segunda-feira, 6 de maio de 2013

«Notícia» - Câmara e povo ajudaram a reabilitar casa em Moimenta da Beira



A deficiência cognitiva que Arnaldo carrega desde nascença, não o torna cidadão insociável, pelo contrário, os amigos gostam dele e privam com ele, os vizinhos também e pode até dizer-se que a população inteira de uma aldeia (Arcozelo da Torre, onde nasceu há 32 anos) ceva por ele uma simpatia genuína e uma afabilidade sem fim. De tal maneira que um grupo de gente boa pôs mãos à obra e reabilitaram-lhe a casa onde mora sozinho, casa pobre, fria, húmida e despida de quase tudo. A Câmara, essa deu também um contributo valente, disponibilizando quase todo o material utilizado na obra reabilitadora e pondo em acção vários técnicos dos serviços sociais municipais.

Todos juntos reconstruíram o edifício e apetrecharam-no com algum mobiliário e electrodomésticos: um frigorífico, sofás, uma cama, aparelho de televisão, um recuperador, telhado quase novo, portas novas, uma outra chaminé. Tudo para dotar a casa de condições mínimas de habitabilidade e comodidade. O ‘inquilino’ merece!

E a ajuda era tão urgente, e o gesto tão de humanidade, tão curial, que todos acabam por enobrecer a acção solidária, generosa e tão desinteressada.

“Chovia lá em casa como na rua”, atesta Sara Coutinho, uma das moradoras que mais se empenhou na ajuda a Arnaldo Nogueira, órfão de mãe há muitos anos.
Em dias de chuva a pique, Arnaldo tinha que dormir na sala, num velho sofá-cama encostado à parede, fria, negra e fungosa. Passava as noites ‘aflito’, temeroso que o tecto ruísse e a casa viesse abaixo. Nunca veio, mas as noites de desassossego foram muitas, foram incontáveis, admite.

“Ele é muito querido de todos. É um bom rapaz e merece ser ajudado”, lembra Vítor Gomes, o voluntário que pôs em marcha o plano de auxílio e que arregimentou o grupo de gente boa da aldeia. “Ao todo, juntamo-nos 14 pessoas. Falei com a Câmara Municipal, que nos deu os materiais, e arrancamos com a obra”, recorda Vítor.
Fonte: ViseuMais.com

Sem comentários: