terça-feira, 27 de janeiro de 2015

«Notícia» - 57 milhões para prevenir ataques de lobos

O secretário de Estado do Ordenamento do Território e da Conservação da Natureza visitou hoje as zonas afectadas pelos ataques dos lobos ibéricos. Miguel de Castro Neto anunciou que existem 57M€ disponíveis na medida Agricultura e Recursos Naturais do Programa de Desenvolvimento Rural 2015-2020, que podem ser alocados ao apoio à protecção do lobo ibérico. 

“Trata-se de uma medida de apoio a criadores de gado, em área de presença de lobo, para a manutenção de cães de protecção de rebanho contra ataques de lobo, bem como apoio à instalação de cercas/estruturas de confinamento dos animais cujas características não permitirão a entrada de lobo”, anunciou a Secretaria de Estado em comunicado. 

Além dos apoios destinados à prevenção dos ataques de lobo ibérico, os 57M€ destinam-se também ao pastoreio intensivo, que inclui apoio a montados e a outras pastagens.

Com vista ao acompanhamento da população do lobo ibérico, Miguel de Castro Neto anunciou ainda que o Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) vai “de imediato” iniciar o plano de acção do lobo ibérico, garantindo a actualização de todos os dados referentes à espécie, a sua localização, o número de alcateias e de presas naturais, bem como a identificação das acções a desenvolver no território pelo ICNF e entidades parceiras. 

De visita aos concelhos de Pinhel, de Almeida e de Cinfães, o secretário de Estado ouviu os autarcas, agricultores e a população local, e conheceu de perto as explorações pecuárias e boas práticas na protecção do efectivo pecuário contra ataques do lobo. 

Em Lamego, numa reunião com os presidentes de Câmara de Armamar, de Arouca, de Castro Daire, de Cinfães, de Lamego, de Moimenta da Beira, de Penedono, de Resende, de São João da Pesqueira, de Sernancelhe, de Tabuaço, e de Tarouca, Castro Neto ouviu as preocupações dos autarcas e debateram-se possíveis medidas para melhorar o sistema de protecção do lobo ibérico.
De acordo com o governante, “o acompanhamento de proximidade às populações afectadas pelo lobo ibérico é essencial para a protecção da espécie e, nesse âmbito, as medidas de reforço da protecção das populações serão agora efectivadas, com o contributo de todos”.

O Lobo-ibérico é uma espécie protegida a nível europeu ao abrigo da qual o Estado assumiu a responsabilidade de indemnizar os proprietários de efectivo pecuário que venham a ser directamente prejudicados pela acção do lobo. 

O ICNF tem acompanhado todas as explorações vítimas de ataques de Lobo ibérico, com vista ao pagamento das indemnizações devidas e a propostas de melhoria de protecção das explorações, bem como soluções de financiamento para as mesmas.
Fonte: SOL.pt

Sem comentários: