segunda-feira, 15 de junho de 2015

«Educação» - Aquilino Ribeiro na prova de Português dos exames nacionais do 9º ano

Um texto da adaptação de Aquilino Ribeiro de a “Peregrinação”, de Fernão Mendes Pinto, saiu esta segunda-feira, 15 de junho, na prova de Português dos exames nacionais do 9º ano de escolaridade. O mestre e a literatura portuguesa, os leitores e os apaixonados pela sua obra imensa, quase sempre afastada dos currículos, agradecem penhoradamente.

Magistralmente adaptada, a obra manteve a frescura e o picaresco que a tornaram um dos grandes livros de viagem da literatura universal. Relata a chegada de Fernão Mendes Pinto ao Oriente. E, nas suas crónicas, apresenta as expedições dos descobridores e conquistadores portugueses.

Aquilino Ribeiro (1885 - 1963) nasceu, viveu e escreveu parte da obra nas Terras do Demo (Sernancelhe, Moimenta da Beira e Vila Nova de Paiva). Deixou uma vasta obra em que cultivou todos os géneros literários, partilhando com Fernando Pessoa, nas palavras de Óscar Lopes, lugar cimeiro nas Letras Portuguesas.

Iniciou a sua obra, em 1907, com o folhetim "A Filha do Jardineiro", e depois 1913 com os contos de “Jardim das Tormentas” e com o romance “A Via Sinuosa”, 1918. Mantém a qualidade literária nos mais de 60 livros publicados com regularidade e êxito junto do público e da crítica, até quase ao fim da sua vida.
 Fonte: CMMB

Sem comentários: