segunda-feira, 21 de junho de 2010

Solidariedade com Moçambique

Um jantar de solidariedade destinado a angariar fundos para as crianças desfavorecidas de Moçambique, juntou no sábado, 19 de Junho, em Moimenta da Beira, mais de sete dezenas de pessoas que mostraram e revelaram o seu lado mais solidário.

A organização foi da autarquia, mas a iniciativa está inserida no projecto “Ajuda-me a sorrir mãe” lançado há menos de um mês pela embaixatriz de Moçambique em Portugal, Glória Mkaima, em parceria com a School House.

Foi o segundo jantar promovido em Portugal, depois do evento de estreia que marcou o arranque do projecto, dia 22 de Maio, em Reguengos de Monsaraz.

A comitiva da Embaixada de Moçambique, que incluía o embaixador e a embaixatriz, esteve todo o dia em Moimenta da Beira. De manhã, a Confraria Gastronómica da Maçã Portuguesa entronizou confrade de honra o embaixador; e de tarde, depois de um almoço de charme, a Câmara recebeu a comitiva no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

No encontro mantido entre o presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, e o embaixador de Moçambique, Miguel Mkaima, foi analisada a possibilidade do município de Moimenta poder geminar-se com um seu congénere moçambicano, “mas uma geminação que frutifique e resulte em mais-valias para ambas as partes”, sublinharam os dois responsáveis.

“As trocas comerciais – temos a maçã e o vinho -, a cooperação em áreas como o ensino e a formação profissional, tudo isto pode ser ensaiado e concretizado no âmbito de uma geminação saudável”, disse o autarca.

O embaixador concordou e aproveitou mesmo a cerimónia para lançar um convite aos empresários de Moimenta da Beira para que invistam em Moçambique. Fonte: cm-moimenta.pt

Sem comentários: