quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Distrito de Viseu reforçado com mais cinco equipas de sapadores florestais

O Distrito de Viseu foi reforçado com mais cinco equipas de sapadores florestais em 2011. As últimas 5 equipas foram criadas em Mangualde (Câmara Municipal de Mangualde), Moimenta da Beira (ADRLU Associação de Desenvolvimento Rural Lobos Uivam), Sátão (Câmara Municipal de Sátão), Sernancelhe (Câmara Municipal de Sernancelhe) e Tarouca (Câmara Municipal de Tarouca), estando assim contabilizadas 29 equipas no distrito de Viseu.
Com as novas equipas o distrito vai dispor de sapadores florestais em 22 dos 24 municípios (apenas Armamar e Resende não têm equipa de sapadores florestais).

As equipas de sapadores florestais são constituídas por 5 trabalhadores especializados no exercício de actividades de silvicultura preventiva, nomeadamente sensibilização, roça de matos e limpeza de povoamentos, realização de fogos controlados, manutenção e beneficiação da rede divisional, linhas quebra-fogo e outras estruturas e na vigilância e apoio ao combate e subsequentes acções de rescaldo.

O MADRP transfere, anualmente, para as entidades patronais das equipas de sapadores florestais o montante de 35.000€, o qual visa suportar a compensação da prestação do serviço publico por estas equipas, quer em acções de silvicultura preventiva, quer na vigilância e apoio ao combate aos incêndios florestais. Estas verbas são transferidas do Fundo Florestal Permanente e em 2010 ascenderam a cerca de 10 milhões de euros.

A formação profissional dos sapadores florestais e o equipamento das novas equipas é totalmente suportado pelo Ministério da Agricultura, através do Fundo Florestal Permanente. O apetrechamento de cada uma das novas equipas de sapadores florestais (viatura + kit de 1.ª intervenção + material de apoio silvicultura preventiva e apoio a incêndios + equipamento de protecção individual) orça em cerca 55.000€.
Fonte: ViseuMais.com

Sem comentários: