quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

«Cultura» - Republicar a obra de Afonso Ribeiro

A Câmara Municipal de Moimenta da Beira quer republicar a obra (ou parte dela) do escritor Afonso Ribeiro, um dos precursores do neo-realismo em Portugal, nascido há 100 anos no concelho (Vila da Rua). O desejo foi expresso pelo presidente da autarquia, José Eduardo Ferreira, na cerimónia pública de homenagem ao autor de “Ilusão na Morte”, cujo tributo maior decorreu na Escola Profissional Tecnológica e Agrária de Moimenta da Beira no dia do centenário do seu nascimento, 7 de Janeiro.

O autarca, que pretende ainda dar o nome do escritor ao auditório da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro e criar na Vila da Rua um espaço dedicado ao neo-realismo, que emergiu em Portugal no fim dos anos 30 do século passado, justifica a vontade na importância que Afonso Ribeiro teve no meio literário português como um dos precursores daquela nova corrente literária onde se destacaram também Alves Redol, Manuel da Fonseca, Soeiro Pereira Gomes, Fernando Namora, entre outros. “Ele é um dos nossos maiores e merece por isso ser reconhecido e perpetuado”, fundamentou o presidente da autarquia.

Na casa onde Afonso Ribeiro nasceu, a 7 de Janeiro de 1911, na Vila da Rua, foi descerrada uma placa evocativa na presença da filha, Lígia Ribeiro, e de outros familiares, e ainda de inúmeras pessoas, entre convidados e população da aldeia.

A homenagem prolongou-se por dois dia, 6 e 7 de Janeiro. No primeiro, na biblioteca municipal, recordou-se o escritor com leituras da sua obra, por Hélder Tavares, e breves incursões sobre a sua vida e personalidade, por dois professores.

No segundo dia, na Escola Profissional, revisitou-se novamente o autor de “Os Comedores de Fomes” e o movimento literário do neo-realismo, mais numa perspectiva científica e académica. Os jornalistas Rodrigues Vaz e Fernando Magalhães e o professor da Faculdade de Letras da Universidade Nova de Lisboa, Luís Crespo de Andrade, foram os oradores convidados.

Fonte: CM Moimenta da Beira

2 comentários:

Anónimo disse...

E só show Off

Anónimo disse...

Os novos concursos do pepal vão ser bombasticos.
Mais corrupção na nossa camara, as promessas durante 20 anos têm de ser compridas.