segunda-feira, 1 de julho de 2013

«Saúde» - Nova ambulância do INEM no concelho de Moimenta da Beira

Duas novas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida do INEM iniciaram atividade em Castro Verde e Moimenta da Beira

Duas novas ambulâncias de Suporte Imediato de Vida (SIV) do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) iniciaram hoje, dia 1 de julho de 2013, atividade em Castro Verde, distrito de Beja, e Moimenta da Beira, distrito de Viseu. Estas novas ambulâncias visam melhorar a assistência pré-hospitalar às vítimas de acidente e doença súbita nas referidas regiões, bem como assegurar um adequado transporte inter-hospitalar aos doentes críticos assistidos nos respetivos Serviços de Urgência Básica (SUB).

Estas novas ambulâncias SIV funcionam já segundo o novo modelo de partilha de recursos humanos entre o INEM e os Serviços de Urgência. Na prática, as Instituições–INEM e unidades de saúde onde os SUB estão integrados – vão partilhar os seus recursos humanos, potenciando-se sinergias existentes nestes dois serviços: os enfermeiros que constituem a tripulação das ambulâncias SIV desempenham também funções nas urgências onde o meio está sedeado.

Com este modelo, obtêm-se ganhos de eficiência dos meios e melhora-se a manutenção das competências técnicas dos profissionais. Assegura-se ainda uma melhor ligação entre o pré e o intra-hospitalar, ao garantir não só a capacidade de resposta das equipas de emergência na vertente do pré-hospitalar nas localidades onde estão inseridas, mas também uma intervenção ativa e significativa nos Serviços de Urgência.

Com estas duas novas ambulâncias SIV o INEM passa a ter 36 unidades deste tipo, cuja tripulação é composta por um Técnico de Ambulância de Emergência e um Enfermeiro. As ambulâncias SIV têm por missão garantir cuidados de saúde diferenciados, designadamente manobras de reanimação, até estar disponível uma equipa com capacidade de prestação de Suporte Avançado de Vida.

As novas ambulâncias SIV do INEM em Castro Verde e Moimenta da Beira iniciaram atividade às 8:00 horas da manhã. Estão localizadas no Serviço de Urgência Básica de Castro Verde e de Moimenta da Beira.
Fonte: INEM.PT

Sem comentários: