sábado, 13 de setembro de 2008

Tertúlia - "O estado da nossa Vila"

Este tópico é destinado ao debate e troca de opiniões sobre o estado - social/económico/político/físico - da nossa Vila!

O que vai mal!? O que vai bem?!
O que é necessário mudar/desenvolver/construir !?
Qual o estado social da nossa vila? e Económico?
Quais os investimentos prioritários?
O que podia ter sido feito? O que há a fazer?
Qual o futuro? e o Presente?
Para onde caminhamos?
Estaremos num bom caminho!?

Vamos debater para perceber como "caminha" o nosso Município, Moimenta da Beira!!
Comentem ...

59 comentários:

Anónimo disse...

Quando fica pronta a obra da rotunda do bairro N.Sr.Fátima?

Anónimo disse...

O crescimento da vila está numa fase de "estagnação" preocupante!
A criação de riqueza com base nos serviços públicos não é um crescimento sustentável nem desejável.Não querendo ser "profeta da desgraça" penso que o abandono do projecto IC26 poderá ser "fatal" para a fixação de novas empresas com alguma dimensão nesta vila.

Verifico que a juventude é muito dinâmica e que gosta da sua terra mas a única oferta de emprego que vão encontrando é a nível da CM.Nestas condições, infelizmente, a vila atingiu o ponto limite do seu desenvovimento e crescimento!

Quem é o empresário que investe em Mta da Beira quando está a uma hora das A25 e A24? Não será mais rentável investir em Viseu,Lamego,Tarouca,Mangualde O.Frades,Vouzela,Castro Daire,etc...?
"tempo é dinheiro" mas os que consideram consideram que "dinheiro não é tudo" se calhar, tb têm alguma razão.
No futuro,pode vir a acontecer que metade dos habitantes da vila serão FP e outra metade RSI(ex rendimento minimo).Se isso acontecer,espero que não, então só nos resta transformar a vila em "turismo de habituação".

João PM Dias disse...

Bom dia,

Assino por baixo o último comentário! Diz tudo!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

concordo quando dizem que não há empresários a investir em moimenta mas lembrem-se que só já estamos a 1 hora das a24 e a25 porque os empreendimentos perto dessas areas também custam 2 ou 3 vezes mais que os de moimenta se não acreditam tentem investir vocês nessas ditas metropoles do desenvolvimento.Moimenta 4ever.

Anónimo disse...

Agora que estou numa de bikes e de caminhadas acho que se poderia construir à volta da vila um percurso pedestre. Com a enolvência da nossa vila, penso que seria uma obra com muito boa utilidade e qualidade.

Hugo Santos disse...

Concordo com este último comentário do Nuno 25.

Abraço

JPaulo9 disse...

Caros Senhores, venho por este meio pedir a v/ ajuda para o seguinte: procuro o meu Pai, pelo que sei ele possui moradia em Moimenta da Beira, é natural do Porto e está actualmente ( penso eu) em França. Sou de Viana do Castelo e se me puderem ajudar, contactem-me por favor para o seguinte endereço: jpaulo9a@hotmail.com Muito Obrigado, bem hajam

Anónimo disse...

Caro 4ever mas o problema é mesmo esse e a qualidade da 226, está a imaginar um TIR a passar na Vila da Rua ou a parar constantemente nos semáforos das aldeias! quanto custa em manutenção e paciência?
Mas se acha que uma via rápida não é necessária,embora não concorde consigo respeito a sua perspectiva de desenvolvimento, td bem!

Concordo com o Nuno 25, um circuito pedestre e uma pista para Bicicletas, como já se vê em muitas das nossas cidades e vilas, era uma óptima ideia, assim como um circuito de manutenção tb era mt bom.Estas pequenas "coisas" são tb uma referência de desenvolvimento.

Abraço

JC

Anónimo disse...

Moimenta da Beira encontra - se estagnada à muito tempo!Parece uma quinta!Cada vez mais a população emigra e imigra!Não existem postos de trabalho!O Poder Local acomodou-se!A oposição não intervem (telhados de vidro)!Infelismente é a realidade actual da nossa vila!
Moimenta da Beira enquanto não tiver bons ACESSOS RODOVIÁRIOS, não vamos a lado nenhum!É URGENTE A IC26 E UMA IC QUE LIGUE Á CAPITAL DE DISTRITO!!!Vejam o exemplo do Satão quem em breve vai ficar a 10m de Viseu e o mais caricato é que a Câmara Municipal é do PSD...Esta vila não tem interacção a não ser a nível desportivo!E hábitos culturais??Concertos de jazz, teatro, workshops...A tanto para dizer...Ficamos por aqui!Estamos no séc.XXI!!!

Anónimo disse...

k tal uma petição para a construçao de um circuito manutençao-pedonal-bicicletas-parque verde-etc em redor da vila???

Anónimo disse...

achas q vale a pena???

Anónimo disse...

Essa situação da construção de um circuito de manutenção, parque de merandas, parque verde etc...
Deveria de ser construido no local ond está situado o novo pav., mas pelos vistos esse espaço será destinado para construção de apartamentos em que muitos deles ficam desabitados...

Anónimo disse...

ah pois é

João PM Dias disse...

E que tal debater assuntos com interesse/conteudo/"sumo"/lógica e, acima de tudo, com verdade!??

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

Existe oposição politica na nossa santa terra???

Direcção IAC disse...

Moimenta precisa de Sangue novo para que a nossa Terra mãe conseguia avançar e progredir, e necessaria criticas construtivas e não criticas destrutivas.
O futuro da nossa Vila esta nas nossas mãos.
Viva Moimenta

Anónimo disse...

onde estão as tuas criticas construtivas???
onde está a tua opinião???

Anónimo disse...

Discordo por completo do comentário do Joãopmd!!Ou seja,
não concordo com qq blogues, jornais ou qq tipo de meio de info de "mass média" que praticam a CENSURA, de outros tempos, para servir interesses instalados e para tentar "domesticar" e orientar as pessoas num determinado sentido.Sou a favor da diversidade de opiniões, própria das democracias e das civilizações modernas actuais.

Parabéns ao JPMD,ao HV e a todos os colaboradores deste blogue por caminharem no bom sentido e permitirem o debate, a livre opinião,o espirito crítico e democrático das ideias que ajudam a esclarecer mts coisas.

Sugestão:Deixar este tópico durante quinze dias!Colocar verdadeiramente os cidadãos a reflectir e a trocar ideias acerca do estado de sítio da nossa da vila!Na minha opinião é uma crítica bem construtiva!!!
Bem haja

João PM Dias disse...

"Discordo por completo do comentário do Joãopmd!!Ou seja,
não concordo com qq blogues, jornais ou qq tipo de meio de info de "mass média" que praticam a CENSURA, de outros tempos, para servir interesses instalados e para tentar "domesticar" e orientar as pessoas num determinado sentido.Sou a favor da diversidade de opiniões, própria das democracias e das civilizações modernas actuais."

Penso que esta parte foi retirada de outra conversa!? Não foi??

Não se enquadra aqui!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

E não é da autoria do anónimo anterior, é MINHA (eu depois falo contigo)por isso, devia pagar direitos de autor.
(risos)

N.B.É preciso ter algum cuidado com os plágios até pq já não é o primeiro que fazem neste e noutro blogue da nossa praça, mas não fico chateado e até fico contente pelo facto de muita gente "comungar" as nossas ideias, é bom sinal!

Abraço

João PM Dias disse...

Boa tarde,

Será que os criticos ou defensores do CDR não têm opinião sobre o estado da nossa vila?

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

Não é conveniente como compreendes!
Hoje um amigo disse-me uma coisa que me deixou a pensar:

Sabes qual a diferença entre a China e Portugal? o tamanho.

Anónimo disse...

Ia eu devegarinho no meu carrinho neste dominguinho sem nada para fazer(nesta vila a actividade cultural, que sempre ia ocupando o tempo livre, morreu ` um seculo), quando olho para a minha direita, ao desfazer a rotunda final do BNaFatima, e reparo que o prazo de execução da obra ali existente (q pertence à junta de freg) deveria ser 9 meses.
E pergunto-me, será que é este o resultado final?será que esta obra q começou à cerca de 20 e tal meses nunca terá fim? Os meus filhos passaram a idade dos skates ou rampas radicais sem nunca terem usufruido do espaço.
Quantas mais crianças vao passar pelo mesmo?
Em moimenta estamos fartos desta estagnaçao.

V.R.M. unidos

Anónimo disse...

Hà uns meses vi no telejornal da RTP 1, uma reportagem que dava conta dos investimentos espanhois realizados na produção de azeite, no Alentejo entre Beja e Serpa, aproveitando a proximidade do Alqueva, que segundo os próprios favorece a plantação de olival.O casino de Chaves, aposta na proximidade com Espanha, para atrair clientes.Em Valença, a criação dum polo logistico, está a atrair investidores da Galiza, ligados ao sector automóvel. Estas 3 notícias, só aparentemente não estão relacionadas entre si, quando Luis Filipe Menezes, era lider do PSD, numa atitude bem portuguesa, reclamava que o estado deixasse de cobrar IRC, como forma de combater a desertificação interior, e promover o desenvolvimento. Também passa por uma questão de mentalidades, o que significa dificuldade para os portugueses, representa oportunidade para os espanhois, por não estarem habituados a depender do estado, mas de si próprios. Mais do que subsídios ou isenções fiscais, o combate á desertificação deverá ser feito instalando no interior serviços prestados pelo estado, não criados propositadamente, é óbvio, e sim deslocalizando na medida do possivel do litoral para o interior, universidades por exemplo, laboratórios e institutos, os quais ainda teriam a virtude de atrair massa cinzenta, que tanto tem fugido das cidades do interior. Naturalmente para tal, seria necessário coragem, e vontade política, de contrário, daqui a uns anos, sem qualquer invasão, ouviremos falar castelhano na maior parte do território nacional, sem ser necessária qualquer invasão, união ibérica, ou qualquer atitude de força, e não me venham falar em regionalização para combater o problema, primeiro fixem-se populações, antes que seja efectivamente um deserto, ou que a fronteira se aproxime cada vez mais do litoral.

Anónimo disse...

Sr. Anónimo que falou do "bombeiral":

Em 1º, deves ter dor de cotovelo.
Em 2º, deves ser um pobre desgraçado, que ninguém te liga;
Em 3º, o que o "bombeiral" precisa é de um quartel novo.

Chega?

João PM Dias disse...

Bom dia,

Concordo com o penúltimo comentário!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

boas.
voltando ao tema "o estado da nossa vila", e repescando o tema desporto, venho so informar os bloguistas que a equipa do c.d.r. que já começou a competir nos campeonatos nacionais de futebol, neste caso campeonato nacional de juniores A, segunda divisão, serie b,se por acaso alguem sabe que em 12 equipas inscritas neste campeonato que só 2 é que têm campos "pelados"?

Anónimo disse...

ja sabia disso...

Anónimo disse...

Acabei de dar uma volta de Bike e passei pelo terreno que fica entre a GNR e a Artenave (na antiga pré-escola) e imaginei aí a construção de um Polidesportivo relvado 40x20.Não sei se aquele terreno é da CM, mas fica aqui a sugestão.O local é excelente!
Sernancelhe já tem dois e Moimenta nenhum,porquê?

JC

Anónimo disse...

E dois campos 40x20 com relvado sintético??? Era melhor que um!!!

Hugo Santos disse...

Tá bem visto JC...
Bom local, Boa ideia.

Abraço

Moimentense de Gema disse...

Já se falou de um campo pequeno sintético nessa zona... N sei s tá feito algum projecto...

Cumprimentos
JP

Carlos Soeiro disse...

A candidatura ao campo de futebol de 7 para essa zona foi reprovada pelo estado!
... ao que sei foi para Tarouca!

Carlos Soeiro disse...

Já agora penso que a dinamização da nossa Vila passava por 5 vectores principais:
1º Acesso rápido à variante de V.N.Paiva;
2º Construção do IC26 para ficarmos assim ligado à A24 e A25:
3º Dinamização do Parque Industrial em parcerias publico-privadas com criação "real" de emprego (por exemplo, porque nao "oferecer" terrenos com contrapartidas de emprego)isto para tentarmos fixar os jovens e "captar" os jovens que saiem para estudar e nao regressam
4º Criação de um Polo Universitário(do politecnico de Viseu ou algo parecido), veja-se o caso de Mirandela, de Magualde, Lamego, etc...
5º Dinamização/criação da praia fluvial da Barragem (vejam o exemplo da barragem do Azibo em Macedo de Cavaleiros ou de Castanheira de Pera!)

e se calhar muitas mais coisas ... o pimportante era Moimenta da Beira "dar o salto"!!!

Anónimo disse...

Concordo com o comentário anterior do CS.

JC

João PM Dias disse...

Boa tarde,

Concordo com o comentário do Sr. Carlos!

Falta dinamismo e vontade de evoluir por parte de quase toda a população. A petição do IC26 é a prova!

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

senhor carlos concordo plenamemte consigo,a nossa vila precisa dar o salto,mas com este presidente o salto vai ser para traz....hà 20 anos atraz moimenta era a vila com mais projeçao do distrito,agora estamos no sentido inverso.nao basta so falar,temos k agir.com os melhores comprimentos.

Anónimo disse...

Paraducense..
Parece que é da oposição..
Então pergunto-lhe..
Será que a oposição quer que se construa a IC 26??????

EU SEI A RESPOSTA... NÃOO
com o governo e a câmara de cores diferentes,são os próprios politicos da oposição a informarem o poder central para não avançar...
é que se a fizessem, ficavam os louros para outros..

Sabe o que é isto??? POLÍTICA

C'est la vie...

Anónimo disse...

Site da câmara municipal em off, já lá vão quase 2 meses!
eu faço um site em 2 dias!
será que uma equipa de técnicos não o fará num dia?
tanta demora.ja cansa.

Anónimo disse...

Oposição politica????????

onde? quando? e como?

em moimenta não existe!

A suposta oposiçao está presente apenas para garantir o seu interesse pessoal!! toda a pop sabe isso.

tou farto! e tu?

Anónimo disse...

De quem é a culpa? não sei, mas
na altura adequada a "sabedoria popular" vai dar a resposta certa.

Anónimo disse...

"De quem é a culpa?"
N.B. Estou a referir-me ao IC26.

Anónimo disse...

De quem é a culpa?

É simples.
A culpa é daqueles que perdem tempo com casas do porto-benfica-sporting em vez de se preocuparem com a terra e talvez, quem sabe, criarem uma casa do moimentense-cdr.
É daqueles que falam e não assumem, não reagem.
É daqueles que frequentam a cervejaria e outros que a ASAEMOIMENTA já deveria ter encerrado.
É daqueles que frequentam a bancada central do campo do matão.
É daqueles que cospem para o chão e estacionam em cima do passeio, que retira a passagem aos deficientes.
É daqueles que dizem mal e não se olham ao espelho. É simples não é??????

Anónimo disse...

A culpa é tua e também é minha pois somos permitimos este tipo de gestão da nossa santa terrinha do demónio.

João PM Dias disse...

Boa Noite,
Em relação ao “estado da nossa vila”, penso que a culpa não é só da “politica” -é de todos nós!-. A “mentalidade” da pessoa que nasce e vive em Moimenta da Beira é, sem dúvida, a mesma dos anos 70/80.
Falta uma vivência externa (à maior parte da população), umas escapadelas ao fim-de-semana, etc, para se perceber –ter consciência- que a vila está, em comparação com as restantes, a ficar para trás e, por muito que custe reconhecer, de uma forma que pode colocar em “cheque” o futuro da terra!

Sobre o IC 26, o que se conclui é que as pessoas queixam-se da “não existência” de ligações rodoviárias, etc, etc, mas ninguém assina! O número de visitantes do blogue aumenta todos os dias, mas o número de assinaturas continua o mesmo. Existe um ícon na barra lateral esquerda da página principal do blogue que dá acesso à petição. Assinem.

abraço e bons comentários,
joaomd

Anónimo disse...

Concordo em grande parte com o anónimo anterior e na totalidade com o JPMD.

JC

Anónimo disse...

Eu também concordo.

Anónimo disse...

O estado da nossa vila define-se numa palavra: miséria

Anónimo disse...

Este tópico é destinado ao debate e troca de opiniões sobre o estado - social/económico/político/físico - da nossa Vila!

O que vai mal!? O que vai bem?!

Já se falou de tudo um pouco nesta "Tertúlia". CM,JF,CDR,EPA,B.V.,R.M.,Pedaladas,etc.Mas, ainda ninguém escreveu algo sobre a rádio local (RRT).
Era interessante abrir o debate sobre este meio de comunicação social que também é importante para Moimenta e região.
Fica aqui a sugestão!

Hugo Santos disse...

Obrigado pela sugestão...
Iremos tratar desse assunto.

Muito Obrigado.

Abraço

Anónimo disse...

Era porreiro era a RRT voltar a começar a transmitir os jogos do CDR, como fazia antigamente era exelente.pensem nessa ideia...Era uma forma das pessoas da vila se ligarem mais ao clube.

Anónimo disse...

João removeste uma mensagem que estava aqui ontem porque? ainda te pertencem ou tás com medo? nnão faças isso.

João PM Dias disse...

Boa tarde,

as mensagens anónimas que coloquem o bom NOME de pessoas em causa(ataques pessoais), são eliminadas quando os ADMINISTRADORES do blogue assim o entenderem e quando for possivel! É claro que se o anónimo tivesse assinado o seu comentário, ou seja, assumido a responsabilidade, o comentária ainda estaria publicado.

Em relação ao tema sugerido acima, RRT, tenho a dizer que, assim que possivel, será lançado tópico para debate.

Para terminar, gostaria de "alertar" que eu, JoaoPMD, não sou o único administrador do blogue.

abraço,
joaomd

PS: "Medo" - O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.

Não senti nada disto! (risos)

Anónimo disse...

Não sentiste medo mas pareçe, senão não retiravas o comentário e em relação aos risos deixa-te disso que´até um puto porreiro e não te tenho como gosão, porta-te bem.

João PM Dias disse...

Caro amigo,

Eu volto a explicar:
"as mensagens anónimas que coloquem o bom NOME de pessoas em causa(ataques pessoais), são eliminadas quando os ADMINISTRADORES do blogue assim o entenderem e quando for possivel!"

Foi o que aconteceu no seu caso!Portanto, acho que o assunto está encerrado.

abraço,
joaomd

Anónimo disse...

Assunto encerrado porque são quem são se fõssem outras pessoas tu deixavas ficar.tens muito respeito Pelos ricos.Coitadinhos

João PM Dias disse...

Está a ser muito injusto nas acusações que me está a fazer.
Para além de nem sequer me conhecer, se há coisa de que não me pode acusar é de parcialidade!


abraço,
joaomd

PS:"Não assinar é sinónimo de muita coisa..."

Anónimo disse...

Vou parar por aqui porque acho tás com o "rabo preso"´senão repunhas a mensagem mas uma coisa é certa já vi piores mensagens aqui e tu deixas-te comentar e mais, a mensagem só dizia verdades mas como tou a falar em pessoas que te são proximas tu reages assim, não é?

João PM Dias disse...

Boa noite,

Convido-o a fazer parte da equipa de gestores do blogue!
Espero que aceite o convite.

abraço,
joaomd

PS: "são eliminadas quando os ADMINISTRADORES do blogue assim o entenderem e quando for possivel"
- Somos amadores e fazemos isto por amor à nossa terra!