quinta-feira, 17 de junho de 2010

«S. João 2010» - Marchas Populares, sexta-feira

Cinco freguesias do concelho de Moimenta da Beira participam esta sexta-feira à noite, 18 de Junho, nas Marchas Populares de S. João.

Alvite, Arcozelos, Caria, Moimenta da Beira e Vilar vão desfilar e dançar ao longo da avenida principal da vila. A Universidade Sénior moimentense integra também a marcha, que tem início às 22 horas junto ao posto da GNR e termina na estação dos CTT.

Os seis grupos vão apresentar-se vestidos a rigor e mostrar o que de melhor tem cada uma das suas freguesias, desde os usos e as tradições, algumas já em desuso, às valências económicas, sociais e culturais mais nucleares.

No sábado, 19 de Junho, o programa das festas inclui actividades radicais e infantis, de manhã, e uma prova de perícia nocturna integrada no calendário nacional de perícias. A iniciativa é promovida pelo Rodas & Motores.

No domingo, o programa das festas prossegue de manhã, às 9 horas, com uma prova de cicloturismo organizada pelo Pedaladas; e às 10 com um passeio de carros clássicos da responsabilidade da ARCA-Associação Recreativa e Cultural do Arcozelo da Torre.

À tarde, a partir das 15 horas, há desfile de sete fanfarras de bombeiros. Participam as associações dos voluntários de Guimarães, Nelas, S. João da Pesqueira, Vouzela, Santa Comba Dão, Meda e Canas de Senhorim. O percurso começa junto à GNR e acaba na estação dos CTT. A iniciativa é organizada pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Moimenta da Beira e está integrada no Dia do Bombeiro Voluntário, cujas cerimónias têm início às 10h30, com a recepção das fanfarras e o hastear da bandeira no quartel dos bombeiros da vila.

O programa de domingo fecha à noite com uma prova de carrinhos de rolamentos promovida pela Associação Cultural e Recreativa de Moimenta da Beira. Será uma descida ‘louca’ de oitocentos metros, desde a Quinta de Salvador ao fundo da Central de Camionagem. Fonte: www.cm-moimenta.pt

Sem comentários: