quinta-feira, 27 de março de 2014

«Divulgação» - Câmara distribui livros por 32 espaços públicos



É uma campanha de promoção da leitura aguerrida e original em Moimenta da Beira, que leva o livro ao encontro do leitor, esteja ele à mesa do café ou da pastelaria, do salão de chá ou à espera de consulta nos estabelecimentos de saúde da vila ou num qualquer salão de cabeleireiro da sede de município. Ao todo serão cerca de 400 livros que vão ser distribuídos por 32 espaços de acesso público, já a partir do dia 1 de abril.

A acção, que decorre até ao final do mês de abril, altura em que serão recolhidos os exemplares distribuídos, é promovida pela autarquia, através da Biblioteca Municipal Aquilino Ribeiro, e visa assinalar o Dia Internacional do Livro Infantil, que se comemora a 2 de abril, e ainda o Dia Internacional do Livro e do Direito de Autor, que se celebra a 23 do mesmo mês.

“É uma forma bonita e útil de promovermos a leitura, de a tornarmos acessível a toda a gente, gente de todos os estratos sociais”, explica José Eduardo Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira.

O Dia Internacional do Livro Infantil celebra-se anualmente no dia 2 de Abril. Esta data é assinalada por iniciativa do Conselho Internacional sobre Literatura para os Jovens (IBBY), que em Portugal é representada pela Associação Portuguesa para a Promoção do Livro Infantil e Juvenil (APPLIJ). O IBBY criou o Dia Internacional do Livro Infantil em 1967, para homenagear o escritor dinamarquês Hans Christian Andersen, (autor de algumas das histórias para crianças mais lidas em todo o mundo), cujo aniversário do nascimento é celebrado a 2 de abril.
Já o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor (também chamado de Dia Mundial do Livro) é um evento comemorado todos os anos no dia 23 de Abril, e organizado pela UNESCO para promover a o prazer da leitura, a publicação de livros e a protecção dos direitos autorais. O dia foi criado na XXVIII Conferência Geral da UNESCO que ocorreu entre 25 de Outubro e 16 de Novembro de 1995. A data de 23 de Abril foi escolhida porque neste dia do ano de 1616 morreram Miguel de Cervantes, William Shakespeare e Garcilaso de la Vega. Para além disso, nesta data, mas noutros anos, também nasceram ou morreram outros escritores importantes como Maurice Druon, Vladimir Nabokov, Josep Pla e Manuel Mejía Vallejo.
Fonte: CMMB

2 comentários:

Jacinta Silva disse...

parabens pela iniciativa, nunca é demais, "provocar" a leitura obrigados pelo vosso trabalho

Jacinta Silva disse...

parabens pela iniciativa, nunca é demais, "provocar" a leitura obrigados pelo vosso trabalho