domingo, 13 de fevereiro de 2011

«Gastronomia» - Restaurantes aderentes aos 'Fins-de-semana Gastronómicos' ultrapassam crise

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal diz que têm registado "um número significativo de clientes"

A iniciativa 'Fins-de-semana Gastronómicos' que decorre em vários concelhos do norte do país desde o início do ano, envolvendo centenas de restaurantes, não se tem ressentido da crise económica que afecta a região, disse à Lusa Melchior Moreira, da organização.

O presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) revelou que nas primeiras semanas da edição deste ano, os restaurantes aderentes nos 10 municípios onde já se realizou esta iniciativa têm registado "um número significativo de clientes".

"Esta iniciativa já constitui uma alavanca para a restauração e para alojamento, combatendo a sazonalidade do turismo na região", considerou.
Melchior Moreira anota, por outro lado, que se tem observado a visita, em cada vez maior número, de turistas galegos, o que resulta da promoção feita pelo escritório que o Turismo do Porto e Norte de Portugal tem a funcionar em Santiago de Compostela.
Nesta iniciativa, que envolve 72 concelhos do Porto, Minho e Trás-os-Montes, propõe-se em datas diferenciadas um fim-de-semana em que os restaurantes locais proporcionam pratos que são especialidades gastronómicas, acompanhados por vinhos e sobremesas selecionados, a preço acessíveis.

Guimarães e Montalegre foram na edição deste ano os primeiros concelhos, no fim-de-semana de 8 e 9 de Janeiro. Seguiram-se Boticas, Santa Maria da Feira, Paços de Ferreira, Marco de Canaveses, Moimenta da Beira, Chaves, Mirandela e Vimioso. Neste fim-de-semana, são contemplados os concelhos de Amarante, Santo Tirso, Vinhais e Valongo, cada um com as suas especialidades. Os restantes concelhos estão alinhados nos vários fins-de-semana até 4 de Junho, terminando a iniciativa, nesse dia, em Vila do Conde.
Para o presidente do TPNP, o sucesso que se está a verificar é também o resultado do que ocorreu em 2010, ano em que "a iniciativa permitiu à região ter resultados fantásticos e únicos em 30 anos de turismo em Portugal e no norte".

Além do interesse económico dos Fins de Semana Gastronómicos, Melchior Moreira chama à tenção para o papel relevante desta iniciativa na preservação da riqueza e diversidade gastronómica da região.
"Há um regulamento em todos os fins-de-semana que seleciona o que é genuíno, transformando o que é artesanal num prato apetecível e visualmente agradável", explicou à Agência Lusa.
Para o responsável, a gastronomia do norte tem todas as condições "para constar dos menus internacionais de referência".

Fonte:dnoticias.pt

Sem comentários: