domingo, 1 de julho de 2012

«Crónica» - Ideias para Moimenta


Numa altura em que tanto se fala de empreendedorismo como um dos muitos remédios para o país, tem-se visto por todo o país algumas iniciativas que procuram dar corpo a ideias de negócio inovadoras. Falo de exemplos como Energia de Portugal, Semana do Empreendedorismo de Lisboa, ambos em Lisboa, 3 Day StartUp, em Coimbra e Porto, Arrisca Coimbra, como o nome indica, em Coimbra (sendo que este conta já alguns anos de existência, tendo inclusivamente premiado em 2008 Saúl Silva, um jovem nosso conterrâneo que certamente conhecerão).
Genericamente, em particular nas iniciativas mais recentes, os eventos decorrem num período de poucos dias nos quais os concorrentes começam por apresentar a ideia que os move, tentando convencer outros concorrentes a juntarem-se à sua causa ou, ao contrário, tentando mostrar que podem dar um contributo no desenvolvimento de uma ideia que não é a sua. Daqui parte-se para uma árdua série de desafios e workshops com especialistas de conteúdos, desde o Marketing até à Gestão, normalmente indispensáveis para tornarem as ideia num negócio viável. Chega-se então a uma etapa final onde os concorrentes que tenham provado deter as melhores ideias tentam cativar um painel de potenciais investidores e/ou financiadores, os chamados business angels.
Tendo já tido a oportunidade de acompanhar, directamente ou indirectamente, algumas destas iniciativas e como moimentense, acredito no impacto que uma iniciativa deste cariz poderia ter em Moimenta da Beira: um fim-de-semana no qual jovens universitários(as) se reuniriam para limarem todas as arestas das suas ideias de negócio, com o apoio de mentores e especialistas, e que no final poderiam ver a sua ideia premiada com, por exemplo, um espaço na projectada incubadora municipal de empresas e/ou financiamento por empresas da nossa terra e região.
Poderia ser uma forma de promoção da vila através de um género de evento menos comum no interior e, simultaneamente, seria uma oportunidade para potenciar e captar os agora tão desejados empreendedores.


E assim me estreio como colaborador deste blog. Espero que esta e as próximas partilhas de ideias possam gerar outras ideias novas interessantes e úteis para a nossa terra!

1 comentário:

Unknown disse...

Grande estreia Sérgio.

Concordo contigo. Finalmente existe uma consciência nacional para o empreendedorismo. Parece que existem mais concursos de ideias do que as ideias que temos :) o que é bom, cria uma cultura empreendedora cada vez mais agressiva.

Pensar em iniciativas que consigam apoiar as ideias da região, é já, por si só, uma grande ideia.