terça-feira, 19 de outubro de 2010

«Cultura» - Dois livros ‘à sombra de Aquilino’

Um já foi dado à estampa, há uns meses, e outro acaba de sair. Há um terceiro que está na calha. É uma trilogia que Manuel de Lima Bastos, advogado, natural de Santa Maria de Fiães, escreve à volta de Aquilino Ribeiro, escritor que admira, seu leitor confesso e compulsivo.
Os dois que já saíram, ambos edição da “Sopa de Letras” (“À sombra de Mestre Aquilino” e “De novo à sombra de Mestre Aquilino”), têm um pouco de tudo: ora guia, ora roteiro, onde se cruzam memórias pessoais, gostos gastronómicos, figuras e locais do universo aquiliniano.
No segundo livro da trilogia que há-de completar-se em breve, e que será apresentado brevemente em Moimenta da Beira, o autor começa assim: “Depois de vários anos de deambulações com amigos, e mais tarde com a família, pelas terras altas da Beira de Mestre Aquilino, ora subindo ora descendo mas sempre à volta das serras da Lapa e da Nave que são a alma e o cerne da geografia que o escritor quase invariavelmente transpôs para a sua obra, deu-me para escrever...”.
Aconselha-se vivamente a leitura!

Fonte: CM Moimenta da Beira

Sem comentários: