segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

«Região» - Comissão de utentes de Vila Nova de Paiva contra eventual extinção de Finanças

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Vila Nova de Paiva insurgiu-se hoje contra a possibilidade de encerramento do serviço de Finanças do concelho, que considera "imprescindível".
Em comunicado, a comissão lembra que "a última versão conhecida do PREMAC (Plano de Redução e Melhoria da Administração Central) 2013" aponta o serviço de Finanças de Vila Nova de Paiva como um dos que deverá ser extinto.

O encerramento deste serviço de proximidade "significaria um rude golpe para os cidadãos, as empresas e a economia local" de Vila Nova de Paiva, alerta.

Segundo a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Vila Nova de Paiva, no concelho existe "um fraco índice de utilização das novas tecnologias e dos serviços 'on-line', sobretudo pela população idosa e pelos mais carenciados".

Por outro lado, "entre o concelho de Vila Nova de Paiva e Moimenta da Beira existe um serviço de transporte público manifestamente insuficiente para as necessidades", acrescenta.
A comissão considera que esta proposta de encerramento "viola o princípio constitucional dos serviços públicos do Estado junto dos potenciais utentes".

"Esta medida visa apenas mais um corte cego de um serviço público essencial, sem considerar os graves danos, transtornos e prejuízos que vem causar às populações das freguesias do nosso concelho", sublinha.
A possibilidade de o Governo "encerrar outros serviços públicos essenciais à qualidade de vida dos cidadãos" e a discussão, "à luz do chamado memorando com a 'troika', sobre que concelhos vão desaparecer e que concelhos vão permanecer" estão também a preocupar a Comissão de Utentes dos Serviços Públicos de Vila Nova de Paiva.

Nas últimas semanas, também as comissões de utentes de Oliveira de Frades e de Penalva do Castelo se mostraram contra a extinção dos serviços de finanças dos seus concelhos.
No distrito de Viseu, podem vir a encerrar 17 das 24 repartições de Finanças, ficando apenas abertas as de Viseu, Tondela, Moimenta da Beira, Lamego, Mangualde, S. Pedro do Sul e Vouzela.
Fonte: Lusa

Sem comentários: