segunda-feira, 24 de março de 2014

«Rotas e Lugares» - Casa da Moimenta

A Casa da Moimenta é uma construção quinhentista, de planta rectangular, com piso de habitação sobre a área de armazenamento de produtos e loja dos animais. 
Apesar de exibir uma certa simplicidade e ruralidade, exerce um fascínio especial sobre quem visita a vila de Moimenta da Beira.

Além do simbolismo na arquitrave de duas portas interiores (uma estrela de cinco pontas, uma cruz latina e dois círculos de motivos geométricos), a sua frontaria surpreende pela misteriosa decoração, onde salientam-se motivos florais, uma mísula com um molho de colunelos em leque, a data 1579, a inscrição b ROIZ A e uma figura antropomórfica sobre o lintel do portal principal.

Devido à presença da referida epígrafe e do careto grotesco, o povo conhece-a também como a Casa do Carrasco Rodrigues, relembrando o tempo em que a justiça era feita na forca. Todavia, o apelido Roiz (que se diz ser abreviatura de Rodrigues), surge na documentação da Confraria do Santíssimo Sacramento desta localidade, referindo-se a dois mordomos dessa mesma instituição de devoção e assistência. Possivelmente, um dos dois, ou algum seu antepassado, tenha sido o proprietário desta casa, mas não consta que alguém tenha sido carrasco.

Mas qual seria a função particularmente deste rosto, notoriamente masculino, com cavanhaque?
Tendo sido uma prática muito comum entre a população rural portuguesa, uma das interpretações que parece ter maior aceitação é a de que estas figuras antropomórficas, havendo-as também zoomórficas (as que representam animais), corresponderão sobretudo a talismãs para afugentar o mau-olhado, o infortúnio, os demónios ou poderes obscuros, e, ao mesmo tempo, dar sorte, abençoar as casas, servindo como guardiãs, protegendo das influências maléficas os locais e/ou edifícios onde estão empregadas.

Naturalmente muito mais poderia dizer-se a seu respeito. Certo é que hoje ainda possuem a carga simbólica que tiveram outrora, mantendo o seu encanto como elemento decorativo, e não deixa de ser empolgante tentarmos revelar os seus mistérios que parecem obstinadamente encobertos nas mais diversas expressões, umas visivelmente sorridentes, outras estranhamente amedrontadas, como se as mesmas tivessem presenciado algo de sinistro.

Quando estiver em Moimenta da Beira, não se esqueça de a visitar e uma boa maneira para o fazer é através da Turi rotas (http://turirotas.blogspot.pt/).

Publicado no Correio Beirão (Edição n.º 8)
Autor: José Carlos Santos

Sem comentários: