segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

«Autarquia» - Obras na Igreja de Vila da Rua

Mais de 350 mil euros vão ser investidos em obras de requalificação e recuperação da Igreja de Vila da Rua, Moimenta da Beira, um dos três edifícios religiosos da Diocese de Lamego que viram aprovadas as candidaturas às verbas do QREN através do projecto Douro Religioso: Requalificar, levado a cabo pela diocese lamecense e a que se associou a Câmara de Moimenta. A Igreja do Desterro e a do Santuário dos Remédios, ambas em Lamego, foram os outros dois edifícios contemplados.

A intervenção na Igreja de Vila da Rua inclui trabalhos de conservação e restauro na valiosíssima talha dourada, nos tectos em caixotão, nas cantarias exteriores e nos sinos da torre. A instalação eléctrica e o sistema de iluminação vão também ser alvo de profundos trabalhos de remodelação.

É uma igreja de três naves, campanário sobre parte da torre de um castelo primitivo e interior com as naves divididas por seis colunas, com cobertura ou falsa abóbada com caixotões pintados e cadeiral da antiga colegiada.

Foi construída no século XIV, tendo sido requalificada dois séculos depois, sendo que a estrutura de hoje é a que data dessa época.

Fonte: CM Moimenta da Beira

3 comentários:

corrupção ao de cima disse...

Deixa-me pensar quem irá ganhar esta obra...

ASCOP ??

Anónimo disse...

Hmmmmmmmmmm?

Anónimo disse...

Pergunta ao Eng Gravilhas!