segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

«Protecção Civil» - Incêndio ataca serra da Estrela

Seis dezenas de bombeiros estiveram ontem envolvidos no combate a um incêndio que destruiu uma considerável área de mato e floresta no parque natural da serra da Estrela. A Autoridade Nacional de Protecção Civil entendeu não accionar nenhum meio aéreo, o que dificultou os trabalhos.

As chamas deflagraram em Malhão, no concelho de Gouveia, numa zona de difíceis acessos e constituída sobretudo por mato rasteiro e giestas. "O fogo rapidamente ganhou grandes proporções, e chegou a atingir uma frente com perto de quatro quilómetros", disse ao CM Carlos Soares, comandante dos Bombeiros Voluntários de Gouveia, frisando que o combate teve de ser feito apenas de forma apeada.

Nesta altura estão disponíveis dois helicópteros Kamov que podem actuar nos incêndios, mas nenhum ontem foi accionado. Duarte Caldeira, presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, disse ao CM que os responsáveis fizeram uma avaliação e "decidiram não mobilizar nenhum dos dois meios aéreos disponíveis".

Ontem, quem visitou a serra da Estrela teve oportunidade de ver fogo e neve ao mesmo tempo. Até às 19h00, no distrito de Viseu registaram-se 15 incêndios, alguns que atingiram grandes proporções, nos concelhos de Castro Daire, Vila Nova de Paiva, Moimenta da Beira, São Pedro do Sul e Lamego.
Fonte: Correio da Manhã

Sem comentários: