quinta-feira, 24 de junho de 2010

«Arqueologia» - A ponte de Ariz: uma das maravilhas do concelho de Moimenta da Beira

Uma maravilha é algo admirável, surpreendente, extraordinário, invulgar. Todos estes predicados aplicam-se à ponte de Ariz, sobre o rio Paiva, um dos 21 lugares seleccionados por cinco alunos do 12.º E, do Agrupamento de Escolas de Moimenta da Beira, a quem felicito a brilhante iniciativa, no âmbito da disciplina Área de Projecto, para eleger as 7 Maravilhas deste concelho.
Após um levantamento sobre os monumentos históricos existentes no concelho de Moimenta da Beira para escolher quais seriam as grandes maravilhas deste concelho, percebi ao colaborar que, apesar de não ter sido fácil a sua selecção, foi, no entanto, um exercício interessante ver este concelho através dos seus principais monumentos.
Um exercício em que foram tidos em conta critérios como a importância histórica, arqueológica, cultural e social, assim como o contexto geográfico, a beleza e a sua popularidade.
No caso particular da ponte de Ariz, a meu ver, estes preceitos estão todos presentes, desde a escolha do local para a sua implantação, previamente analisado mediante a melhor acessibilidade, ao resultado final.
Aliás, trata-se de uma obra que exterioriza esteticamente bem a sua funcionalidade pública, como podemos verificar nas pedras dos arcos e em todo o paramento (Paramento: a face da(s) parede(s) que fica à vista).
É de enaltecer aqui a difícil tarefa da extracção e do transporte da pedra (realizado através da força humana e/ou animal), ainda que o material fosse local (a orientarmo-nos pelas actuais pedreiras, estas estariam afastadas a algumas centenas de metros), os antigos métodos de construção dos arquitectos e engenheiros baseados em rascunhos feitos em madeira ou em pedra, assim como a astúcia dos carpinteiros na execução dos escoramentos e a preparação de cada bloco de pedra por parte dos canteiros.
Ainda que esta estrutura seja apontada como românica (a manifestação da arquitectura românica em Portugal teve início no século XII e prolongou-se até aos finais do século XIII), não podemos, contudo, descartar uma passagem ainda mais antiga, talvez romana, neste local.
Do ponto de vista construtivo, é formada por dois arcos de volta perfeita (um maior do que o outro) e um contraforte angular, a montante, para atenuar o choque das águas. O tabuleiro em cavalete, desfalcado nalguns locais, é constituído por lajes graníticas que chegam a atingir 1,80 m, destacando-se aqui a presença de um encaixe numa das pedras do pavimento provavelmente para suster algo sinalizador e ainda a ausência de guardas laterais. Em termos dimensionais, atinge 45 m de comprimento, 4,50 m de largura e 5,20 m de altura.
A ponte de Ariz representa, sem dúvida, um dos locais mais aprazíveis deste concelho e por isso merece ser valorizada.

Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: