sexta-feira, 30 de março de 2012

«Ambiente» - Rio Paiva pode perder título de rio mais limpo da Europa

O rio Paiva pode perder o título de rio mais limpo da Europa, caso não sejam tomadas medidas urgentes quanto às descargas de esgotos por parte de estações de tratamento de águas residuais (ETAR’s) no Vale do Paiva, alerta a associação SOS Rio Paiva.

“Temos verificado que, de ano para ano, o rio está muito poluído. Sentimos isso, particularmente, em Castelo de Paiva, junto à foz. Mas, infelizmente, ninguém procurou averiguar as razões da poluição, apenas foram colocados avisos de que a água estava imprópria para banhos”, conta o dirigente da associação, Sérgio Caetano.

Por iniciativa própria, a SOS Rio Paiva decidiu investigar os focos de poluição. A associação chegou “à conclusão de que a poluição advém de um conjunto de ETAR’s que foi construído no Vale do Paiva”.

As maiores descargas de esgoto advêm das ETAR’s de Castro Daire, com cerca de 20 postos, e Vila Nova de Paiva, revela Sérgio Caetano. O responsável lamenta ainda que estejam a ser investidos fundos comunitários, cerca de quatro milhões de euros, no turismo das margens do Paiva e não na despoluição do rio. 

“É um caminho errado estar a investir no turismo quando o rio tem problemas evidentes e graves de poluição que são visíveis a olho nu”, constata.

A associação SOS Rio Paiva defende que as verbas destinadas ao turismo deviam ser implementadas de forma a “melhorar o ambiente”, ou seja, permitindo o funcionamento correcto das estações de água.

O rio Paiva, classificado pela rede Natura 2000, tem 108 km de extensão, nasce na aldeia de Carapito em Moimenta da Beira e atravessa nove concelhos dos distritos de Viseu e Aveiro.

Fonte: RR.pt

1 comentário:

Black disse...

Apesar de morar em Moimenta da Beira ha varios anos, sou natural de Castro Daire, onde passei muitas horas nas margens do Rio Paiva, a pesca. Lembro de beber muita vez agua do rio, cristalina e sem sabor, o que hoje seria inpensavel... infelizmente...