segunda-feira, 24 de maio de 2010

«Arqueologia» - A pedra do Responso e a cruz de pedra da Mata da Rainha

Uma vez mais nos deparamos com vestígios de extrema importância histórico-arqueológica no concelho moimentense: a pedra do Responso (pertencente ao Arcozelo do Cabo, freguesia dos Arcozelos) e a cruz de pedra da Mata da Rainha (freguesia de Moimenta da Beira), ambas inventariadas em 2003.
A primeira terá sido uma tampa de uma sepultura, em granito, colocada num muro de divisão de uma propriedade privada, junto à Fonte dos Baptizados (antigo local de baptismo), no Largo da Bandeira, voltada para a Igreja de Nossa Senhora de Entre-as-Vinhas.
Nesta pedra, actualmente fragmentada, foram gravadas uma cruz e uma espada provavelmente alusivas a um cavaleiro. É de configuração rectangular e mede cerca de 0,78m de altura, 0,50m de largura e 0,15m de espessura.
O segundo achado, na minha opinião uma alminha , encontra-se também inserido no muro de uma propriedade privada, próximo de uma encruzilhada de caminhos, no limite da freguesia de Moimenta da Beira com a freguesia dos Arcozelos.

É composto por duas pedras. A pedra superior, com 0,62m de largura máxima e 0,30m de altura, exibe estranhamente a seguinte inscrição:
IΠLimiLOPO
A pedra inferior mede cerca de 1,42m de altura e 0,20/0,36m de largura. Possui um campo rectangular rebaixado (neste momento vazio) e a seguinte data – 1776.
Do ponto de vista cronológico, os dois achados sugerem cronologias diferentes. A pedra do Responso será mais antiga, talvez medieval, do que a cruz de pedra da Mata da Rainha, datada do século XVIII.

Ainda que de execuções simples, provavelmente não especializadas, é importante lembrar que, antes de terminar a presente análise, estas peças, indubitavelmente de cariz religioso, não se percam em tempos futuros, pois poderão figurar num futuro museu local ou concelhio.

Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: