quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

«Desporto» - Árbitros de Viseu e dirigente do Sporting de Lamego no banco dos réus

Começou esta quarta-feira no Tribunal de Viseu o julgamento do caso que envolve Fernando Dias, árbitro da Associação de Futebol de Viseu (AFV), Rodrigo Guedes e Jerónimo Medeiros, dirigentes do Sporting de Lamego e do próprio clube.

Os arguidos são acusados dos crimes de corrupção e tráfico de influências. Segundo a acusação, os dirigentes desportivos e o árbitro foram apanhados pela PSP, em Novembro de 2007, a transaccionar dinheiro numa das entradas da A24 em Castro Daire. A primeira testemunha ouvida foi o presidente do Conselho de Arbitragem da AFV. João Caiado, foi ao tribunal contar que foi na altura abordado relativamente a duas situações.

Uma delas foi na altura denunciada por Mário Lima,dirigente do Campia, que contactou a AFV «a dizer que estava farto, que havia um árbitro que queria dinheiro».

Adiantou que, no dia seguinte, um sábado, Mário Lima, na sua presença e de dois elementos da associação, telefonou para Fernando Dias com o telemóvel em alta voz, e este disse que se mantinham os «50/25/25 metros», referindo-se a dinheiro que seria para entregar ao árbitro e aos dois assistentes do jogo Moimenta-Campia. A situação foi comunicada à Polícia Judiciária de Lisboa.

Segundo João Caiado, na noite desse mesmo dia recebeu uma chamada do árbitro Carlos Pires que lhe contou que outro árbitro lhe estava «a oferecer dinheiro» para influenciar o resultado do jogo que ia arbitrar no dia seguinte, o Cinfães-Sampedrense.

Carlos Pires foi ao tribunal dizer que, na véspera do Cinfães-Sampedrense, recebeu um telefonema de Fernando Dias e que este lhe disse: «Amanhã, se o resultado for um empate ou uma vitória do Sampedrense, há 300 metros para ti». Adiantou ainda que lhe terá respondido: «Vai para o teu jogo, que eu vou para o meu e não falamos mais do assunto».

O Sampedrense ganhou, mas Carlos Pires garante que foi sem a sua intervenção, e depois de combinado o local e hora da entrega do dinheiro foi disso informado um chefe da PSP de Viseu.

O local inicial era próximo de Parada de Gonta (Tondela), mas depois foi alterado para a saída da A24 para Castro Daire, tendo Carlos Pires conseguido avisar a PSP.

Disse que Rodrigo Guedes e Jerónimo Medeiros saíram então de uma carrinha, tendo este «puxado de um maço de notas» que deu a Fernando Dias.

«Ele (Jerónimo Medeiros) disse-me ‘toma lá’. Eu disse ‘isso é com o Dias’», relatou, acrescentando que o maço de notas foi então entregue a Fernando Dias, que as começou a contar, tendo-as deixado cair no chão quando foi surpreendido pelos agentes da PSP.

No mesmo dia foi também detido o árbitro José Cunha, que entretanto já foi absolvido num processo que correu em separado do Tribunal de Tondela.
Fonte: jornaldocentro.pt

Sem comentários: