terça-feira, 4 de agosto de 2015

«Divulgação» - Feira de Tradições de Alvite promove cortejo etnográfico de elogio à 'batata da nave"‏

É já este domingo, 9 de agosto, que se realiza a "VII Feira de Tradições de Alvite", uma oportunidade única para se reviverem tradições e costumes, provar a gastronomia local e conhecer o artesanato típico desta freguesia de Moimenta da Beira que é, a este nível, uma das mais ricas e genuínas do concelho e da região.

Este ano o tema do certame é a “batata da nave” onde, em cortejo etnográfico serão mostrados todos os trabalhos feitos pelos agricultores desde a sementeira até ao armazenamento em silos da batata da nave.

E é assim que, pelo sétimo ano consecutivo, o Largo da Tulha, no centro da típica vila de Alvite, regressa verdadeiramente ao passado, com exposições de trabalhos produzidos manualmente e artesãos a trabalhar ao vivo, que darão a conhecer aquilo que de melhor ali se produz, desde a cestaria às meias de lã, das mantas de trapos às capuchas de burel, dos queijos às bolas de carne e ao pão.

A feira dá-se a conhecer também através do paladar no jantar típico, servido na taberna, onde não faltarão a feijoada de feijocas, a sopa da pedra alvitana, a vitela estufada com batatas assadas no torrão e os milhos. Tudo regado com bom vinho Terras do Demo. Durante o dia, a Casa Museu de Alvite abre as portas aos visitantes.

E durante o jantar típico de degustação de tantos pratos de sabores tradicionais, haverá ainda a oportunidade de se assistir, em ecran gigante, a partir das 20h45, à final da supertaça Cândido de Oliveira, entre Benfica e Sporting, tudo isto no Largo da Tulha.

A “Feira de Tradições de Alvite” é organizada, mais uma vez, pela associação de promoção social "Gente da Nave".
Fonte: CMMB

Sem comentários: