quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Santo Antão junta multidão


Centenas de pessoas rumaram às festas de Santo Antão, este domingo, em Peva, Moimenta da Beira, e assistiram à reposição de várias tradições populares que já estavam em desuso há décadas, em especial a bênção do gado e a “pega” ou “marrada” dos animais. Tudo no largo do santuário e sob a protecção do padroeiro.
A eucaristia abriu o programa e a procissão desfilou em seguida pela escadaria abaixo, até à matriz, regressando sem paragens. No largo empedrado do santuário, arrumados em cercas, carneiros e ovelhas, e várias juntas de bois aguardavam pelo ritual da bênção. A cerimónia seria depois cumprida segundo todas os preceitos canónicos: leitura das epístolas do padroeiro dos animais, Santo Antão, e lançamento da água benzida pelo pároco. Imediatamente a seguir, três voltas à capela com o gado já abençoado.
À tarde, mais tradições: a “marrada” entre dois pares de portentosos carneiros e a “cagadela da vaca”. O povo gostou e aplaudiu. E pediu mais para o ano. O padre Paulo Esteves prometeu nova festa de arromba em colaboração com a Câmara Municipal de Moimenta da Beira, a Junta de Freguesia de Peva e a associação Terras de Aquilino Ribeiro – Baldios. Fonte: CMMB

1 comentário:

Anónimo disse...

Só vejo 6 sportinguistas!