domingo, 28 de julho de 2013

«Arqueologia» - Cabaços



Portador de um vasto património[1], sobretudo da Época Moderna, Cabaços[2], em que o padroeiro é Santo Adrião[3], reserva-nos a maior romaria do município de Moimenta da Beira e uma das mais afamadas da região – a romaria de São Torcato[4].


Santuário de São Torcato
Registos escritos[5] asseveram que este local, atualmente demarcado por blocos graníticos gravados com as iniciais S.T. (São Torcato), encontra-se sacralizado a partir do século XIII (ano de 1216), quando construiu-se um mosteiro de Cónegos Regulares de Santo Agostinho.
Hoje, além das duas capelas que se podem observar nas imagens, ambas de aparato, presenteia-nos ainda com um parque arborizado com coreto e um miradouro donde se obtém uma espantosa vista sobre os vales do Tedinho e do Távora.
A festividade realiza-se todos os anos, no mês de Maio, com muita pompa e afluência, mantendo a tradição das três voltas ao templo e a liturgia do chapéu do Santo que generosamente concede a todos a cura de toda a doença.

Publicado no Jornal Beirão (107.ª edição)




[1] Destaque para os testemunhos de carácter delimitador:
Marcos da Universidade de Coimbra
I.              Localização: Igreja Matriz
Altura: 0,60 m x largura: 0,35 m.
 
II.             Localização: Serra
Altura: 0,82 m x largura: 0,43 m.

III.            Localização: Limo Verde I, nas proximidades do rio Távora
Altura: 0,74 m x largura: 0,33 m.

IV.           Localização: Limo Verde II
Altura: 0,60 m x largura: 0,39 m. 

Cronologia: Época Moderna.

Insculturas em afloramento granítico, sumariamente afeiçoado (de forma quadrangular: 1 m x 1,10 m), a poucos metros do marco geodésico da Cabeça Gorda (monte proeminente e rochoso, de difícil acesso, sobre o vale do Tedo, com 942 metros de altitude). Na face exposta, cuja zona central apresenta uma pequena elevação, foram gravadas dez cruzes aleatoriamente por toda a superfície.
Cronologia: indeterminada.


[2] Cabaços foi, em 1834, uma das primeiras povoações a integrar o município moimentense.
[3]Santo Adrião (ou Santo Adriano) foi um guarda herculiano do Imperador romano Galério Maximiano. Após converter-se ao Cristianismo, juntamente com a sua esposa Natália, foi martirizado em Nicomédia no dia 4 de Março do ano de 306. Aparece geralmente representado armado, com uma bigorna nas mãos ou nos pés, e é protetor contra a peste e padroeiro dos velhos soldados e dos comerciantes de armas. Durante séculos foi um dos principais santos militares do norte da Europa.
[4] O São Torcato venerado nesta ermida será o mártir espanhol do século II, de Acci (Guadix), e não o de Guimarães.
[5] Arquivo Capitular de Lamego, do Livro Novo das Doações Autênticas, folha 133.

Sem comentários: