quinta-feira, 24 de novembro de 2011

«Notícia» - Viseu: escolas, finanças e balcões da CGD encerrados

A União dos Sindicatos de Viseu (CGTP-IN) mostrou-se satisfeita com a adesão à greve no distrito, que levou ao encerramento de várias escolas e repartições de finanças.

«A adesão está a corresponder à expectativa, nalguns casos até a superá-la, nomeadamente nos sectores da Educação e das Finanças», disse à agência Lusa Manuel Rodrigues, da União dos Sindicatos de Viseu (USV).

O sindicalista destacou também «a participação dos enfermeiros, com uma adesão de cerca de 90 por cento», e de diversas empresas privadas, como a Gavis (Audi¿Volkswagem), «que em 18 funcionários tem 16 em greve, tendo encerrado as oficinas».

Na Transdev, «que assegura muitos transportes escolares, em 50 motoristas, 45 fizeram greve», acrescentou.

«Apesar da dificuldade de realizar greves neste distrito, estamos satisfeitos com a adesão», acrescentou.

Segundo os dados já recolhidos pela USV, estão fechadas escolas em Nelas (EB2/3 e secundária), Mortágua (EB 2/3, secundária e centro escolar), Carregal do Sal (EB 2/3, secundária e 1º ciclo de Beijós), Sernancelhe (EB 2/3), Vouzela (EB1), Viseu (EB2/3 de Silgueiros, EB1 de Marzovelos, 1º ciclo de Abraveses), Cinfães (1º ciclo de Meridãos), Tabuaço (1º ciclo de Barcos) e Castro Daire (1º ciclo de Carvalhas).

Devido à greve encerraram também jardins de infância em Viseu (Torredeita, Vil de Soito), Sátão (Abrunhosa e Contige), Tabuaço (Adorigo), Castro Daire (Carvalhas, Mamouros, Moledo e Codeçais) e Cinfães (Meridãos).

Quanto aos serviços de finanças, estão fechados os dos concelhos de Penalva do Castelo e de Mortágua, avançou.

De acordo com a USV, os serviços de saúde mais afetados foram a Urgência Básica de Moimenta da Beira, o Serviço de Atendimento Permanente (SAP) de Mangualde e o Hospital de Lamego, onde os enfermeiros aderiram a 100 por cento.

No hospital de Viseu foi registada uma adesão de 70 por cento e no de Tondela de 90 por cento, acrescentou.

O presidente da UGT Viseu, Manuel Teodósio, disse ao final da manhã à Lusa que ainda estava a ser feito o levantamento, mas que teve conhecimento de várias escolas e serviços de autarquias encerrados.

Manuel Teodósio aludiu também à grande adesão dos funcionários da Caixa Geral de Depósitos, «que levou ao encerramento de 14 balcões do distrito, dois dos quais na cidade de Viseu».
Fonte: TVI24.pt

Sem comentários: