Viseu, verificou-se ser uma estrada com duas faixas, o que provocou manifestações de desagrado por parte das duas autarquias.

De facto, a forma como está a ser feita a requalificação da 229, fará com que se transforme numa via quase urbana, com várias rotundas no seu percurso, é uma opção que não contestamos, mas que obriga à construção de uma alternativa de ligação rápida aos Concelhos de Sátão, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira e toda a franja do Distrito que tanto carece de uma ligação rápida à A25.

Pelos vistos, mais uma promessa que não está a ser cumprida, matéria que merecera da minha parte uma outra pergunta ao Governo na próxima semana.

Não desistiremos de fazer uma oposição responsável, sempre atenta aos problemas dos cidadãos, é interessante verificar que são cada vez mais as pessoas que me fazem chegar assuntos que as preocupam, é assim que entendo o exercício do mandato de Deputado, numa ligação próxima com quem nos elege.

António Almeida Henriques - Deputado do PSD - Viseu, 12 de Novembro de 2009»
Fonte: ViseuMais - Crónica semanal

Sem comentários: