terça-feira, 30 de novembro de 2010

Pena de Morte: 22 cidades portuguesas iluminam monumentos em adesão a iniciativa internacional

Mais de 20 cidades portuguesas vão hoje iluminar um edifício simbólico, tal como centenas de cidades por todo o mundo, num protesto contra a pena de morte.

O objetivo da iniciativa Cidades pela Vida, promovida em Portugal pela Amnistia Internacional, é conseguir a abolição da pena de morte.

Este ano aderem 1307 cidades de 85 países. A campanha surgiu pela primeira vez em 2002, por ideia da Comunidade de Santo Egídio, de Itália.

Em Tavira, vai ser iluminado o monumento da praça da República e pelas 11:00 serão acendidas 95 velas brancas, uma por cada país que já aboliu a pena de morte. Os alunos das escolas Dom Manuel I e Dom Paio Peres Correia também participam.

Coruche vai iluminar o seu pelourinho e o grupo de teatro amador Conta Cenas v ai representar quadros baseados em testemunhos e casos verídicos para sensibilizar a população para o tema.

Grândola vai iluminar o seu monumento memorial ao 25 de Abril.

Em Palmela, realiza-se uma vigília noturna na praça Duque de Palmela, à volta do pelourinho, também com 95 velas brancas acesas.

Aveiro, Cabeceiras de Basto, Câmara de Lobos, Castro Verde, Esposende, Estremoz, Lajes do Pico, Matosinhos, Marvão, Moimenta da Beira, Moita, Montemor-o-Novo, Povoação, Santarém, Vila do Bispo, Vila Nova de Famalicão, Vinhais e Viseu também aderem à iniciativa.

Portugal aboliu a pena de morte na reforma penal de 1867, assumindo uma posição de vanguarda neste domínio.
Fonte:CorreiodoMinho

Sem comentários: